Artigos científicos são meios formais de apresentação do planejamento de um estudo, dos resultados parciais ou dos resultados finais (além de outros tipos como diretrizes e recomendações), porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. São publicados em revistas ou periódicos especializados e formam a seção principal deles. Concluído um trabalho de pesquisa - documental, bibliográfico ou e campo - para que os resultados sejam conhecidos, faz-se necessário sua publicação. Esse tipo de trabalho proporciona não só a ampliação de conhecimentos como também a compreensão de certas questões. Os artigos científicos, por serem completos, permitem ao leitor, mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos, repetir a experiência. Como escrever um artigo?

Execução da pesquisa especifica a ser desenvolvida pelo o aluno com a orientação do professor. O professor apresenta um plano de trabalho da execução da pesquisa. 

Princípios básicos da pesquisa; bases filosóficas e científicas da pesquisa; estabelecimento do problema; referencial teórico; formulação de hipóteses; definição de objetivos. Planejamento e execução de pesquisas. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Redação técnico-científica. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos:

1. Seleção do tópico ou problema para a investigação.

2. Definição e diferenciação do problema.

3. Levantamento de hipóteses de trabalho.

4. Coleta, sistematização e classificação dos dados.

5. Análise e interpretação dos dados.

6. Relatório do resultado da pesquisa.

O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrário o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância. Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa. Este, portanto, deve responder às clássicas questões: o quê? porquê? para quê e para quem? onde? como, com que, quanto e quando? quem? com quanto?

Princípios básicos da pesquisa; bases filosóficas e científicas da pesquisa; estabelecimento do problema; referencial teórico; formulação de hipóteses; definição de objetivos. Planejamento e execução de pesquisas. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Redação técnico-científica.

Princípios básicos do preenchimento do Currículo Lattes ou preenchimento do Currículo Acadêmico para estrangeiros; As informações do currículo estão estruturadas de forma hierárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a área deve ser preenchida.