A Aplicação das TICs para discussões sobre a linguagem audiovisual no IFSul Câmpus Venâncio Aires

Juliza Lourdes Gnoatto dos Santos Horn | juli_gnoatto@hotmail.com

Leandro Roberto Sehn | leandro.sehn@gmail.com [ORIENTADOR]

 

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Linguística, Letras e Artes

 

Resumo

Há algumas décadas as práticas de letramento na escola alicerçaram-se em atividades de leitura e escrita baseadas apenas na linguagem escrita como tecnologia de aprendizagem. Porém, com a inserção e o uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), essas práticas têm sofrido significativas modificações. Sendo assim, este projeto objetivou promover as práticas de multiletramento na escola, formando sujeitos críticos e aptos a viverem no contexto tecnológico de forma não alienada. Para que tais objetivos fossem possíveis fez-se necessário o método de pesquisa com abordagem qualitativa, onde a forma de investigação utilizada foi exploratória, descritiva e intervencionista visto se tratar da análise e interpretação da realidade, com o apoio de informações fornecidas por docentes e discentes. Utilizando as TICs como instrumentos mediadores na educação, pretendeu-se observar o desenvolvimento de um estudante mais engajado com questões educacionais, mais crítico e participativo, capaz de criar e compartilhar conhecimento. Espera-se que o ambiente de estudos e práticas multimídia proposto desperte no professor a curiosidade para a cultura digital, proporcionando o desenvolvimento de novas ideias para suas práticas educativas e de formação. O projeto possibilitou a bolsista discente o desenvolvimento na área audiovisual, permitindo o manuseio de equipamentos e softwares até então nunca manipulados pela mesma. Durante a execução do projeto foi possível coletar muitos resultados com as ações de pesquisa-ação do projeto, percebeu-se uma maior popularidade do mesmo entre os discentes e docentes do campus, sendo o material produzido usado como referência para o desenvolvimento de outros projetos no campus.

 

Palavras-chave

Aprendizagem; TICs; Audiovisual