Fórum de Discussão: Vamos Debater?

Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP

 
Picture of Lucimar Romeu Fernandes
Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lucimar Romeu Fernandes - Wednesday, 24 June 2020, 11:15 PM
 

Aspectos legais da inclusão

Nos estudos até aqui realizados, já foi possível perceber que o caminho percorrido em direção a práticas educacionais inclusivas não é linear, evidenciando tanto avanços quanto rupturas, resistências, atravessamentos, tensões e desafios. No entanto, para que se continue avançando na construção de uma instituição inclusiva, é significativo abrir este espaço para troca de experiências a partir de situações vividas, experienciadas, assistidas, compartilhadas, no contexto da realidade da Educação Profissional Tecnológica ou Educação Superior.

Relate alguma prática inclusiva no seu Câmpus, que você participou ou tomou conhecimento (por exemplo: práticas pedagógicas junto a alunos com deficiência, formação de grupo de estudos, palestras, estudos de caso) que represente avanços nesse processo de busca por um IFAP mais inclusivo.


Picture of Márcia Cristina da Conceição Santos Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Márcia Cristina da Conceição Santos Oliveira - Thursday, 25 June 2020, 9:41 PM
 

Este tópico é excelente! Revisitar esse espaço de lutas, desafios e conquistas ao longo da história da Inclusão no país e no mundo é tornar eficaz nossa luta, é fazer valer cada conquista e ser sobre tudo imbuído de garra para continuar essa história. Vou relatar uma conquista maravilhosa que tivemos no Instituto Federal do Amapá- campus Macapá: Recebemos no integrado um aluno surdo, porém, o grande diferencial desse aluno era que ele só conhecia de libras os mais básicos sinais. A dificuldade dele no inicio era imensa. Porém, aceitamos o desafio de alfabetizá-lo em libras e juntamente com ele o projeto se estendeu a toda a turma do 1º ano que era a turma do aluno. Iniciamos com introdução a Libras, o curso FIC durou 20h/a a turma gostou e o respectivo aluno nos deu uma resposta super positiva, ao longo do primeiro ano do aluno no Ifap, o aluno já tinha avançado muito, levávamos para o ifap comunidades surdas para que o aluno convivesse com outros surdos, aconteciam oficinas, palestras, e seminários durante eventos promovidos pelo campus para que o aluno e os colegas da turma convivessem ao máximo com libras, o AEE do aluno era sempre acompanhado pela professora de Língua portuguesa, professora do AEE e o Interprete de Libras. Assim ao final do curso o aluno já se comunicava fluentemente em libras e a turma aprendeu com fluência  o novo idioma. Uma experiência muito rica e proveitosa!

Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 5:33 PM
 
Que relato emocionante, Márcia! Transformaram um desafio numa conquista maravihosa! Certamente uma experiência inesquecível em que, além de promover a inclusão, se promoveu uma construção da aprendizagem, assim como se levou em consideração algo além da apropriação de conteúdos, que é a valorização da identidade surda. 
Picture of Caroline Maria Costa Barros
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Caroline Maria Costa Barros - Thursday, 2 July 2020, 1:59 PM
 

Que ação  maravilhosa, Márcia!! Isso é reforçar dignidade humana e acesso à direitos básicos. 👏👏👏👏

Picture of Rosa Beatriz Simões Sica
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Rosa Beatriz Simões Sica - Friday, 3 July 2020, 10:58 AM
 

Olá Márcia, muito emocionante o relato. Considero ótimo esta nossa interação aonde podemos compartilhar experiências como essa. Quero te dar meus parabéns por ter levantado a bandeira da inclusão e aceitado o desafio de alfabetizar este aluno. Abraço

Picture of Michelle Yokono Flexa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Michelle Yokono Flexa - Sunday, 5 July 2020, 7:07 PM
 
Acredito ser extremamente interessante e importante debater a respeito deste tema, pois todos nós estamos envolvidos com os acontecimentos na instituição onde atuamos como professores. Um ponto que acho muito relevante é o trabalho que o setor NAPNE tem proporcionado aos docentes o apoio necessário para a inclusão dos alunos da melhor forma possível. Todo início do ano letivo, a equipe deste departamento faz um levantamento dos discentes que com necessidades especiais, identificam cada particularidades e faz um relatório que é repassada aos professores para que estes profissionais saibam como devem proceder dentro de sala de aula. Sabemos que as dificuldades são enormes e que muitos docentes não sabem como proceder em certas circunstâncias, contudo estas orientações que estão sendo dadas tem sido importante para que haja de fato a inclusão  O IFAP também desenvolve palestras e eventos no Campus Macapá para abordar sobre o tema, outro fator que pode ser considerado como positivo e norteador a todos os servidores que atuam lá e ao público externo;. 
Picture of Tatiani da Silva Cardoso
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Tatiani da Silva Cardoso - Monday, 6 July 2020, 2:28 PM
 


Colega Márcia! 

