A UTILIZAÇÃO DE CHAVES INTERATIVAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ENTOMOLOGIA

Taís Teixeira Rodrigues | taist.rodrigues@gmail.com

Jonatan Egewarth | egewarthjonatan@gmail.com

Wesley Araujo | wesleyfaraujo@hotmail.com

Marcial Corrêa Cárcamo | marcialcarcamo@cavg.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Biológicas

 

Resumo

As chaves interativas de identificação de organismos vêm ganhando espaço pelo fato de serem facilmente atualizadas e por possuírem espaço para grande armazenamento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi construir e validar uma chave interativa para identificação de ordens de insetos para contribuir com o ensino de entomologia no Ensino Técnico e Superior. Criou-se uma matriz de caracteres e táxons que foram utilizadas para a construção da chave no LUCID, um software utilizado para a criação de utilização de chaves interativas. Após a elaboração da chave interativa, esta e uma chave dicotômica foram testadas com alunos do curso Técnico Integrado em Agropecuária e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi realizada uma atividade de identificação de ordens de insetos utilizando as chaves dicotômica e interativa. Dos estudantes que utilizaram a chave dicotômica 72,72% conseguiram avaliar os três espécimes com a chave, enquanto que os que utilizaram a chave interativa 90% conseguiram analisar os insetos que lhes foram oferecidos. Verificou-se que houve uma melhora de 17,28% no total de acertos realizados pelos alunos, ao utilizarem a chave interativa. Ao fim desse trabalho, aplicado com os alunos do curso Técnico e Superior do Campus CAVG pôde-se observar que os mesmos tiveram mais facilidade em utilizar a chave interativa do que a chave dicotômica para o ensino de entomologia.

 

Palavras-chave

Chaves de Identificação; Ensino de Entomologia; LUCID





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