: Posturas Epistemológicas em Livros Didáticos: um recorte da revisão bibliográfica de artigos da área do Ensino de Ciências publicados entre 1999 e 2018

Alex Antunes Mendes | alexantunesmendes@hotmail.com

Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com [ORIENTADOR]

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação

 

Resumo

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um dos mais antigos programas destinados à avaliação e distribuição desses recursos na Educação Básica (BRASIL, 2019). Nos últimos anos, o PNLD tem demonstrado uma preocupação com os aspectos relacionados à Filosofia da Ciência (FC), considerando, entre outras perspectivas, a natureza e progresso do conhecimento científico. Compreendendo, então, a importância do LD como um dos recursos mais utilizados por professores e estudantes, bem como da incorporação da FC nos mesmos, este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da revisão bibliográfica que analisou as publicações sobre a FC, nos principais periódicos nacionais da área do Ensino de Ciências. Realizou-se, inicialmente, uma consulta em periódicos com extrato A1, A2 e B1, na área do Ensino de Ciências Biológicas, Física e Química, entre os anos de 1999 e 2018. Para análise dos artigos selecionados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa análise, surgiram quatro categorias. Nesse trabalho, apresentamos os resultados referentes à categoria “Posturas epistemológicas em LD”. Foram encontrados cinco artigos que apresentam posturas empiristas e indutivistas; três artigos que apresentam posturas positivistas; dois artigos que apresentam posturas racionalistas; três que abordam as interpretações epistemológicas; e um que aponta a concepção de modelos em livros didáticos. Os artigos analisados sugerem que os LD ainda se encontram alinhados à uma concepção clássica da Ciência, a qual se espera superar. Compreendendo a importância dos LD no ensino, destaca-se a importância de estudos sobre a FC, a fim de fornecer subsídios para a avaliação e escolha dos mesmos por parte dos professores.

 

Palavras-chave

Livros Didáticos; Filosofia da Ciência; PNLD 2018