[14:45] Bem-vindo(a) a Pró-reitoria de Ensino - IFSul! Para convidar outros participantes para a conferência, utilize a URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifsul-proencpte.

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Para mais informações, acesse a wiki do serviço. [14:47] Rodrigo Nascimento da Silva : Reiniciamos a sala. [14:47] cavg : esta caindo a todo momento... [14:48] cavg : ok. [14:48] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : ok ouvindo [14:49] cavg : teto..m microfone aber [14:49] Rafael Krolow Santos Silva : sim [14:49] cavg : sim [14:49] Comissão Charqueadas : sim [14:50] Miguel : estou, me da um min [14:50] Miguel : estou no telefone [14:50] Miguel : podem dar sequencia as discussões [14:51] Rafael Krolow Santos Silva : ele deu masaida [14:51] Miguel : posso falar agora, se ainda puder [14:51] Rafael Krolow Santos Silva : estou falando por ele, é o Julio [14:54] Miguel : gostaria de fazer um comentário [14:55] Rafael Krolow Santos Silva : gostaria de falar [14:56] Comissão Charqueadas : Concordamos, fizemos uma discussão e os professores das áreas atingidas foram favoráveis a manter 1 período todos os anos [14:58] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Concordo com o colega de Venâncio. Unir os períodos dessas áreas para vincular isso a demandas da BNCC não seria o ideal nesse momento. Sapiranga pensa que talvez, pedagogicamente, seriam mais perdas do que ganhos. [14:59] cavg : tem microfone aberto esta ruim [15:03] Comissão Charqueadas : sim [15:03] Fabio Lorenzi da Silva : escutamos!! [15:03] cavg : entendo, mas me parece que o momento de rediscutir seria depois do retorno das novas discussões nos campi [15:05] cavg : sim [15:06] cavg : tudo o que havia sido decidido até então, tinha uma lógica [15:07] Miguel : sim [15:07] Fabio Lorenzi da Silva : sim [15:07] Claudia Anahí : o que acontece aqui em Jaguarão [15:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim [15:07] Rafael Krolow Santos Silva : sim [15:08] Claudia Anahí : é que a área técnica fica com as 20 horas e não há tempo para ensino, pesquisa e extensão [15:09] Claudia Anahí : acabam sendo todas as pesquisas sendo não técnicas pois não existe tempo para tal [15:11] Malcus Cassiano Kuhn : Acho que no Art. 17, que segue, precisamos trocar o verbo "deverá" por "poderá". [15:12] cavg : o objetivo era simplificar.. [15:12] cavg : sem redutores [15:12] Fabio Lorenzi da Silva : certo! [15:13] Miguel : essa era a minha dúvida [15:14] cavg : a possibilidade de ter até 1h de preparação e até 1h de atendimento resolveria essas diferentes situações [15:15] Fabio Lorenzi da Silva : o reduto é da quantidade máxima de aulas! [15:15] Miguel : não está claro pra nós [15:16] Fabio Lorenzi da Silva : exato! [15:20] cavg : então é redutor [15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Acho que esse item está no inciso 6 desse XX [15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : que está no texto [15:20] cavg : reduz carga horária [15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : redutor de 13h [15:20] Miguel : sim [15:21] cavg : isso [15:21] cavg : os 500 alunos já foram aprovados [15:21] cavg : mas se não está mais valendo...votaremos novamente [15:22] Camaqua : redução [15:23] Malcus Cassiano Kuhn : Não é a mesma coisa. [15:25] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : tive que trocar de computador [15:26] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : já votamos [15:28] Malcus Cassiano Kuhn : Concordamos com Fábio. [15:28] Moises Beck : estourando 24 periodos para profes das áreas técnicas.. [15:29] Moises Beck : baixa carga para filosofia, sociologia, gestão, etc.. pois estamos só com 1 integrado [15:29] Moises Beck : carga alta para portugues e matematica [15:31] Malcus Cassiano Kuhn : Resumindo: Em Lajeado, quando fecharmos o ciclo de todos os cursos iniciados, teremos média de 20 períodos ou mais, na maioria das áreas. [15:32] Malcus Cassiano Kuhn : Então, sugerimos rever a questão das 13h. [15:33] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Sim Rodrigo [15:33] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : quero falar [15:34] Claudia Anahí : é o que estava falando em relação a ensino , pesquisa e Extensão [15:37] Miguel : estou [15:37] Miguel : mas estou com gente aqui [15:38] Fabio Lorenzi da Silva : Na nossa atual RAD, temos a previsão de que docentes com 5 componentes terão o valor máximo de aulas alterado para 16h. Creio que poderiamos utilizar o mesmo parâmetro!!! Agora, acumular os componentes curriculares e, reduzir ainda mais pela quantidade de