Simulador de rodagem para desenvolvimento mecânico de veículo de eficiência energética
Gabriel Demichei Zilio | gabrielzilio88@gmail.com
Luis Fernando Melegari | fernando.melegari@passofundo.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]
Campus: Passo Fundo
Nível: Ensino Superior
Área: Engenharias
Resumo
Após meses de projeto foi possível chegar ao conceito do simulador de rodagem para o veículo de eficiência energética do campus Passo Fundo, esta estrutura torna possível testes controlados em ambiente fechado com obtenção de dados instantâneos sobre o veículo, assim viabilizando um maior número de tentativas para acerto do carro. O Veículo é um protótipo de 3 rodas, com tração em sua única roda traseira. Ele utiliza um motor a combustão interna de 35 cilindradas, gerenciado por uma injeção eletrônica programável e com isto busca ser o mais eficiente possível percorrendo o trajeto da competição Shell eco marathon para qual foi criado. O projeto final conta com leitor de rotação indutivo com uma roda fônica ligada ao eixo de um dos rolos da roda traseira, mesmo eixo que se conecta ao freio de Foucault que gera resistência ao sistema e controla a potência exigida do motor, esta potência é lida pela célula de carga indiretamente, já que o valor da potência é obtido pelo tratamento dos dados de todos os sensores. Com os resultados obtidos da pesquisa, tem-se informações suficientes para a construção da bancada de simulação, porém não foi possível produzir a estrutura. Apesar do projeto não ser construído todos os componentes foram pensados para que o projeto tenha baixo custo, sem que fosse prejudicado o resultado final, assim será mais fácil torna-lo real futuramente. O projeto da bancada foi finalizado com muito aprendizado e desenvolvimento dos alunos envolvidas, assim cumprindo o objetivo deste trabalho.
Palavras-chave
Eficiência; Simulador; Motor