Seu relato é emocionante, motivador. Compartilhar experiência abrilhanta o conhecimento, solidifica nossos objetivos, ideais, floresce nossa busca em difundir nossas ações inclusivas e  divulgar os ideais da política de inclusão.  

Picture of Danilo da Silva Miranda
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Danilo da Silva Miranda - Thursday, 9 July 2020, 3:44 PM
 

Muito bom o relato da profª Márcia.

Minha experiência ocorreu no segundo semestre de 2019 quando me deparei com um aluno autista, em um dos cursos superiores do Ifap. Como entrei no instituto no meio do semestre não participei do encontro pedagógico, onde o NAPNE sempre apresenta a relação dos alunos com alguma deficiência no período letivo. Fui para a sala de aula e já desconfiei de um aluno (que é muito conhecido em Macapá por ter um bloco carnavalesco em seu nome) , porém eu não o conhecia muito bem. Fato é que na disciplina lecionada iríamos apresentar muitos seminários e ele simplesmente não participava de nenhum deles, sempre chegava no fim da aula e gostava de muito de conversar sobre futebol. Fiquei meio perdido e não sabia o que fazer.

Pedi ajuda ao NAPNE e  a professora Tatiane Cardoso(justamente com a equipe) me ajudou bastante a elaborar outras atividades que  despertasse o interesse dele. Porém sentir dificuldades, pois eu tenho apenas 3 de sala de aula e ainda não havia me deparado com este desafio. Entre altos baixos creio que conseguir despertar nele o interesse pela disciplina.

Uma outra observação é relacionada aos pais, que em algumas ocasiões não acompanham o desenvolvimento do seu filho no colégio  e não criam uma rotina para eles, o que acaba dificultando todo o processo de ensino.

Picture of Alan Junior Lima do Espirito Santo
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Alan Junior Lima do Espirito Santo - Thursday, 9 July 2020, 5:58 PM
 

Muito edificante os relatos de experiências vivenciadas pelos colegas, vi que é necessário um verdadeiro jogo de cintura no momento de acolher um aluno especial, além disso, mostrar-lhe o verdadeiro caminho que deve percorrer para alcançar seus objetivos, creio que você está fazendo seu melhor e ainda poderá fazer muito mais com o total apoio da equipe do NAPNE, que não mede esforços para acompanhar e orientar o processo de crescimento intelectual de cada aluno, conforme sua especificidade, mas os esforços realizados não serão em vão, alguns necessitam desse apoio atitudinal responsável para corresponderem as expectativas que se esperam às vezes a curto, médio ou longo prazo, no entanto, pelo simples fato de estar buscando capacitação para avançar no ensino que este curso de inclusão proporciona, nos deixa a frente de muitas barreiras e, pelo que observei faz com que o relacionamento interpessoal entre aluno, família, professor, escola estejam mais interligados em um ciclo necessário de convivência, respeito, troca de conhecimentos, gestão escolar eficiente dentre outros fatores que favorecem a permanência do aluno com deficiência em sala de aula.

Todos em prol do melhor desenvolvimento da pessoa com deficiência, com o intuito de alavancar e aflorar o conhecimento e o ensino de qualidade para todos. O IFAP tem um compromisso firmado com cada aluno, e todos nós como servidores queremos motivar o potencial de cada educando, mostrando-lhes que todos são importantes.

O JIFAP é um dos eventos que oportunizam e incentivam o crescimento do aluno especial. Sabemos que jogar futsal com muleta e sem uma das pernas, não deve ser fácil para ninguém, mas presenciei um aluno mostrando que para ele aquilo era totalmente normal, incrível sua habilidade e potencial e quando caia todos seus amigos estavam ali para ajuda-lo a se levantar mostrando que ele podia contar com o apoio de todos, muitos outros exemplos de superação são vivenciados por pessoas com deficiência que se dedicam e ultrapassam seus limites.


