A influência do saneamento básico nos estudantes

Davi Fernandes Zimmermann | zimmermanndavi4@gmail.com

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro | Marcusribeiro@ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

 

Campus: Novo Hamburgo

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Sociais Aplicadas

 

Resumo

Novo Hamburgo é uma cidade da região metropolitana que encontra-se em desenvolvimento. Um problema comum aqui é a desassistência da prefeitura em relação ao saneamento básico. Essa condição, em parte das vezes, afeta o aprendizado de pessoas que moram nessas regiões descuidadas pelos governos. Este projeto tem como objetivo comprovar os problemas que a falta de saneamento básico causa no aprendizado e na permanência escolar destas pessoas. Elencamos como itens do saneamento o tratamento de esgotos, a coleta de lixo e águas fluviais e o abastecimento de água tratada. A falta de atenção da prefeitura sobre estes itens acaba mudando o cotidiano de um estudante, pois além de dificultar sua condição de vida e o colocar em um ambiente insalubre, também o afeta emocionalmente e, por isso, muitos estudantes acabam indo mal na escola ou até mesmo a abandonando. A metodologia deste projeto está organizada em seis etapas: Investigação de dados estatísticos atuais que tratam da população de Novo Hamburgo sem acesso à água tratada, coleta de lixo e de esgoto; Produção de dados estatísticos a respeito dos índices de aprendizado e evasão nas escolas situadas em regiões periféricas de Novo Hamburgo; Identificação das regiões da cidade desprovidas de saneamento; Entrevistas com moradores dessas regiões e de professores das escolas selecionadas para a obter informações a respeito das dificuldades que os alunos enfrentam por causa do débil saneamento; Interpretação das entrevistas por meio de Análise Textual para produção de conhecimentos; Elaboração de propostas de intervenção junto com os poderes municipais e estaduais para a solução dos problemas apresentados pelos entrevistados; e Comunicar os resultados obtidos. Os resultados esperados com esse projeto são simples: Identificar os problemas que os alunos enfrentam para que assim eles possam ser resolvidos e desta forma melhorar a sua situação nas escolas.

 

Palavras-chave

Saneamento Básico; Vulnerabilidade Social; Aprendizagem.