Novamente tu traz à tona a expressão "abrir para votação", como na aula síncrona em q tu apresentou a proposta, sendo que esta nunca foi a intenção da turma ou minha, nem lá e nem agora. Na aula, eu e outra colega (de forma um pouco exaltada) tentamos dizer que achávamos a primeira proposta, a da ilustração científica de uma flor, muito difícil para ser a primeira - inclusive para quem já tem a prática do desenho. É um tipo de ilustração, como visto superficialmente em uma aula anterior, muito específico. Exige uma boa técnica (em termos de desenho) para representar bem um espécime e muito estudo do mesmo (do q eu vi, do espécime ao vivo e não por foto) para escolher a forma mais representativa (escolha de vistas, cortes e estágios não redundantes etc.). E no que eu pesquisei, a ilustração botânica final se dá por pranchas à nanquim (uma composição de tudo que é relevante referente ao espécime, dos detalhes à planta inteira) ou por aquarela (uma composição mais artística - mas não menos fiel aos detalhes de desenho - para destacar a cor). E nós duas, naquela aula, não fomos contra a proposta de nos testarmos em diferentes tipos de ilustração, só insistimos que esta tarefa poderia ser em um momento posterior, com mais prática.
Retomo isso porque a proposta que tu deu para repor a presença da 3a aula, ilustrar uma paisagem urbana usando uma das técnicas do capítulo "Técnicas para treinar o domínio do lápis" que tu anexou junto, seria perfeita para um primeiro momento, para a primeira tarefa. Mas talvez por conta da nossa reação tenhas ficado na defensiva e não fostes tão acessível como dizes ser (e como eu sei que eras, como nas aulas de tipografia).
E eu quis detalhar tanto a questão dessa primeira tarefa aqui para, de novo, insistir que não são tarefas "bastante simplificadas" que seriam feitas no tempo de uma aula. Ainda mais quando 2 tarefas ficam sobrepostas 2 semanas seguidas. Outro exemplo, eu leio 2 capítulos no tempo de uma aula (nem todos conseguem se concentrar assim) mas eu não consigo fazer, também, uma resenha crítica e um resumo (de capítulos diferentes) tudo no tempo de uma aula. Insisto nisso porque sei que a coordenadoria frisou muito que as tarefas fossem repensadas e simplificadas neste contexto anormal de pandemia. Foi algo muito discutido no semestre anterior, extraordinário, e acredito que ainda seja o caso visto que o contexto não mudou. Fico contente que estejas aberto a considerar casos específicos, mas veja bem, todos nós - estudantes e professores - estamos em um momento muito difícil. Além das dificuldades do ensino remoto em si parece que agora, ainda mais do que antes, gastar tempo de vida com o "fazer por fazer" ficou ainda mais ilógico.
E quanto ao "fórum público", tudo que fiz lá no início foi comentar que não faria uma tarefa (como foi estipulada) com intenção de registrar de algum modo a minha insatisfação. Tu poderias ter me respondindo apenas chamando para um horário de atendimento ou por mensagem privada. Te respondi da 2a vez porque me dei conta de trazer à tona a questão dos feedbacks, dúvida que aliás tu não te ocupou em responder. Imagino que continuaremos essa discussão em aula porque, eu pelo menos, preferia estar usando este tempo, o tempo q levo para te ler e escolher minhas palavras, fazendo alguma atividade - como ler os capitulos p próxima aula.