Simulador de aparelho auditivo

André Ludwig Machado de Almeida | andre@roadseg.com.br

Luiz Antônio Baggioto Rubin | luiz_antonio_rubin@hotmail.com

Samuel Ariel Muller | samuelmuller97@hotmail.com

Caroline Ines Lisevski | caroline.lisevski@gmail.com [ORIENTADOR]

Tiago Baptista Noronha | tiagonoronha@charqueadas.ifsul.edu.br

 

Campus: Charqueadas

Nível: Ensino Superior

Área: Engenharias

 

Resumo

A audição é um dos cinco sentidos humanos e faz parte do dia-a-dia. Com ela é permitido a interação com pessoas e o meio ambiente através do aparelho auditivo. Os espaços urbanos contemporâneos estão cada vez mais com excessos de ruídos devido a sirenes, construção civil, etc. A poluição sonora provoca danos ao meio ambiente e saúde humana, afetando a qualidade de vida. A surdez é a incapacidade parcial ou total de ouvir sons e não apresenta cura. Mas, com os avanços da tecnologia surgiram métodos capazes de amenizar o problema da perda auditiva, como o uso de aparelhos auditivos que melhoraram a interação das pessoas que possuem essa deficiência com o ambiente em que vivem. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo gratuito para smartphone, na plataforma Android, que permita utilizar um fone de ouvido como aparelho auditivo. Nosso objetivo é auxiliar quem apresenta deficiência auditiva oferecendo um produto de baixo custo e amplo acesso. Os aparelhos auditivos disponíveis no mercado diversificam na funcionalidade variando o custo de acordo com a qualidade e o nosso produto requer apenas um smartphone e um fone de ouvido, onde o usuário poderá escolher o que melhor se adapta à sua necessidade e preferência. Para este projeto foram analisados dados sobre fatores que interferem na percepção da fala, com intenção de construir filtros para as ondas sonoras por meio de manipulação nas frequências e amplitude do som com auxílio do Matlab. Com esse domínio do sinal implementaram-se filtros para atenuar ou retirar os ruídos do ambiente e para focar nas falas, possibilitando escutar nitidamente conversas em meio a ruídos ou em multidões. Também será possível criar configurações para diversos ambientes, como modo para teatros, cinemas, etc., capazes de focar em sua determinada função.

 

Palavras-chave

aplicativo; fone de ouvido; deficiência auditiva