Jogo Interativo Voltado à Crianças com Distúrbios Articulatórios

Mateus Holzschuh | mateusholzschuh@hotmail.com

Marcelo Siedler | siedler@gmail.com [ORIENTADOR]

 

Campus: Bagé

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

 

Resumo

Os distúrbios articulatórios são alterações na fala como omissões, substituições, distorções, adições ou transposições de sons. Estes são definidos como uma perturbação da articulação e a impossibilidade de emitir conscientemente uma frase e não saber substituir uma palavra por outra. São uma das manifestações mais recorrente observadas na fala de crianças que chegam à clínica fonoaudiológica. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional que visa instigar o aluno a praticar a repetição de fonemas de forma lúdica, fazendo com que estas atividades consideradas cansativas se tornem em algo prazeroso, estimulante e acessível, pois em estudos preliminares foi constatado que a boa parte das aplicações tem alguma limitação de sistema operacional ou de funcionalidades em suas versões gratuitas. Os requisitos do jogo foram definidos a partir de encontros com profissionais da área, que auxiliaram validando o que era feito e sugerindo novas implementações para atender as necessidades. Foi utilizado para desenvolver o sistema o motor de jogo Unity, utilizando a linguagem de programação C# e banco de dados local SQLite para a persistência dos dados. Os resultados obtidos até o momento não são conclusivos, porém a aplicação teve uma ótima aceitação pelos alunos de uma das instituição parceira, onde ela está sendo testada. Além disso, outro ponto que valida este trabalho foi sua aprovação em um dos mais importantes eventos de tecnologia voltada à educação no país, o CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) 2019.

 

Palavras-chave

Distúrbio Articulatório; Fonoaudiologia; Jogos