Dúvidas / Diálogos

Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05

 
Imagem de Renata Soares Pereira
Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Renata Soares Pereira - quinta, 20 mai 2021, 02:34
 

Professor, queria comentar que vou ler os capítulos indicados e fazer anotações para o caso de ter discussão em aula, mas não vou entregar em forma de resenha e resumo. Acho importante termos teoria além da prática e já tinhas comentado que pretendias nos indicar leituras, mas esta já vai ser a 2a semana em que duas tarefas ficam sobrepostas: a entrega do desenho temático e a entrega da aula que não foi dada valendo presença.

A princípio achei que o prazo da entrega do desenho temático seria estendido pelo fato de já ter uma tarefa a ser feita mas não foi o caso nas duas vezes. Nesta segunda tarefa valendo presença, ainda mais por ser escrita, sinto mas vou priorizar outras disciplinas as quais também preciso me dedicar.  

(coloquei aqui em "dúvidas" pq em "avisos" não vi opção de responder)

Imagem de Lucas Pessoa Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Lucas Pessoa Pereira - quinta, 20 mai 2021, 05:50
 

Renata,

Sinto muito em relação à frustração de não termos feito as aulas expositivas. Sei o quanto duas aulas seguidas fazem falta, mas infelizmente ambas tiverem que ser substituídas em decorrência de motivos de força maior. A primeira foi por motivos familiares meus, que me reservo no direito de manter a privacidade, e a segunda, simplesmente porque houveram contratempos de última hora em relação ao convite de uma pessoa externa, especialista na área e com experiência. O tema da aula, conforme o plano de ensino da APNP, era exatamente o de "O ilustrador como profissional". As atividades que valem como presença, embora não sejam o ideal, são uma das únicas formas para compensar o conteúdo que não foi ministrado, além de darem conta da presença em si. Ou é isso, ou vocês ficariam sem conteúdo, e isso é inadmissível. Além disso, não vejo muito embasamento nessa argumentação que colocas sobre te sentires no direito de não entregar a atividade proposta em decorrência de outras disciplinas que também precisas te dedicar. Digo isso porque considero como presumida a ideia de que, já que não houve encontro síncrono, então o tempo que seria de aula expositiva será utilizado por vocês de maneira otimizada nesse sentido, seja fazendo as coisas da disciplina de Ilustração mesmo, seja fazendo coisas de outras disciplinas. Ou seja: não é como se, durante o horário da aula cancelada, vocês estivessem ociosos. Conclui-se disso que as atividades propostas não prejudicam em nada as outras atividades de vocês, pois o próprio tempo que seria da aula expositiva pode(ria) ser aproveitado por vocês para outras coisas do curso. Principalmente considerando que todas as atividades da disciplina foram pensadas de maneira bastante simplificada exatamente para não ficar pesado para ninguém (embora seja necessário equilibrar isso com o exercício de práticas que deem conta da formação de vocês visando a melhor qualidade possível - e esse equilíbrio nem sempre é fácil de ser calculado). Em outras palavras, essas atividades de compensação foram pensadas de modo que pudessem ser executadas dentro do tempo equivalente a uma aula, ou até menos.

Em resumo, não há como aumentar o prazo dessa forma, para a turma inteira. Mas, se quiseres conversar a respeito disso mais diretamente, inclusive no sentido de eventualmente negociarmos as tuas entregas, podemos marcar um horário de atendimento. Estou sempre à disposição. 

Espero que estejas bem.

Abração!

Imagem de Renata Soares Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Renata Soares Pereira - quinta, 20 mai 2021, 11:02
 

Então...
A minha frustração não foi em não ter aula expositiva, a minha frustação foi a de ter duas semanas seguidas com atividades sobrepostas com o mesmo prazo: a prevista na proposta e a extra. Achei que tinha deixado isso mais claro. E a minha queixa é justamente porque essas atividades não são tão simples quanto parecem. Basta ver o slide da 2a aula mostrando toda a metodologia de pesquisa e desenvolvimento que deveria ser aplicada na prática de cada desenho temático para o sketchbook. Considerando que a pesquisa e o treino para cada atividade também será avaliado, penso que o ideal seria se ter duas semanas para cada desenho - mas nem cheguei a comentar isso na aula síncrona porque tu demostrou não estar aberto a opiniões (a proposta de avaliação não era discutível). O que é uma pena porque, especialmente num curso de design, o processo de desenvolvimento deveria ter uma importância igual ou até maior do que o resultado final ou, neste caso - como em outras disciplinas - a quantidade de entregas. Quantidade não é qualidade...

