Apropriando Histórias: a Pesquisa e a Preservação no Memorial do IFSul Campus

Venâncio Aires

Gabriela Leandro | gabrielaleandrodias@gmail.com

Carolina Leandro | carolinaleandrdias1999@gmail.com

Sinara Stoll | sinarastoll2020@gmail.com

Angelita da Rosa | angelitarosa@ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

Giulia Hansel Metz | giuliametz02@gmail.com

Júlia Rosa Diniz | ju.370.rosa@gmail.com

 

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

 

Resumo

Apropriando Histórias: Memorial do IFSul Campus Venâncio Aires No decorrer dos anos, o ser humano guarda muitas coisas, desde um brinquedo que marcou sua infância, até um presente recebido de alguém querido. Essas coleções vão além da materialidade e são peças fundamentais para a construção da memória. Tendo em vista a importância de estudar e analisar os espaços de história e memória e torná-los espaços culturais, o presente projeto tem como proposta realizar pesquisas através de investigação, inventário, catalogação, escrita e preservação da história do Campus IFSul Venâncio Aires, além da criação de um Banco de História Oral e um local de guarda dos acervos. A partir disto, pretende-se criar um Memorial, que servirá de fonte de estudos tanto para a comunidade do IFSUL como a população em geral. Em termos metodológicos, o trabalho ocorrerá, primeiramente, com um processo de formação dos pesquisadores, visando compreender o processo de pesquisa, salvaguarda e produção de conhecimentos históricos e memórias. Em seguida, ocorrerá a coleta e guarda de documentos, tais como, periódicos (jornais locais e regionais), imagens (em especial as fotografias), vídeos e entrevistas de História Oral. De posse destas informações é possível inventariar quais são os materiais que possuímos e como cada um traz determinadas contribuições para a reconstrução histórica. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e tem como expectativa aproximar a história do campus daqueles que são os sujeitos e construtores dessas memórias: a comunidade escolar do IFSul/Venâncio Aires. Visando prover as futuras gerações o arcabouço de informações que tornará o contexto por eles vivido mais claro insere-se a relevância da criação do Memorial do campus e a necessidade de se conhecer o passado para compreender o presente.

 

Palavras-chave

Memorial; Investigação; Conservação