Descarte adequados de pneus

A Coordenadoria de Gestão Sustentável (CGS)/ Reitoria recebeu demandas de alguns câmpus no que se refere a descarte correto de pneumáticos, contamos a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) que nos retornou com a informação de que na Região Sul do Brasil, a Bioquim seria a responsável por este recolhimento em parceria com ANIP.

Fizemos contato com a Bioquim confirmou que possui ecoponto e que recebe pneus de toda a região sul, se colocou a disposição para dispor pneus em seu depósito, e sem custo, mas informou que se precisar que busque os mesmos cobram uma taxa. Nos informaram que recebem pneus inservíveis de pessoa física e  jurídica, possui licença ambiental ativa, e fornecem certificados, nota fiscal e declarações. Os pneus inservíveis e vão para Nova Santa Rita para serem picados, local credenciado pelo programa Reciclanip.

A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010, a Continental juntou-se à entidade. Em 2014, a Dunlop juntou-se à entidade. É considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

Ao longo dos anos, o Programa foi ampliando sua atuação em todas as regiões do País, o que levou os fabricantes a criar uma entidade voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus no Brasil. Assim, em 2007, surgiu a Reciclanip para consolidar o programa nacional de coleta e destinação de pneus inservíveis. As atividades atendem a Resolução Nº 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis. 

Contato www.bioquim.com.br e nosso contato foi com Fábio fabio@bioquim.com.br


TópicoAutorComentáriosÚltima mensagem
Informações sobre descarte de pnemáticos Imagem de Valeska Duarte da Silva GoularteValeska Duarte da Silva Goularte 0 Valeska Duarte da Silva Goularte
qua, 13 jun 2018, 09:32