Programação

  • R E S U M O

           As consequências das atitudes pessoais e coletivas que tem impactos ambientais negativos  não somente afetam  a saúde humana, senão também a atmosfera, o solo e  as águas superficiais e subterrâneas, ao qual se soma a deterioração estética da paisagem natural e dos centros urbanos, nos quais as instituições educadoras também são parte deste grupo de atores da preservação e conservação da biodiversidade. Tudo isto faz deste trabalho com estratégias didáticas adotadas para o ensino e a aprendizagem (E/A) do conceito de compostagem, também motivado pela de que colocar o resíduo na porta da casa para ser recolhido, o problema termina; bastante comum e ainda presente em muitas cidades; formulador de uma situação-problema que é a relação entre o/os setor/setores sanitário/de saúde e meio ambiente através da pergunta diretriz: como motivar a comunidade escolar sobre a regulação de águas residuais sanitárias à partir da instalação de compostagem, caracterizando a prática de compostagem como contribuição às diversas formas de proteção do meio ambiente e recursos hídricos?

           Objetiva-se construir um modelo de compostagem de resíduos de natureza orgânica localmente disponíveis como uma das alternativas para atender à crescente demanda de fertilizantes e substratos orgânicos, em um local ecológico situado na Bacia Hidrográfica Mirin-São Gonçalo.

           Produção de briquetas (Bio-estruturas) para uso como solo construído tem como princípio trabalhar com a biodiversidade do solo, estimulando_incentivando a implementação de sistemas de produção agro-ecológicos que orientem ao uso responsável dos recursos naturais (solo, água, fauna, flora, energia e minerais), e que de acordo com GILLER, 1996, as estimativas para a biodiversidade global estão em uma quantidade de 5 a 80 milhões de sp; estando a maior parte desta biodiversidade constituída por invertebrados, principalmente artrópodes e insetos, mais precisamente.

           Um dos parâmetros é a biota do solo como indicador biológico, coletando-se nas parcelas amostras para a identificação de classes de tamanho microfauba, mesofauna e a macrofauna; por técnica de triagem do método Funil Berlese, detectar a presença de  Acarí, Auchenorryncha, Coleoptera, Díptera, Enchytraeídae, Entomobryomorpha, Formicidae, Larvas Coleoptera, larvas Díptera e Poduromorpha.

    • Informações Gerais

    • ANEXOS:

            

             [01]   Relógio do Corpo - EMATER_RS:   A Fitoterapia é uma ciência usada na prática cotidiana. Na forma de remédios caseiros, como chás, xaropes, compressas, tinturas, etc, são elaborados com base no uso e conhecimentos tradicionais sobre as propriedades benéficas de plantas medicinais. Estes conhecimentos passados de geração em geração são muito importantes e hoje são resgatados através de estudos etnobotânicos e etnofarmacêuticos, isto é, o conhecimento de cada povo e de cada cultura sobre as plantas e as suas aplicações úteis no seu dia-a-dia. Destacamos que tanto um remédio quanto um medicamento tem sua atividade dependente da qualidade da matéria-prima produzida, por isso, toda a planta medicinal deve ser cultivada de forma orgânica (limpa e sadia). A vida das plantas medicinais deve ser protegida e preservada portanto é importante que sejam cultivadas (por exemplo nos hortos e hortas domésticas). Em nosso corpo, cada um dos órgãos, que funcionam involuntariamente, apresentam duas horas de máxima atividade diária, portanto o relógio do corpo humano simboliza de forma didática os horários e as plantas medicinais com maior atividade em relação ao órgão correspondente.

             [02]   Introdução ao curso inicial de Propriedade Intelectual da WIPO:   Este pequeno curso inicial de auto-aprendizagem foi desenvolvido para lhe proporcionar uma noção geral sobre a propriedade intelectual e sobre as razões pelas quais é considerada importante ativo econômico e cultural na atualidade. O curso DL-001 também pretende introduzi-lo aos cursos de ensino à distância integrantes dos programas curriculares da Academia, que vão desde um “Curso Geral de Propriedade Intelectual” até cursos mais especializados, destinados àqueles que desejam aprender mais sobre algum tema específico de PI. Através da apresentação – sucinta e acessível – de todos os aspectos fundamentais da propriedade intelectual, esperamos que o curso DL-001 se constitua em uma eficaz introdução a esse tema, bem como que estimule seu interesse em buscar outras leituras e estudos nessa área. 

    • Avaliação

      "Aprendizagem considero sinônimo de compreender, e supõe relacionar a informação entrante com a experiência e os conhecimentos prévios a fim de extrair significados pessoais; pois aprender é abrir-se a nova experiência e procurar sua racionalização, atribuindo-lhe sentido" (Bruner, 1990; 1997).

             As características do processo de avaliação que se propõe neste trabalho implicam assumir que: a avaliação não constitui uma etapa a mais do processo de ensino-aprendizagem, e que também não deveria ser a última etapa do processo, já que é a que permite ajustar ao docente toda a tarefa futura, desta maneira se tenta justificar a implementação de uma avaliação diagnóstica no começo do processo de ensino, uma processual, ao largo de todo o processo e logo uma final ao concluir a implementação do projeto.

             Sabendo-se ser o docente, quem implementa este projeto, o responsável de decidir, definir e escolher por meio dos objetivos, que condutas pretende que seus alunos alcancem através do transcurso de ensinos, considera-se necessário ter critérios claros de avaliação, pelo que se deixa explícito neste trabalho ao apresentar  cada uma das atividades, como também os instrumentos a aplicar e os objetivos a avaliar.

             Outra característica do processo de avaliação é que deve tentar gerar diálogo entre o docente e os discentes, ´ou seja, que seja mostrada uma forma de avaliar flexível e aberta, com possibilidade de alcançar um acordo entre as partes.

             Os instrumentos de avaliação que serão descritos fundamentam-se desde uma postura construtivistas. Os instrumentos que serão utilizados estão em um conjunto tradicional, como por exemplo: lista de controle, provas, registro anedótico, etc. Sendo mostrados especificamente no desenvolvimento das atividades.

             Em conclusão diz-se que a avaliação deverá contribuir para a reflexão e à tomada de consciência dos ganhos e das dificuldades na aquisição significativa de conteúdos; onde não haverá como único objetivo a verificação da aprendizagem (Claro, tendo a postura de que é importante para aprovação dos alunos), como também deverá ter um caráter formador, permitindo ao docente e ao aluno serem críticos e justos no processo de ensino-aprendizagem.

             No desenvolvimento das atividades serão mostrados quais são os objetivos a avaliar, se tentará todo o tempo possível, submeter os alunos à conflitos cognitivos mediante problemáticas que tenham a ver com fatos cotidianos, e onde sintam a necessidade de recorrer ao modelo exposto pra explicar determina situação.

             Em anexos apresenta-se uma planilha que permitirá registrar questões apresentadas nas diferentes atividades e obter dados em distintos momentos do processo de avaliação, sobre o aprendizado experimentado pelos participantes e/ou discentes.