R E S U M O
As consequências das atitudes pessoais e coletivas que tem impactos ambientais negativos não somente afetam a saúde humana, senão também a atmosfera, o solo e as águas superficiais e subterrâneas, ao qual se soma a deterioração estética da paisagem natural e dos centros urbanos, nos quais as instituições educadoras também são parte deste grupo de atores da preservação e conservação da biodiversidade. Tudo isto faz deste trabalho com estratégias didáticas adotadas para o ensino e a aprendizagem (E/A) do conceito de compostagem, também motivado pela de que colocar o resíduo na porta da casa para ser recolhido, o problema termina; bastante comum e ainda presente em muitas cidades; formulador de uma situação-problema que é a relação entre o/os setor/setores sanitário/de saúde e meio ambiente através da pergunta diretriz: como motivar a comunidade escolar sobre a regulação de águas residuais sanitárias à partir da instalação de compostagem, caracterizando a prática de compostagem como contribuição às diversas formas de proteção do meio ambiente e recursos hídricos?
Objetiva-se construir um modelo de compostagem de resíduos de natureza orgânica localmente disponíveis como uma das alternativas para atender à crescente demanda de fertilizantes e substratos orgânicos, em um local ecológico situado na Bacia Hidrográfica Mirin-São Gonçalo.
Produção de briquetas (Bio-estruturas) para uso como solo construído tem como princípio trabalhar com a biodiversidade do solo, estimulando_incentivando a implementação de sistemas de produção agro-ecológicos que orientem ao uso responsável dos recursos naturais (solo, água, fauna, flora, energia e minerais), e que de acordo com GILLER, 1996, as estimativas para a biodiversidade global estão em uma quantidade de 5 a 80 milhões de sp; estando a maior parte desta biodiversidade constituída por invertebrados, principalmente artrópodes e insetos, mais precisamente.
Um dos parâmetros é a biota do solo como indicador biológico, coletando-se nas parcelas amostras para a identificação de classes de tamanho microfauba, mesofauna e a macrofauna; por técnica de triagem do método Funil Berlese, detectar a presença de Acarí, Auchenorryncha, Coleoptera, Díptera, Enchytraeídae, Entomobryomorpha, Formicidae, Larvas Coleoptera, larvas Díptera e Poduromorpha.