Picture of Amanda Rachel Conceição Ubaiara
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Amanda Rachel Conceição Ubaiara - Tuesday, 7 July 2020, 9:56 AM
 

Profª. Márcia o seu relato é uma verdadeira conquista, parabéns pelo belíssimo trabalho que você realiza no instituto.  Tenho a grande honra de trabalhar em uma sala de aula inclusiva e com a sua ajuda todos os meus medos e inseguranças, desafios e barreiras que encontrei pude superar, sempre com aquele jeitinho todo carinhoso e atencioso. Gratidão.

Picture of Carlos Alexandre Santana Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Carlos Alexandre Santana Oliveira - Tuesday, 7 July 2020, 1:50 PM
 

Boa tarde,

Profa Márcia, obrigado pelo relato.  Ele confirma o quanto devemos nos empenhar para que a educação inclusiva  aconteça efetivamente.

Parabéns!!!
Picture of Salvador Rodrigues Taty
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Salvador Rodrigues Taty - Thursday, 9 July 2020, 11:47 AM
 

Concordo contigo colega Márcia esse aluno surdo foi meu aluno no 2º  ano do ensino médio no IFAP e foi um grande desafio para mim como professor, primeiro porque a Química do 2º ano do ensino médio é chamada de Físico Química envolve muitas fórmulas Químicas, Físicas e muitos cálculos matemáticos e como trabalhar a Química do 2º ano com um aluno surdo porque sempre queria saber se ele entendia a aula, eu me escrevi para fazer o curso de libras mais acabei desistindo por causa dos horários de sala de aula e não tenho conhecimento de libras e na minha formação na Universidade federal na época não tinha essa disciplina de libras o aluno resistia em não querer um Professional de libras na sala porque dizia que não era necessário para ele, e as orientações que recebi e todo acompanhamento recebido pelo NAPNE de como proceder, mudanças na metodologia utilizada assim como nas avaliações realizadas foram muito importantes para mim como professor fez a diferença pelo sucesso do meu aprendizado e do aluno e inclusive o aluno se encontra atualmente na Universidade, parabéns ao NAPNE pelo trabalho que tem realizado no Instituto Federal do Amapá.

Picture of Aiannia Marçal Cavalcante
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Aiannia Marçal Cavalcante - Thursday, 9 July 2020, 12:55 PM
 

Inspirador

Picture of Welton de Lima Cordeiro
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Welton de Lima Cordeiro - Thursday, 9 July 2020, 5:19 PM
 

Cara colega Márcia Cristina,

Foi realmente um lindo exemplo de como a instituição deve adaptar-se as necessidades dos alunos e não o contrário.

No campos de Laranjal do Jarí também temos um projetos de Libras parecido, ele é ofertado para os todos os interessados: professores, alunos, técnicos administrativos, assim como para a comunidade em geral que deseja conhecer esse novo e envolvente universo.


Picture of Joyce Priscila Vitor dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Joyce Priscila Vitor dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 9:55 PM
 

Que bom ler o seu relato Márcia, cheguei recentemente ao IFAP e infelizmente, com a pandemia, não tive a oportunidade de vivenciar essas experiências, mas tenho certeza que o IFAP realiza e realizou trabalhos incríveis nesse aspecto, pois essa é a política que vejo em cada setor e profissional do IFAP. 

Picture of Elaine Aparecida Fernandes
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elaine Aparecida Fernandes - Friday, 26 June 2020, 5:02 PM
 

Olá, aqui no campus onde atuo, a comunidade escolar está sempre buscando formas, de estar incluindo o estudante nas atividades acadêmicas, a última que acompanhei foi em fevereiro (concurso de danças/carnaval), foi muito bom, todos participaram. 

Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 5:38 PM
 

Que bom, Elaine. Uma boa forma de incluir. E, na sua opinião, de que outras formas você acha que aí, nessa realidade que você vivencia diariamente, poderiam ser incentivadas novas práticas de inclusão? 

