UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS LEIS DO PENSAMENTO

Giovana de Sousa Much | giovanadesousa2001@gmail.com

Evandro Carlos Godoy | evandrogodoy@sapucaia.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

 

Campus: Sapucaia do Sul

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

 

Resumo

É tradicional a afirmação de que a lógica trata das leis do pensamento correto. Kant, filósofo do século XVIII, por exemplo, afirma que esta disciplina trata das regras necessária para o pensamento em geral; ele parece estar dizendo com isto, que a lógica estuda aquelas regras tão básicas e fundamentais, que sem elas o pensamento correto não pode acontecer. Outra tese proposta pelo mesmo autor, mas que é completamente original acerca da lógica, é a de que estas regras abstraem completamente do conteúdo dos raciocínios e dizem respeito apenas a sua forma. Desde então encontra-se nos manuais que à lógica compete tratar centralmente das noções de “consequência lógica”, “forma lógica” e “validade”; noções que têm sua explicação naquilo que faz com que verdades (as premissas) possam ser relacionadas de modo a justificar outra verdade (a conclusão do raciocínio). Surge assim o objeto de nossa pesquisa, que consiste em compreender quais são as leis lógicas e os elementos a partir dos quais elas se efetivam. Como este objeto de estudo é muito amplo, inicialmente a pesquisa restringiu-se ao que Kant pode ter considerado como tal. Uma vez que, no Prefácio da sua obra magna, a Crítica da Razão Pura, este autor afirma que desde Aristóteles a lógica estava pronta e acabada (BVIII), nossa busca orientou-se pela análise de textos e autores anteriores ao século XX, quando a teoria dos silogismos, apresentada por Aristóteles já na Antiguidade, era a expressão maior dos estudos sobre a validade e a forma lógica. Como resultado, ainda parcial, porque continuamos investigando, foi possível identificar que o estudo da validade e da forma lógica dos silogismos fundamenta-se na estruturação de conceitos (termos ou ideias) como superiores ou inferiores por meio da predicação, classificando-os na hierarquia de gênero/espécie/indivíduo.

 

Palavras-chave

consequência lógica; forma lógica; validade