alunos, inviabilizará muitos Câmpus! [15:38] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Exato como diz a Claudia, tem que discutir bem o ensino pois tem relação pesquisa e extensão [15:39] Malcus Cassiano Kuhn : 16h [15:39] Miguel : concordo [15:39] Claudia Anahí : 16 também [15:41] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : 16h é ok [15:41] Malcus Cassiano Kuhn : Lajeado: 16h [15:41] Fabio Lorenzi da Silva : VENÂNCIO: 16h [15:41] Miguel : 16 [15:41] Moises Beck : 20h -> 18h (maxi 2 horas de redução) [15:42] Moises Beck : sim [15:42] Comissão Charqueadas : 16h [15:42] Moises Beck : to considerando a portaria 17 [15:42] Claudia Anahí : 15 [15:42] Miguel : mas isso é só pra o caso do limitadores dos alunos correto? [15:42] Miguel : ok [15:42] Malcus Cassiano Kuhn : 600 alunos, limitador 16h, ok? [15:43] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : isso [15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : essa questão de prioridade é um problema pra nós [15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : inviabiliza graduação e pós [15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : pode... [15:44] Sapucaia - Orozco : §1º O docente que tiver mais de 600 alunos, poderá, a seu critério, cumpridos os demais requisitos deste regulamento, ter o valor máximo de Aulas alterado para 16h. [15:45] cavg : ....inviabiliza graduação e pós ...pesquisa...produção.. [15:46] Malcus Cassiano Kuhn : Com relação à prioridade, não iríamos observar a Portaria 17? Vejam o Art. 13 da Portaria 17. [15:46] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim, definimos isto na primeira reunião da comissão [15:54] Miguel : sim [15:54] Malcus Cassiano Kuhn : Concordamos [15:54] Fabio Lorenzi da Silva : concordamos!! [15:57] Miguel : concordo [16:04] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80% da disciplina ou área para a qual foi solicitado o aproveitamento, conforme previsto na Organização Didática do IFSul. [16:05] Miguel : ou área? pode ficar muito abrangente [16:06] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul. [16:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : Art. 89. O aproveitamento de estudo será concedido quando o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80% da disciplina ou área para a qual foi solicitado o aproveitamento. [16:09] Miguel : concordo [16:09] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares equivalentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul. [16:09] Fabio Lorenzi da Silva : ahh, verdade [16:09] Comissão Charqueadas : sim [16:09] Miguel : realmente [16:11] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no máximo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul. [16:12] Comissão Charqueadas : concordamos [16:14] Moises Beck : para seguir a logica, elas deveriam equivaler em no máximo 20% risos [16:14] Moises Beck : deve-se mudar o texto [16:14] Moises Beck : para serem diferentes [16:15] Comissão Charqueadas : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) possuem menos de 80% de equivalência, conforme previsto na Organização Didática do IFSul. [16:16] Moises Beck : precisa da definição do que é diferente.. para apontar na RAD [16:16] Miguel : ok [16:16] Claudia Anahí : ok [16:16] Malcus Cassiano Kuhn : ok [16:16] Moises Beck : OK [16:17] Miguel : já tinhamos votado isso [16:18] Claudia Anahí : sim [16:19] Malcus Cassiano Kuhn : É q a situação dos 5 componentes curriculares é mais comum q os 600 alunos [16:19] Moises Beck : quero me manifestar [16:19] Malcus Cassiano Kuhn : Concordo com Miguel [16:20] Moises Beck : sim [16:21] cavg : isso também ja estava resolvido [16:21] Moises Beck : sou a favor de tirar! [16:22] Miguel : pode ser uma boa [16:22] Malcus Cassiano Kuhn : Enquete [16:22] Miguel : mas acredito que os docentes vão querer incluir futuramente [16:23] Miguel : bem isso [16:25] cavg : vamos acabar inviabilizando a graduação a pós a produção científica, e o tripé .... [16:26] Miguel : sim, bem normal [16:26] Comissão Charqueadas : exatamente, Fabio [16:30] Comissão Charqueadas : peço a palavra [16:31] Claudia Anahí : não se escuta [16:31] cavg : parece que perdemos um pouco o princípio inicial dos trabalhos em relação ao RAD. O princípio que nos norteava era a garantia da melhoria da qualidade do ensino. [16:32] cavg : Qual o princípio que agora está nos guiando? [16:32] Moises Beck : desligado! [16:38] Claudia Anahí : concordo c CAVG. Temos que pressionar a qualidade de ensino. Uma maneira que a RAD pode ser utilizada para pressionar a necessidade que os campi têm de mais professores [16:39] cavg : Esse deve