REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE NOS ANOS DE 2015 ATÉ 2018


Luiza da Cruz Duarte | luizadacruzduarte@gmail.com

Luciana Roso de Arrial | lucianaarrial@cavg.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

Franciélen Teixeira da Silva | fraaaancielentds@gmail.com

Leonardo Galli | leonardogalli@cavg.ifsul.edu.br

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

 

 

Resumo

A linguagem escrita pode estabelecer fielmente os paradigmas atuantes estabelecendo vínculos educacionais em determinado espaço de tempo. Com este objetivo o trabalho versa sobre as reflexões da educação ambiental elencadas nos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça, durante os anos de 2015 a 2018. Esta pesquisa tentou elucidar se é possível encontrar concepções de educação ambiental vinculada à ética no contexto de trabalhos acadêmicos de nível técnico acreditando demonstrar que elas ocorrem através da edificação da educação com base nos valores humanos. Pesquisou-se em que medida as concepções acadêmicas conferem a educação ambiental reflexões significativas e quais suas articulações com relação à ética considerando os conceitos ambientais formulados por pesquisadores que contribuíram para a nossa compreensão de ser-estar no mundo. A metodologia de pesquisa bibliográfica utilizada possuiu uma abordagem quali-quantitativa. Os dados obtidos foram analisados, estabelecendo as compreensões que os formandos teceram a respeito da educação ambiental vinculada ou não a ética e quais os autores que se sobressaíram para a pesquisa. Observando-se os resultados que, nos 54 trabalhos analisados, 37 possuíam conceitos de educação ambiental enquanto que 17 não apresentaram estes conceitos, ou seja, 68,51% dos trabalhos com temas diversos possuíam concepções de educação ambiental.

 

Palavras-chave

Ética; Aprendizagem; Socioambiental