Picture of Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira Amorim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira Amorim - Tuesday, 30 June 2020, 6:58 PM
 

Boa tarde gente,

Nas muitas Acões Afirmativas, Reuniões Técnicas. Encontros Nacionais de NAPNE entre outras coisas que participei, enquanto Gestora Estadual do TEC NEP, Responsável por Ações Inclusivas do IFAP, poderia relatar muitas experiências com alunos com Necessidades Educacionais Especificas, uma mais enriquecedora que a outra, devo dizer que aprendi muito com tudo isso, em especial porque no início do trabalho de Inclusão no IFAP, não sabia nada sobre o real significado da palavra, ou pelo menos assim pensava e confesso que me deu muito medo em lidar com algo que sabia ser muito importante para que  ocorresse efetivamente, comecei então a entrar com vontade neste mundo, porque ví as dificuldades que as pessoas em geral passavam e que cada um era bem diferente do outro, mas nem por isso menos importante ou digno de fazer valer tanta luta, para que se modificasse o quadro que se apresentava. Sempre falo que a Inclusão no IFAP, nasceu praticamente junto com sua implantação como IF, que foi por sinal um dos últimos a ser implantado no Brasil, mesmo porque nós não tínhamos Escolas Técnicas Federais, nem CEFET, portanto foi um feito, diria pioneiro e de grandes benefícios para o nosso Estado.

Mas vou me reportar aqui a um fato que ocorreu no campus Macapá, com uma aluna que já estávamos acompanhando desde que ela conseguiu através de processo seletivo e cota para PCD, o acesso ao CURSO PROEJA, Área Alimentação sua deficiência visual,  se devia a consequência de catarata, e aos 9 anos de idade ficou cega, então parou de estudar...resultado após acredito seis anos, resolveu voltar a estudar e fez exame de massa, mas foi alfabetizada de forma tradicional e seu grande desafio foi aprender Braille, fazer estágio no seu curso e o nosso foi precisar contratar de forma temporária uma professora de Ensino Especial que tivesse Especialização em Braille e enquanto isso não ocorria, tentamos de várias formas mantê-la na Escola, seus professores a deixaram bem a vontade na turma e recorremos aos seus colegas de t, embora ela não aceitasse andar com a bengala e parecia bem autonôma e inteligente, o NAPNE sempre atento ao repasse de materiais de sua aulas, que encaminhávamos ao CAP, que sempre foi um grande parceiro e apoiador em nossas instituições, e solicitamos também ajuda deles em alfabetiza-la em braille, em orientação e mobilidade, Depois foi finalmente conseguido a contratação temporária da Profissional de Ensino Especial. que foi de extrema importância na concretização do sucesso de nossa educanda, que facilitou dando a acessibilidade necessária para correta relação entre todos os os envolvidos na situação. O que posso dizer foi que ela conseguiu e aqui enfatizo com a contribuição do NAPNE e de muitos profissionais, se formar, recebendo inclusive seu Diploma em Braille, e foi maravilhoso vivenciar tal experiência, e saber que em situações tão adversas tivemos uma bela vitória,  tais coisas é que nos impulsionam a acreditar no potencial de cada um.

 


Picture of Anilda Carmen da Silva Jardim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Anilda Carmen da Silva Jardim - Wednesday, 1 July 2020, 8:10 PM
 
Olá amiga Nazaré tive a oportunidade de acompanhar seu trabalho desde 2011 quando você e sua equipe coordenaram o I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFAP, 1º CURSO DE LIBRAS quando o Instituto ainda estava em processo de implantação no Amapá e daí em diante muitas outras conquistas foram realizadas, dentre elas O FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O  1º ENCONTRO DOS NAPNES voltado para a comunidade interna do Ifap, o II e III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,  A IMPLEMENTAÇÃO DO PISO TÁTIL NA INSTITUIÇÃO e muitas outras ações voltadas para a promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência em nossa instituição.

Gostaria de relatar a experiência de uma servidora do Campus Macapá com deficiência visual , que foi aprovada no processo seletivo para o Mestrado em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em sua pesquisa, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Tecnologia da Informação e Comunicação: ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapá”. Sua pesquisa busca ajudar muitos estudantes cegos com dificuldade, para que possam tirar o melhor proveito das tecnologias disponíveis na atualidade.


