UMA PLATAFORMA WEB PARA AUXÍLIO DA APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM INSTITUIÇÕES
Waliston Gracioli Belles | walistonbelles@bol.com.br
Leandro da Silva Camargo | leandrocamargo@ifsul.edu.br [ORIENTADOR]
Campus: Bagé
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Agrárias
Resumo
O desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional por meio de programação de computadores é um tópico importante na educação, à medida que governos de todo o mundo estão introduzindo essas habilidades no currículo escolar. Entretanto no Brasil, o Pensamento Computacional (PC) não é oferecido nas séries iniciais da educação, apenas em cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Em alinhamento aos aspectos apresentados e contribuições emitentes à formação complementar dos estudantes com a adoção do PC como uma temática transversal ou até mesmo um componente curricular é que se propõe o projeto Growing Logic. Onde objetiva o desenvolvimento de uma plataforma WEB, voltada às escolas públicas e privadas, tendo como principal motivação a facilidade em proposição dessa temática desde a educação básica. A primeira atividade prevista para o desenvolvimento da plataforma WEB proposta é a aproximação com o público alvo, que compreende professores, estudantes e equipe pedagógica das escolas que atendem as séries iniciais de educação. Para tal, será realizada uma Pesquisa de Campo, utilizando instrumentos de entrevista para a captação de novas ideias aplicáveis ao sistema. Serão realizadas visitas a um grupo previamente definido de escolas, conforme indicação da Secretaria de Educação Municipal de Bagé (Cidade onde está sendo desenvolvido o projeto). As visitas têm como intuito a definição das cores utilizadas na plataforma e simulação de algumas abordagens pedagógicas validadas com os profissionais da área. É esperado obter bons resultados para assim poder validar e consolidar o Pensamento Computacional como uma matéria obrigatória assim como já é realidade em outros países. Com o desenvolvimento desse projeto, pode-se concluir que o impacto e a relevância do tema abordado é gigantesco e de suma importância para nossa comunidade que ainda é muito atrasada quando se trata de abordar o termo Pensamento Computacional no ensino base de nosso país.
Palavras-chave
Pensamento Computacional; Plataforma Web; Auxílio no Ensino