Boas-vindas ao curso A Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, ano de 2020
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Acolhimento

[videoaula] Coordenadora Rosane Bom



Orientações Gerais

[videoaula] Orientações Gerais



Equipe de Tutoras

[videoaula] Darléia Machado Ziegler



[videoaula] Lucimar Romeu Fernandes



[videoaula] Rosa Beatriz Simões Sica





Diretrizes do Curso


O Curso: A “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”, consiste em uma proposta de formação para servidores, frente à necessidade de conhecimentos na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A proposta é uma iniciativa do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino – Proen tendo como objetivos:
  • Instrumentalizar os professores do IFAP no desenvolvimento de competências na área da Educação Inclusiva, qualificando-os em sua prática pedagógica, quanto aos recursos, instrumentos e estratégias a serem utilizadas em situações da inclusão de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista ou Altas Habilidades/ Superdotação, como garantia de direito à educação para todos.

  • Promover aos técnicos administrativos, o acesso ao conhecimento sobre a Educação Inclusiva, aprimorando seu atendimento em ações que favoreçam a autonomia, equidade e segurança do estudante.
Considera-se que a modalidade de Educação a Distância pode se configurar em um espaço de mediação social e cognitiva diminuindo as barreiras de tempo e espaço, espaços em que a distância se dilui na “[...] proximidade virtual e do envolvimento colaborativo [...]”. (DIAS, 2013, p.6) fornecendo subsídios aos profissionais da educação, compromissados com sua ação educativo-pedagógica, e que buscam, uma metodologia que lhes permita aperfeiçoar conhecimentos/competências, organizando seus estudos conforme suas condições pessoais.
O avanço tecnológico possibilitou essa nova realidade educacional: o ensino mediado pelo computador. A oferta de Educação a Distância apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem se expandido rapidamente como resposta à crescente necessidade de formação continuada, resultante das transformações dos meios e modos de produção. Nesta perspectiva, torna-se importante estratégia de qualificação dos servidores do IFAP, considerando sua realidade, como uma instituição plural e multicampi.

Como forma de orientar o trabalho, com vistas à plena participação de todos, apresentamos um detalhamento da proposta. Os tópicos, listados a seguir, julgamos indispensáveis para o efetivo desenvolvimento das atividades dos cursistas no decorrer de todo processo:
  • O curso terá a duração de 05 (cinco) meses, realizado no período que compreende o período de 10 de junho a 06 de novembro de 2020.

  • A carga horária total de 280 (duzentos e oitenta) horas é constituída por 10 (dez) disciplinas.

  • As disciplinas serão disponibilizadas quinzenalmente considerando este tempo para a realização das tarefas propostas.
  • O aluno somente terá acesso à segunda disciplina após realização da tarefa da disciplina anterior e assim sucessivamente.
  • A cada 5 (cinco) componentes curriculares você terá a oportunidade de retomar alguma disciplina pendente, esse período pode ser observado no cronograma.
  • A avaliação será processual, ao longo do curso, verificando a crescente aprendizagem do aluno, através do seu progresso por meio de resolução de tarefas, participação nos fóruns de discussões, dentre outras atividades propostas.
  • As metodologias, aplicadas ao longo das disciplinas, buscam possibilitar a interação entre os demais participantes, visando uma relação dinâmica e dialógica ao longo do curso.
  • A frequência, bem como a permanência, será registrada pelos acessos ao ambiente moodle, da mesma maneira, a realização das tarefas.
  • O não-cumprimento das propostas de estudo implicará no prejuízo da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das disciplinas, indispensáveis para o recebimento do certificado de conclusão do curso.
  • Cada turma, com 50 alunos, terá uma tutora como mediadora de aprendizagem nos fóruns de discussões e na realização das propostas de estudo.

Cabe ressaltar que o ambiente Moodle é, sempre, o melhor espaço de comunicação entre cursistas e tutoras, pois todo o registro é gravado.



Cronograma


Componente Curricular

Período

Introdução a Educação Especial

10/06 a 24/06

Aspectos legais da Inclusão

25/06 a 09/07

Neurologia da aprendizagem

10/07 a 24/07

Tecnologias Assistivas

25/07 a 08/08

Deficiência Intelectual

09/08 a 23/08

Recuperação de Pendências

09/08 a 23/08

Deficiência Física

24/08 a 07/09

Deficiência Visual

08/09 a 22/09

Deficiência Auditiva/Surdez

23/09 a 07/09

Transtorno do Espectro Autista

08/10 a 22/10

Altas Habilidades/Superdotação

23/10 a 06/11

Recuperação de Pendências

23/10 a 30/11

Prezados, nos solidarizamos com os colegas diante dos últimos acontecimentos sobre a falta de energia elétrica no Estado e por conta disso, estamos ampliando o prazo de entrega das atividades para o dia 30 de novembro.

Um grande abraço a todos.
A Coordenação.