O conceito de sustentabilidade na educação profissional e tecnológica: O que é, como abordar e como compartilhar.
Frederico Dill | fredericodill53@gmail.com
Patricia Calixto | patriciacalixto@charqueadas.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]
Campus: Charqueadas
Nível: Ensino Médio
Área: Ciências Humanas
Resumo
Pensar em alternativas de bem-viver que respectivamente aumente os níveis de felicidade das pessoas em todo mundo, é um grande desafio do mundo atual. No entanto, a pesquisa que é trabalhada com estudantes do ensino médio integrado se baseia em uma pergunta: O que pensam os estudantes secundaristas sobre sustentabilidade e felicidade pública? Temos conhecimento que alguns professores desconhecem o real conceito de sustentabilidade e tudo que faz parte deste complexo. Por consequência, esses profissionais não conseguem desenvolver esse assunto na sala de aula. A falta de desenvolvimento na sala de aula gera um fragmento na visão dos estudantes sobre a sustentabilidade e educação ambiental. Contudo, o nosso objetivo com esse projeto é compreender como os estudantes da educação profissional e tecnológica pensam e agem em relação a sustentabilidade e a felicidade pública. Todavia, usamos como metodologia, por ora, uma espécie bibliográfica. isto é: realizar leituras para que possamos entender esse conceito e o complexo que está inserido, além disto também estudar como o tema é abordado dentro de sala de aula e maneiras pedagógicas que são usadas. Nossas metas para o final da realização deste projeto é construir um artigo referente a essa temática e desenvolver uma sequência didática para gerar informação e ideias para o tema ser desenvolvido em sala de aula. Portanto, para resolver a problemática desse fragmento sobre o conceito de sustentabilidade e felicidade pública, propomos uma realização dessa sequência didática pedagógica e realização de um artigo. Assim o assunto terá mais facilidade de ser discutido em sala de aula e trabalhará o real conceito do tema, desatando os alunos deste fragmento educacional em relação à sustentabilidade. Para conscientizar os alunos, precisamos primeiro conscientizar os professores.
Palavras-chave
sustentabilidade; educação; alunos