Informe

Prezados Cursistas,
Queremos falar da satisfação de tê-los conosco, concluindo a primeira disciplina. Com imenso prazer acompanhamos as discussões em nossos fóruns e o comprometimento de todos na realização das tarefas de aprendizagem. Percebemos que foram superadas as dúvidas iniciais no manejo do ambiente, com o material e também a proposta do curso.
Nesta segunda disciplina “Aspectos Legais da Inclusão”, recebemos a solicitação de nova prorrogação de prazo por parte de alguns cursistas, porém, da mesma forma que entendemos a situação, pedimos a compreensão de todos quanto ao nosso compromisso de manutenção do cronograma do curso, de acordo com os prazos previstos no projeto de cooperação entre IFRO e IFSUL.
Queremos tranquilizá-los quanto a eventuais dificuldades que possam ter em relação ao cumprimento de algum prazo, pois nessa perspectiva, já foi previsto no cronograma um período para estas recuperação. Confira lá!!

Um grande abraço a todos e todas!
Coordenadora: Rosane Bom

Boas-vindas ao curso A Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, ano de 2020!
Utilize as guias abaixo para navegar pelo curso.



[videoaula] Coordenadora Rosane Bom



[videoaula] Orientações Gerais



[videoaula] Dione Moreira Nunes



[videoaula] Suzana Mattos da Rosa



[videoaula] Lucimar Romeu Fernandes





Diretrizes do Curso


O Curso: A “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”, consiste em uma proposta de formação para servidores, frente à necessidade de conhecimentos na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A proposta é uma iniciativa do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino - Proen, em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – Progep, tendo por objetivos:
  • Instrumentalizar os professores do IFSul no desenvolvimento de competências na área da Educação Inclusiva, qualificando-os em sua prática pedagógica, quanto aos recursos, instrumentos e estratégias a serem utilizadas em situações da inclusão de estudantes com deficiência, como garantia de direito à educação para todos.
  • Promover aos técnicos administrativos, o acesso ao conhecimento sobre a Educação Inclusiva, aprimorando seu atendimento em ações que favoreçam a autonomia, equidade e segurança do estudante.
Considera-se que a modalidade de Educação a Distância pode se configurar em um espaço de mediação social e cognitiva diminuindo as barreiras de tempo e espaço, espaços em que a distância se dilui na “[...] proximidade virtual e do envolvimento colaborativo [...]”. (p.6) fornecendo subsídios aos profissionais da educação, compromissados com sua ação educativo-pedagógica, e que buscam, uma metodologia que lhes permita aperfeiçoar conhecimentos/competências, organizando seus estudos conforme suas condições pessoais.
O avanço tecnológico possibilitou essa nova realidade educacional: o ensino mediado pelo computador. A oferta de Educação a Distância apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem se expandido rapidamente como resposta à crescente necessidade de formação continuada, resultante das transformações dos meios e modos de produção. Nesta perspectiva, torna-se importante estratégia de qualificação dos servidores do IFSul, considerando sua realidade, como uma instituição plural e multicampi.

Como forma de orientar o trabalho, com vistas à plena participação de todos, apresentamos um detalhamento da proposta. Os tópicos, listados a seguir, julgamos indispensáveis para o efetivo desenvolvimento das atividades dos cursistas no decorrer de todo processo:
  • O curso terá a duração de 05 (cinco) meses, realizado no período que compreende os meses de março a julho de 2020.
  • A carga horária total de 280 (duzentos e oitenta) horas é constituída por 10 (dez) disciplinas.
  • As disciplinas serão disponibilizadas quinzenalmente considerando este tempo para a realização das tarefas propostas.
  • O aluno somente terá acesso à segunda disciplina após realização da tarefa da disciplina anterior e assim sucessivamente.
  • A cada 5 (cinco) componentes curriculares você terá a oportunidade de retomar alguma disciplina pendente, esse período pode ser observado no cronograma.
  • A avaliação será processual, ao longo do curso, verificando a crescente aprendizagem do aluno, através do seu progresso por meio de resolução de tarefas, participação nos fóruns de discussões, dentre outras atividades propostas.
  • As metodologias, aplicadas ao longo das disciplinas, buscam possibilitar a interação entre os demais participantes, visando uma relação dinâmica e dialógica ao longo do curso.
  • A frequência, bem como a permanência, será registrada pelos acessos ao ambiente moodle, da mesma maneira, a realização das tarefas.
  • O não-cumprimento das propostas de estudo implicará no prejuízo da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das disciplinas, indispensáveis para o recebimento do certificado de conclusão do curso.
  • Cada turma, com 50 alunos, terá uma tutora como mediadora de aprendizagem nos fóruns de discussões e na realização das propostas de estudo.

Cabe ressaltar que o ambiente Moodle é, sempre, o melhor espaço de comunicação entre cursistas e tutoras, pois todo o registro é gravado.



Cronograma


Componente Curricular

Período

Introdução a Educação Especial

02/03 a 16/03

Aspectos legais da Inclusão

17/03 a 31/03

Neurologia da aprendizagem

01/04 a 15/04

Tecnologias Assistivas

16/04 a 01/05

Deficiência Intelectual

02/05 a 17/05

Recuperação de Pendências

02/05 a 17/05

Deficiência Física

18/05 a 01/06

Deficiência Visual

02/06 a 16/06

Deficiência Auditiva/Surdez

17/06 a 01/07

Transtorno do Espectro Autista

02/07 a 16/07

Altas Habilidades/Superdotação

17/07 a 31/07

Recuperação de Pendências

17/07 a 31/07