ser nosso parâmetro e objetivo. [16:40] cavg : É mesmo uma pena não estarmos pessoalmente [16:42] cavg : sim seria ajustável...para não termos esses problemas.... [16:44] Malcus Cassiano Kuhn : 18h [16:44] cavg : deixa a comunidade se manifestar [16:47] Claudia Anahí : caímos [16:47] Claudia Anahí : não aparece a enquete [16:48] Matheus : sou do campus Pelotas, mas da TI! [16:49] Moises Beck : 16h vai inviabilizar o nosso câmpus.. [16:50] cavg : vamos alterar para 15H [16:50] cavg : ? [16:50] cavg : obriga? [16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : seria bom colar o texto aqui [16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : a reda"ao [16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : redação [16:54] Claudia Anahí : não entendemos [16:56] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limirar o valor máximo de aulas alterado para 13h, podendo dedicar até 20 h exclusivamente ao Programa; [16:56] Malcus Cassiano Kuhn : Pesquisa e orientação. [16:57] cavg : pesquisa, aula, orientação, bancas, etc... [16:58] Malcus Cassiano Kuhn : atualmente é 15 horas de dedicação ao Programa [16:59] Malcus Cassiano Kuhn : Não chegamos lá ainda [17:00] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limirar o valor máximo de aulas alterado para 13h, podendo dedicar até 20h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa; [17:00] Malcus Cassiano Kuhn : ,... podendo dedicar-se, no mínimo 15h ao Programa [17:01] Claudia Anahí : 10horas eu acho [17:01] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : o coordenador sim [17:01] Claudia Anahí : não é? [17:02] Malcus Cassiano Kuhn : Coordenador é 20h [17:02] cavg : nossos programas precisam de mais dedicação, não menos... [17:06] Sapucaia - Orozco : Eu, , declaro ter anuência da necessidade de dedicação de 15 (quinze) horas ao programa, destinadas às atividades de ensino, pesquisa e orientação, devendo ter sob minha responsabilidade ao menos uma disciplina da categoria obrigatória ou eletiva; todas as disciplinas de orientação; ter disponibilidade para assumir dois estudantes por ano sob minha orientação; e, passar a desenvolver pesquisas relacionadas aos macroprojetos do curso. Além disso, declaro ser de meu conhecimento a necessidade de participar das reuniões locais, sempre que convocado, dos alinhamentos conceituais e das atividades presenciais e à distância, necessárias ao bom andamento do curso. Declaro [17:07] cavg : 15h, no minimo... [17:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : proponho pra semana que em [17:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : vem [17:07] Malcus Cassiano Kuhn : Por isso, 15h, mínimo [17:08] Malcus Cassiano Kuhn : Terça-feira da próxima semana, dia 24, às 14h. [17:08] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim [17:08] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : ok [17:08] Claudia Anahí : sim [17:08] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limitar o valor máximo de aulas alterado para 13h, devendo dedicar, no mínimo, 15h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa. O docente que ocupe o cargo de coordenador de Programa de Pós-graduação stricto sensu deverá dedicar, no mínimo, 20h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa [17:10] Malcus Cassiano Kuhn : Mas não era 15h de sala de aula [17:11] Comissão Charqueadas : pedimos a palavra [17:13] Sapucaia - Orozco : concordo [17:13] Fabio Lorenzi da Silva : Orozco, no texto que tinhamos proposto na RAD, a carga horária maxima seria alterada para 15h e não 13h [17:13] Fabio Lorenzi da Silva : é isso né ?! [17:13] Sapucaia - Orozco : isso [17:13] Fabio Lorenzi da Silva : está ali no lado! [17:13] Sapucaia - Orozco : mas acho que o rodrigo subiu para 15h em virtude do teto ter subido de 18 para 20h [17:13] Fabio Lorenzi da Silva : é que no seu texto, está como 13h o limite máximo! [17:14] Sapucaia - Orozco : automaticamente tudo subiu 2h [17:14] Comissão Charqueadas : fica para o registro e analise [17:14] Comissão Charqueadas : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limitar o valor máximo de aulas alterado para 15h, devendo ainda atender as regulamentações previstas pela CAPES para programas de pós-graduação. [17:14] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : isso [17:14] Fabio Lorenzi da Silva : Obrigado. Abs a todos! [17:15] Claudia Anahí : ok. abs a todos [17:15] Moises Beck : até mais! abraço [17:15] Comissão Charqueadas : obrigado, abraços [17:15] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : abraço [17:15] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : valeu tchau