Educare 2.0: Recomendando Objetos de Aprendizagem

Pedro Henrique Silva Mietlicki | pedromietlicke@gmail.com

Calebe Micael de Oliveira Conceição | calebeconceicao@charqueadas.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]  

 

Campus: Charqueadas

Nível: Ensino Médio

Área: Outros

 

Resumo

Este projeto tem como objetivo apresentar um método de recomendação de objetos de aprendizagem, e integrá-lo a ao sistema EDUCARE desenvolvido para que os estudantes possam estudar para processos seletivos. A razão do desenvolvimento do projeto veio após concluirmos em etapas anteriores da pesquisaque os objetos de aprendizagem escolhidos pelo usuário nem sempre eram os mais efetivos para o estudo, revelando assim a necessidade de recomendar objetos de aprendizagem direcionados ao perfil de cada aluno. Os objetos de aprendizagem são categorizados em 4 tipos (Cognitivista, Comportamentalista, Construtivista, Humanista), cada um deles com seus respectivos atributos que influenciam no aprendizado do estudante. Primeiramente escolhemos a ferramenta Weka para recomendar os Objetos de Aprendizagem. Com isso desenvolvemos o módulo do EDUCARE para classificar e sugerir esses objetos. Os atributos para serem classificados vem do banco de dados, e são utilizados pela ferramenta para classificar e retornar o Objeto mais efetivo para a aprendizagem do aluno,. Os dados desse processo é realimentado com os resultados dos simulados que são realizados pelos alunos na plataforma EDUCARE. Os resultados parciais obtidos nos mostram que ainda há poucos dados no sistema para que se realize a classificação adequada dos objetos de aprendizagem e trabalhar no refinamento dos dados. Podemos verificar que precisa-se de uma carga de dados grande para que se possa construir os modelos de classificação para recomendar de forma efetiva os objeto. Para isso, estamos estudando formas de agrupar estudantes com perfis similares para alcançar o volume de dados necessário

 

Palavras-chave

Objetos de Aprendizagem; Recomendação; Processos Seletivos.