A Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado
Já está disponível para acesso a disciplina Seminário!
Acolhimento
Coordenadora Rosane Bom Hüsken
Orientações Gerais
Diretrizes do Curso
O Curso: A “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”, consiste em uma proposta de formação para servidores, frente à necessidade de conhecimentos na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A proposta é uma iniciativa do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino - Proen, em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – Progep, tendo por objetivos: Instrumentalizar os professores do IFSul no desenvolvimento de competências na área da Educação Inclusiva, qualificando-os em sua prática pedagógica, quanto aos recursos, instrumentos e estratégias a serem utilizadas em situações da inclusão de estudantes com deficiência, como garantia de direito à educação para todos. Promover aos técnicos administrativos, o acesso ao conhecimento sobre a Educação Inclusiva, aprimorando seu atendimento em ações que favoreçam a autonomia, equidade e segurança do estudante. Considera-se que a modalidade de Educação a Distância pode se configurar em um espaço de mediação social e cognitiva diminuindo as barreiras de tempo e espaço, espaços em que a distância se dilui na “[...] proximidade virtual e do envolvimento colaborativo [...]”. (p.6) fornecendo subsídios aos profissionais da educação, compromissados com sua ação educativo-pedagógica, e que buscam, uma metodologia que lhes permita aperfeiçoar conhecimentos/competências, organizando seus estudos conforme suas condições pessoais. O avanço tecnológico possibilitou essa nova realidade educacional: o ensino mediado pelo computador. A oferta de Educação a Distância apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem se expandido rapidamente como resposta à crescente necessidade de formação continuada, resultante das transformações dos meios e modos de produção. Nesta perspectiva, torna-se importante estratégia de qualificação dos servidores do IFSul, considerando sua realidade, como uma instituição plural e multicampi. Como forma de orientar o trabalho, com vistas à plena participação de todos, apresentamos um detalhamento da proposta. Os tópicos, listados a seguir, julgamos indispensáveis para o efetivo desenvolvimento das atividades dos cursistas no decorrer de todo processo: O curso terá a duração de 05 (cinco) meses, realizado no período que compreende os meses de março a julho de 2019. A carga horária total de 280 (duzentos e oitenta) horas é constituída por 10 (dez) disciplinas. Ao final, como forma de culminância de toda trajetória, será realizado um Seminário presencial ou presencialidade mediada pela tecnologia (WEB) sobre o tema: “A Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho”. As disciplinas serão disponibilizadas quinzenalmente considerando este tempo para a realização das tarefas propostas. O aluno somente terá acesso à segunda disciplina após realização da tarefa da disciplina anterior e assim sucessivamente. A cada 5 (cinco) componentes curriculares você terá a oportunidade de retomar alguma disciplina pendente, esse período pode ser observado no cronograma. A avaliação será processual, ao longo do curso, verificando a crescente aprendizagem do aluno, através do seu progresso por meio de resolução de tarefas, participação nos fóruns de discussões, dentre outras atividades propostas. As metodologias, aplicadas ao longo das disciplinas, buscam possibilitar a interação entre os demais participantes, visando uma relação dinâmica e dialógica ao longo do curso. A frequência, bem como a permanência, será registrada pelos acessos ao ambiente moodle, da mesma maneira, a realização das tarefas. O não-cumprimento das propostas de estudo implicará no prejuízo da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das disciplinas, indispensáveis para o recebimento do certificado de conclusão do curso. Cada turma, com 50 alunos, terá uma tutora como mediadora de aprendizagem nos fóruns de discussões e na realização das propostas de estudo. Cabe ressaltar que o ambiente Moodle é, sempre, o melhor espaço de comunicação entre cursistas e tutoras, pois todo o registro é gravado.Primeiros passos no Moodle
Você conhece o novo Moodle?
Atualize o seu perfil!
Conheça as funções básicas do editor!
Conheça as funções avançadas do editor!
Cronograma
Componente Curricular |
Período |
Introdução a Educação Especial |
11/03 a 25/03 |
Aspectos legais da Inclusão |
26/03 a 08/04 |
Neurologia da aprendizagem |
09/04 a 18/04 |
Tecnologias Assistivas |
19/04 a 29/04 |
Deficiência Intelectual |
30/04 a 13/05 |
Recuperação de Pendências |
30/04 a 13/05 |
Deficiência Física |
14/05 a 28/05 |
Deficiência Visual |
29/05 a 12/06 |
Deficiência Auditiva/Surdez |
13/06 a 27/06 |
Transtorno do Espectro Autista |
28/06 a 15/07 |
Altas Habilidades/Superdotação |
16/07 a 30/07 |
Recuperação de Pendências |
16/07 a 30/07 |
Seminário |
01/08/2019 |