Para que tenhamos uma
efetiva comunicação e linguagem é essencial que conheçamos as várias formas de
instrumentos e ter conhecimento de como tornar este processo realmente com a
qualidade a que se destina, sabemos que existe uma vasta variação de linguagem
que é colocada como uma diferenciação de nossa espécie, nas
possibilidades de expressão cultural e de inteligência, o que caracteriza a
capacidade do homem de comunicar suas experiências e na necessária resolução de
equacionar problemas de relações entre as pessoas.
Agora imaginemos as pessoas
com deficiência auditiva e as surdas, que entram no cenário das ouvintes
(quando entram) o quão pode se tornar complicado pois encontram-se em
desvantagem com relação a poder se comunicaram normalmente, mesmo porque apesar
de não serem mudas por não existir pessoas mudas, sempre haverá sons sendo
emitidos por esta pessoa que só não fala de forma compreensível oralmente, por
não escutarem o som das palavras, são tratadas muitas vezes de forma
preconceituosa, pré julgadas como desprovidas de de qualquer qualidade, como se
o fato de não poderem se expressar da forma que gostaríamos, ocasionam reações
sendo deixadas de lado, ou tratadas de forma equivocada, sem o devido cuidado
ou respeito. Quando. ocorre tais situações é lamentável e devemos refletir:
"será que não somos nós os deficientes em não conseguir entende-los, ou
também por não procurarmos formas de saber utilizar a sua linguagem que é
considerada a sua primeira língua por força da legislação, que a exemplo de
outras deficiências, foi necessário um sofrida é intensa luta para se chegar ao
que hoje já temos como evolução, mas que muitas pessoas ainda talvez por
desconhecimento de causa ou outros problemas ainda não conseguiram
desmistificar que a Inclusão destas pessoas precisa acontecer de verdade.
Quando a gente faz um Curso
de libras, em qualquer nível, conseguimos adentrar neste universo, que muitas
vezes achamos tão estranho e que no decorrer do curso, ficamos tão surpresos e
muitas vezes não conseguimos realizar os movimentos, as expressões e o tempo
necessário para entender tudo o que a Língua de Sinais nos cobra para que
aprendamos de fato e assim ter e dar acessibilidade necessário para que haja
uma equivalência de oportunidades que as tornem mais autônomas que possam "falar"
e serem ouvidas ,
Temos uma aluna surda no
Campus, de personalidade muito forte e que as vezes quer escolher qual aula
quer assistir de acordo com seu interesse ou então quer que o tradutor seja
"seu professor em determinadas disciplinas", sabemos que esta é uma
situação complicada pois o tradutor fala através do professor da disciplina
específica com conteúdos dele, então a gente conversa com ela, e explica no
caso o tradutor e intérprete, fazendo-a compreender a situação, ela tem
conseguido entender, mas sempre precisamos intermediar com o professor de
Ensino Especial, de Sala de aula e interprete. A referida aluna ficou
responsável uma vez para atuar como colaboradora em um dos Cursos de Libras da
Instituição e se saiu muito bem, sentiu-se valorizada. Ações como estas são
muito importantes para contribuir no empoderamento e permanência do
aluno, pois sentem que estão sendo visualizados de forma respeitosa, ética para
que tenham sua cidadania garantida, que é um dos nossos principais objetivos.
Para que tenhamos uma
efetiva comunicação e linguagem é essencial que conheçamos as várias formas de
instrumentos e ter conhecimento de como tornar este processo realmente com a
qualidade a que se destina, sabemos que existe uma vasta variação de linguagem
que é colocada como uma diferenciação de nossa espécie, nas
possibilidades de expressão cultural e de inteligência, o que caracteriza a
capacidade do homem de comunicar suas experiências e na necessária resolução de
equacionar problemas de relações entre as pessoas.
Agora imaginemos as pessoas com deficiência auditiva e as
surdas, que entram no cenário das ouvintes (quando entram) o quão pode se
tornar complicado, pois encontram-se em desvantagem com relação a poder se
comunicaram normalmente, mesmo porque apesar de não serem mudas por não existir
pessoas mudas, sempre haverá sons sendo emitidos por esta pessoa que só não
fala de forma compreensível oralmente, por não escutarem o som das palavras,
são tratadas muitas vezes de forma preconceituosa, pré julgadas como desprovidas
de de qualquer qualidade, como se o fato de não poderem se expressar da forma
que gostaríamos, ocasionam reações sendo deixadas de lado, ou tratadas de forma
equivocada, sem o devido cuidado ou respeito. Quando. ocorre tais situações é
lamentável e devemos refletir: "será que não somos nós os deficientes em
não conseguir entende-los, ou também por não procurarmos formas de saber
utilizar a sua linguagem que é considerada a sua primeira língua por força da
legislação, que a exemplo de outras deficiências, foi necessário um sofrida é
intensa luta para se chegar ao que hoje já temos como evolução, mas que muitas
pessoas ainda talvez por desconhecimento de causa ou outros problemas ainda não
conseguiram desmistificar que a Inclusão destas pessoas precisa acontecer de
verdade.
Quando a gente faz um Curso de libras, em qualquer nível,
conseguimos adentrar neste universo, que muitas vezes achamos tão estranho e
que no decorrer do curso, ficamos tão surpresos e muitas vezes não conseguimos
realizar os movimentos, as expressões e o tempo necessário para entender tudo o
que a Língua de Sinais nos cobra para que aprendamos de fato e assim ter e dar
acessibilidade necessário para que haja uma equivalência de oportunidades que
as tornem mais autônomas que possam "falar" e serem ouvidas ,
Temos uma aluna surda no Campus, de personalidade muito forte e
que as vezes quer escolher qual aula quer assistir de acordo com seu interesse
ou então quer que o tradutor seja "seu professor em determinadas
disciplinas", sabemos que esta é uma situação complicada pois o tradutor
fala através do professor da disciplina específica com conteúdos dele, então a
gente conversa com ela, e explica no caso o tradutor e intérprete, fazendo-a
compreender a situação, ela tem conseguido entender, mas sempre precisamos
intermediar com o professor de Ensino Especial, de Sala de aula e
interprete. A referida aluna ficou responsável uma vez para atuar como
colaboradora em um dos Cursos de Libras da Instituição e se saiu muito bem,
sentiu-se valorizada. Ações como estas são muito importantes para contribuir no
empoderamento e permanência do aluno, pois sentem que estão sendo
visualizados de forma respeitosa, ética para que tenham sua cidadania
garantida, que é um dos nossos principais objetivos . Visualizar sempre o potencial
de nossos alunos, focar nas suas habilidades e não na deficiência em si.