Aliás, como será feita a avaliação do sketchbook? Quando teremos feedbacks de cada desenho com comentários do que precisa ser refeito, melhorado? Apenas 2x, na data estipulada para entrega parcial e no fim do semestre? Podia ser a cada 5 entregas, por exemplo, o que acontecerá na próxima semana. Já pergunto porque, falando em quantidade versus qualidade, a falta de feedback por parte dos professores era uma queixa bem recorrente aqui no curso (nos conselhos de avaliação pedagógica), sendo que o feedback contínuo é ainda mais necessário quando não há opção de reavaliação. E possibilita, quando feito em seguida das entregas, que o estudante tenha uma evolução em seu processo, tenha uma aprendizagem entre entregas (evitando que a mesma falha persista em vários trabalhos) - o que não acontece quando muitos trabalhos precisam ser refeitos de uma vez só.

E sobre negociar minhas entregas, penso não ser justo a possibilidade de algum prazo ser estendido para mim sem abranger meus colegas. Se eu não conseguir executar (ou upar, como já aconteceu) as atividades, estou ciente da consequência (70%).

Ah, e sobre ficarmos sem conteúdo na aula passada,  porque o senhor não antecipou outra aula para que tivessemos ainda a oportunidade de ouvir o convidado em outra chance?

 

 

Imagem de Lucas Pessoa Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Lucas Pessoa Pereira - quinta, 20 mai 2021, 23:51
 

Renata,

Apenas para fins de esclarecimento, quando falo em negociar entregas, não se trata de ser justo ou não com os colegas. É orientação da própria coordenação que os professores avaliem os casos específicos em que os estudantes estão com alguma dificuldade de qualquer ordem, seja de infraestrutura, familiar, financeira, psicológica, de aprendizagem, etc. Dentro do possível, a ideia é que o corpo docente consiga auxiliar cada um dentro de suas limitações específicas. É nesse sentido que oferto a possibilidade de conversarmos mais diretamente - e não em um fórum público - caso precises de alguma ajuda, direta ou indireta, para a execução das atividades do curso. 

Sobre eu "não estar aberto a opiniões", não me recordo de nenhum momento em que eu tenha expressado algo nesse sentido. Ao contrário: em todos os momentos que nos encontramos em grupo, sempre me coloquei à disposição para que vocês entrem em contato comigo para conversarmos e discutirmos sobre as atividades. Só que isso é bem diferente de "abrir para votação" uma proposta avaliativa, que foi a tentativa que ocorreu no momento de apresentação da avaliação da disciplina. Do ponto de vista tanto pedagógico quanto regimental, isso não faz sentido nenhum. Uma coisa é eu ouvir as opiniões de vocês e levar todas elas em consideração para pensar em algo que dê conta das necessidades complexas envolvidas nesse processo (e isso é algo que fiz desde o início), outra coisa bem diferente e problemática seria eu deixar sob responsabilidade da turma a decisão de como a disciplina se estrutura.

Quanto ao restante, conversamos em momento oportuno.

Espero que estejas bem.

Abração!