Picture of Graça Auxiliadora Nobre Lopes
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Graça Auxiliadora Nobre Lopes - Sunday, 5 July 2020, 10:45 AM
 

Obrigada Anilda por lembrar desse desafio. Todos os servidores do Instituto são responsáveis por cada uma das atitudes que contribuiram no respeito a inclusão atitudinal. Portanto, é maravilhoso ter seu trabalho reconhecido por todos os profissionais do IFAP. 

Picture of Anilda Carmen da Silva Jardim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Anilda Carmen da Silva Jardim - Sunday, 5 July 2020, 9:56 PM
 

Olá graça, boa noite.. sua trajetória escolar é um exemplo de superação e reconhecer essa capacidade de aprender e de se constituir nesse processo de inclusão é muito importante. As vezes só precisamos de uma oportunidade para desenvolver nosso potencial de conhecimentos. O espaço escolar pode auxiliar no enfrentamento dessas dificuldades, muitas vezes impostas pela diferença.

Abraço.


Picture of Alain Roel Rodrigues dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Alain Roel Rodrigues dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 10:01 AM
 

Muito boa lembrança Anilda Carmen da Silva Jardim, foi a primeira coisa que me veio a mente! A grande conquista da colega Graça Auxiliadora, tive a honra e a felicidade de conviver e participar deste momento impar assim que entrei para o IFAP, e sei bem das batalhas da Graça!

Gostaria de relatar a experiência de um aluno do Campus Santana, do curso Técnico Subsequente em Logística com deficiência auditiva. Estava apenas iniciando o ano e não estávamos preparados para recebe-lo, mas ele erá perseverante, motivado e motivador, nossa comunicação era difícil, mas professores e alunos fomos nos adaptando e evoluindo.

Agora estou no Campus Laranjal do Jari, e ali temos varias historias de batalhas e conquista semestre a semestre...

Picture of Leandro Luiz da Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Leandro Luiz da Silva - Friday, 3 July 2020, 11:50 AM
 

Boa tarde, 

Também tive a oportunidade de presenciar, mesmo que por um tempo mais breve, o avanço dessa aluna durante o período em que ministrei aulas para a turma. Ela foi a primeira aluna com deficiência visual que tive e todo o apoio oferecido pelo NAPNE foi fundamental para a adaptação da minha metodologia em sala e, consequentemente, para um melhor aproveitamento do conteúdo pela aluna. Lembro-me de orientações como a verbalização de todos os processos em desenvolvimento na sala de aula, promoção de atividades colaborativas, repasse de material para confecção da versão em Braille e, obviamente, o cuidado com referências a imagens, gráficos, enfim, tudo o que muitas vezes expomos ou escrevemos no quadro sem descrever ou narrar verbalmente. A observação feita pela colega Nazaré de que a aluna recebeu seu diploma em Braille ilustra a necessidade de trabalharmos para garantir qualidade de ensino e inclusão dos primeiros dias de aula ao dia da graduação.

Foto Elis
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elisângela Morais Braulio - Wednesday, 8 July 2020, 3:05 PM
 

Que bela experiência, prof. Nazaré, para mim é muito gratificante ler relatos tão positivos, bem como os comentados pela colega Márcia, Roni, Prof. Ivanildo, dentre outros colegas que tiveram o privilégio de ter em suas turmas alunos com alguma necessidade específica, eu os classifico como privilégiados porque apenas ao lado dessas pessoas é que nos damos conta do quanto ainda temos a aprender, quando nos deparamos frente as necessidades é que se ressoam aos nossos ouvidos a "educação para todos" e do seu direito de receber uma educação inclusiva e de qualidade para sua formação profissional, técnica e tecnológica e ainda a superior..


Picture of Ivanildo dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ivanildo dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 11:14 AM
 

Nesta oportunidade, quero falar da prática, sem uma linguagem técnica, que você Elisângela, na sua paciência, observações, e compartilhamento sugestivo claro, objetivo nas construções e mediações é que nos aprender, é que nos motiva sem perceber e o movimento da inclusão precisou e está precisando de pessoas como você, que nos lembra com carisma, que nos solicita com inteligência. Viver neste contexto é o que estamos sendo lapidados, lembrados, reorientados e que bom vê a mobilização sua, a Prof{a Nazaré é tridimensionalmente ou seja espirito, corpo e alma dela é preocupada com as práticas em todos os seus aspectos, não posso esquecer o Raulian, ele é único, e o docente nas suas práticas que promove o bem estar no ambiente de trabalho. São esses detalhes que estão nos fazendo entender todo um processo para aplicar em nossas práticas. Então parabéns à você e todos do IFAP, que estão buscando novos horizontes Inclusivos.

