Acolhimento


Apresentação do Curso

   O curso é uma soma de esforços entre os Departamentos de Educação Inclusiva (DEPEI) e Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE) do Departamento de Educação e Tecnologia (DETE) da Pró-reitoria de Ensino do IFSul.

   A parceria entre o DEPEI e a CPTE/DETE vem promovendo mudanças nas rotinas digitais da Instituição, com a produção de material acessível, além de contar com o apoio dos autores da Recomendação de Acessibilidade do Repositório de Recursos Educacionais Digitais para Educação Profissional e Tecnológica - PROEDU, chamando a atenção para a importância de pensar cada ação de forma que estas sejam democráticas e ao alcance de todos e todas.

   O Curso de Capacitação para as Comissões de Heteroidentificação do IFSul, de formação à distância, tem como objetivo promover a formação sobre relações étnico-raciais no Brasil, no contexto das Comissões de Heteroidentificação e justifica-se pela orientação legal da Portaria Normativa nº 4, de 06 de abril de 2018, que regulamenta o procedimento complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos e pardos), para fins de preenchimento das vagas reservadas para concurso público. Estando em conformidade com a mesma Portaria que preconiza formação sobre a temática de promoção de igualdade racial e do enfrentamento ao racismo para membros das referidas comissões.

   A iniciativa vem ao encontro do contexto que ameaça a conquistas dos movimentos sociais negros e indígenas no que tange às ações afirmativas nas instituições públicas e o ingresso de seus sujeitos de direito. As comissões de heteroidentificação figuram numa dessas conquistas e se constituem como um dispositivo fundamental para a defesa dessas políticas, especialmente em contextos de fraudes.

   Assim, o IFSul reitera seu compromisso com as Ações Afirmativas na instituição, implementando uma Política de Cotas Raciais não só para concursos, como, por analogia, em seus processos seletivos, o que se configura num grande desafio.

   Há 1 ano ensaiávamos os primeiros passos movidos por um ideal de justiça social pela educação, sonhado nesta gestão e que tornou-se realidade por um esforço coletivo dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, culminando na  Instrução Normativa  nº 01/2019, aprovada no Conselho Superior em 27 de março de 2019, que garante que a Política de Cotas Raciais seja usufruída por seus sujeitos de direito.   

   O curso tem como  proposta a modalidade  à distância, auto instrucional, com uma carga horária de 40h e foi criado para atender a nossa realidade  de multicampia, que possibilita que todos tenham acesso a essa capacitação  que apresenta diferentes temáticas, trazendo os conhecimentos necessários para a implantação das comissões de Heteroidentificação.

   Enquanto instituição de ensino e, portanto, com grande compromisso social, o IFSul torna-se protagonista de sua história não só como uma instituição pública e de qualidade, mas por ser uma instituição que busca acolher as diferenças e suas mais diversas singularidades.

   Nosso projeto é ampliar a oferta para todos os Institutos da Rede Federal.



Ações Afirmativas



Objetivos da Capacitação 


Objetivo geral:

   Promover formação sobre relações étnico-raciais no Brasil, no contexto das comissões de heteroidentificação, a fim de atender a Portaria Normativa nº 4, de 06 de abril de 2018, que regulamenta o procedimento complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas para concurso público e por analogia os processos seletivos.

Objetivos específicos:

  • Compreender as cotas raciais como direito de reparação.
  • Identificar a necessidade da existência das cotas raciais.
  • Conhecer a história das relações étnico-raciais no Brasil e suas perspectivas para o futuro.
  • Compreender os contornos jurídicos da heteroidentificação.
  • Perceber a importância da valorização da cultura afro-brasileira e a necessidade de busca de acesso e representatividade nos espaços acadêmicos, e ainda a invisibilidade da mulher negra nestes espaços.
  • Identificar os passos de elaboração de editais e construção de pareceres.


Caminhos de Aprendizagem




Sinalário




    Assista aos vídeos e responda as questões avaliativas respeitando o período de atividade compreendido entre 02 a 11 de dezembro de 2019. Esse período justifica-se pela necessidade de que a formação dos membros da Comissão de Heteroidentificação seja anterior a realização da mesma.

   Assim que responder as questões, clique na palavra “NOTA”, localizada na aba de navegação a esquerda da tela, para saber qual o seu número de acertos.  Para que a certificação possa ser emitida é necessário 06 (seis) acertos em cada avaliação da disciplina.

   Cumprimentamos a todos/as desejando sucesso especial a cada um/a e a todos nós, a fim de podermos concluir esta jornada com êxito, tendo, etapa após etapa, sempre mais motivos para continuar.