Imagem de Renata Soares Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Renata Soares Pereira - sexta, 21 mai 2021, 13:38
 

Novamente tu traz à tona a expressão "abrir para votação", como na aula síncrona em q tu apresentou a proposta, sendo que esta nunca foi a intenção da turma ou minha, nem lá e nem agora. Na aula, eu e outra colega (de forma um pouco exaltada) tentamos dizer que achávamos a primeira proposta, a da ilustração científica de uma flor, muito difícil para ser a primeira - inclusive para quem já tem a prática do desenho. É um tipo de ilustração, como visto superficialmente em uma aula anterior, muito específico.  Exige uma boa técnica (em termos de desenho) para representar bem um espécime e muito estudo do mesmo (do q eu vi, do espécime ao vivo e não por foto) para escolher a forma mais representativa (escolha de vistas, cortes e estágios não redundantes etc.). E no que eu pesquisei, a ilustração botânica final se dá por pranchas à nanquim (uma composição de tudo que é relevante referente ao espécime, dos detalhes à  planta inteira) ou por aquarela (uma composição mais artística - mas não menos fiel aos detalhes de desenho - para destacar a cor). E nós duas, naquela aula, não fomos contra a proposta de nos testarmos em diferentes tipos de ilustração, só insistimos que esta tarefa poderia ser em um momento posterior, com mais prática. 
Retomo isso porque a proposta que tu deu para repor a presença da 3a aula, ilustrar uma paisagem urbana usando uma das técnicas do capítulo "Técnicas para treinar o domínio do lápis" que tu anexou junto, seria perfeita para um primeiro momento, para a primeira tarefa. Mas talvez por conta da nossa reação tenhas ficado na defensiva e não fostes tão acessível como dizes ser (e como eu sei que eras, como nas aulas de tipografia).

E eu quis detalhar tanto a questão dessa primeira tarefa aqui para, de novo, insistir que não são tarefas "bastante simplificadas" que seriam feitas no tempo de uma aula. Ainda mais quando 2 tarefas ficam sobrepostas 2 semanas seguidas. Outro exemplo, eu leio 2 capítulos no tempo de uma aula (nem todos conseguem se concentrar assim) mas eu não consigo fazer, também, uma resenha crítica e um resumo (de capítulos diferentes) tudo no tempo de uma aula. Insisto nisso porque sei que a coordenadoria frisou muito que as tarefas fossem repensadas e simplificadas neste contexto anormal de pandemia. Foi algo muito discutido no semestre anterior, extraordinário, e acredito que ainda seja o caso visto que o contexto não mudou. Fico contente que estejas aberto a considerar casos específicos, mas veja bem, todos nós - estudantes e professores - estamos em um momento muito difícil. Além das dificuldades do ensino remoto em si parece que agora, ainda mais do que antes, gastar tempo de vida com o "fazer por fazer" ficou ainda mais ilógico.

E quanto ao "fórum público", tudo que fiz lá no início foi comentar que não faria uma tarefa (como foi estipulada) com intenção de registrar de algum modo a minha insatisfação. Tu poderias ter me respondindo apenas chamando para um horário de atendimento ou por mensagem privada. Te respondi da 2a vez porque me dei conta de trazer à tona a questão dos feedbacks, dúvida que aliás tu não te ocupou em responder. Imagino que continuaremos essa discussão em aula porque, eu pelo menos, preferia estar usando este tempo, o tempo q levo para te ler e escolher minhas palavras, fazendo alguma atividade - como ler os capitulos p próxima aula.

Imagem de Renata Soares Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Renata Soares Pereira - quarta, 26 mai 2021, 21:00
 

Só quero agradecer muito pela aula de hj! Por teres conversado com teus colegas e com a Ruth e teres considerado rever as propostas aumentando os prazos, e mais ainda, por teres definido os temas faltantes conosco! Foi uma aula muito produtiva, pois a abertura ao diálogo promove um ambiente agradável e participativo! Obrigada por desfazeres a impressão ruim e continuar a ser o prof q conheci e admirava. Gratidão :D

 

Imagem de Lucas Pessoa Pereira
Re: Sobre atividade de escrita pela aula do dia 19/05
por Lucas Pessoa Pereira - quinta, 27 mai 2021, 23:10
 

Respondendo publicamente aqui: sempre acreditei no diálogo como solução pra maioria dos problemas. Fico muito feliz de estar conseguindo encaminhar as coisas com vocês, eu já estava bem aflito com isso. Vamos adiante! Abração! :)