Picture of Salvador Rodrigues Taty
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Salvador Rodrigues Taty - Thursday, 9 July 2020, 12:04 PM
 

Depois de ter estudado o Texto sobre Aspectos Legais de Inclusão assim como assistir os vídeos e os materiais complementares gostaria de dizer colega Maria de Nazaré que concordo contigo sobre toda a capacitação oferecida pela Instituição, gostaria de dizer que a cada ano temos recebido mais alunos com necessidades especiais visto que os pais dos alunos tem acompanhado o trabalho realizado pelo NAPNE e sente-se confiante para deixar os filhos na instituição, eu acompanhei um aluno que é deficiente e que gosta de dançar e praticar esportes no ginásio da Instituição mais os pais não queriam porque diziam que o aluno iria se machucar percebi que o aluno na sua casa os pais não aceitavam que o mesmo praticasse algum esporte com medo de se machucar, mais no IFAP os pais foram orientados e o filho hoje joga, dança, brinca e se diverte esse é um aspecto legal da inclusão que o IFAP/NAPNE vem realizando na instituição que tem feito com que os pais confiam na instituição e matriculam os seus filhos e como disse anteriormente a cada ano recebemos mais e mais alunos com deficiência. 

Picture of Elaine Aparecida Fernandes
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elaine Aparecida Fernandes - Friday, 3 July 2020, 11:51 AM
 

Então, na minha opinião , acredito que o caminho seja este, de sensibilização, oficinas, palestras ... é um desafio todos os dias, muito muito importante incluir sempre as famílias nessas programações, desta forma o processo se fortalece ainda mais...

Elaine Fernandes.

Picture of Cristina Coutinho de Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Cristina Coutinho de Oliveira - Friday, 26 June 2020, 5:26 PM
 

Boa tarde a todos. 

Quando iniciei este curso, de imediato observei que nesta plataforma está em funcionamento o plugin de acessibilidade da Hand Talk! Gostei muito dessa ideia. 

No curso superior a distância de Licenciatura em Pedagogia, temos dois alunos que são deficientes visuais. E fiquei imaginando o quanto este recurso os ajudaria a interagir no AVA de uma forma mais dinâmica e autônoma, tornando as aulas mais acessíveis e inclusivas.  

E, justamente hoje, dia 26/06/2020, fizemos uma atualização na nossa plataforma, no qual inserimos vários recursos e, entre eles, está o plugin de acessibilidade em Libras. E hoje, o Moodle do IFAP também conta com o auxílio do carismático Hugo, rs. 

Assim, penso que essa ferramente poderá contribuir muito com os alunos que possuem essas necessidades especiais. 

Cordialmente, 
Cristina.  

Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 5:54 PM
 

Certamente, Cristina, estes recursos de acessibilidade facilitam e muito e se constituem em premissas básicas para a construção de efetivas práticas de inclusão. 

Picture of Telma Adriana Souza Lobato
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Telma Adriana Souza Lobato - Tuesday, 30 June 2020, 6:34 PM
 

Que atualização ótima!


Com certeza é um avanço para alcançarmos um ambiente acessível e equitário!

É importantíssimo, como profissionais de um Instituto Federal, nos preocuparmos com a acessibilidade diariamente e em todos os aspectos da nossa vida.

Picture of Ronielson da Costa Gonalves Figueira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ronielson da Costa Gonalves Figueira - Tuesday, 7 July 2020, 4:20 PM
 

Excelente atualização! Usar a tecnologia com a finalidade de melhorar o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais específicas e fundamental.

Picture of Daniel Santos Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Daniel Santos Barbosa - Tuesday, 7 July 2020, 8:11 PM
 

Boas colocações, professora, realmente é um diferencial uma plataforma que abarque a todos indistintamente, denotando a importância de incluir a todos, além de mostrar o compromisso e comprometimento com a legislação vigente que trata da inclusão da pessoa com deficiência.

Picture of Salvador Rodrigues Taty
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Salvador Rodrigues Taty - Thursday, 9 July 2020, 12:09 PM
 

Cristina com certeza esses recursos ajudam muito, na Licenciatura em Química tivemos uma aluna com deficiência de visão e o NAPNE deu uma lupa para a aluna nós fomos orientados a aumentar o tamanho da letra dos eslaides assim como as provas, hoje a aluna se encontra formada em Licenciatura em Química.

AndreFreire
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Andre Luiz da Silva Freire - Saturday, 27 June 2020, 8:00 AM
 

Olá colegas, percebe-se que a luta de uma educação para todos, não é dos dias atuais, ao longo dos anos a sociedade e a escola através das políticas públicas discutidas internacionalmente e nacionalmente vem se adaptando para cumprir o seu papel principal, a formação do individuo preparado para conviver com as diferenças. Percebe-se também que a escola e professores precisam reaprender sobre o seu próprio espaço de convívio. Vamos imaginar um professor com vasta experiência, de anos a frente da mesma componente curricular e acostumado com seu público do ensino "regular", muitas das vezes, podemos imaginar que este professor pode entrar em sala de aula no automático (como aquele que aprendeu a andar de bicicleta ou dirigir um carro), já sabe exatamente como agir e trabalhar, quase que um trabalho repetitivo, pois bem, o professor estaria acostumado com um "padrão" de alunos "sem diferenças". É hora de reaprender a andar de bicicleta, e cursos, como este, são as primeiras pedaladas para que possamos perceber este novo cenário. 

Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 5:59 PM
 

Muito boa reflexão, André! Realmente a luta pela inclusão vem sendo construída através dos tempos. E muito temos ainda a fazer. Na sua opinião, aí na sua realidade diária, que iniciativas poderiam ser tomadas para possibilitar avanços na questão das práticas inclusivas? 

Picture of Lidiane de Vilhena Amanajás Miranda
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lidiane de Vilhena Amanajás Miranda - Sunday, 28 June 2020, 7:42 PM
 

No campus que trabalho realizou um Encontro de Inovação envolvendo estudantes, servidores e pessoas da comunidade, com a temática de economia digital, criativa e solidária, abordamos os desafios da pessoa surda na área da economia, sua relação nas atividades comerciais. Estávamos buscando ser mais integrativos e inclusivos. Conseguimos envolver os alunos a perceber e conduzir atividades em prol deste paradigma da educação inclusiva.

http://www.ifap.edu.br/mais-noticias/ii-encontro-de-inovacao-e-realizado-no-campus-avancado-do-oiapoque


Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 6:05 PM
 

Ótima iniciativa e pude ver na reportagem o envolvimento de mais alguns colegas que estão realizando este curso. O envolvimento de todos na causa da inclusão só tem a acrescentar e enriquecer na busca por uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

Picture of Márcia Cristina da Conceição Santos Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Márcia Cristina da Conceição Santos Oliveira - Wednesday, 1 July 2020, 8:28 PM
 

Lidiane, seu exemplo é muito bom. A participação de alunos surdos em eventos contextualizados ajudam muitíssimo os docentes a integrarem-se ao mundo real, suas necessidades, seus desafios e sua inserção no mercado de trabalho. Parabéns pela bela iniciativa!

Picture of Katsumi Letra Sanada
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Katsumi Letra Sanada - Monday, 29 June 2020, 6:26 PM
 

O contexto da inclusão pessoal a quem precisa, envolve uma  significância oriunda de grandes perspectivas históricas de lutas e conquistas, assim dedicadas por aqueles que antes não havia vozes. É salutar viver sobre as sobras do esquecido, uma vez que, a própria nação esquece que somos um só. Se agíssemos com consciência e respeito a quem realmente precisa,  não seria necessário  leis ou movimentos sociais para garantir direito dessas pessoas, pois o melhor reconhecimento começa pela sua  consciência e atitude de querer mudar. 

Naturalmente é comum encontramos em determinado campo social,  situações desconfortantes de como saber se comportar ou atuar diante de pessoas com necessidades especiais, acredito que isso, seja uma das causas que gera uma atitude de preconceito. Agora tratando especificamente dentro de um ambiente educacional, nos dias atuais, podemos dizer que houve sim grandes avanços de seus profissionais em buscar qualificação, quanto adequação compartilhada a quem necessita exemplo encontra-se minha própria pessoa hoje aqui presente em curso.

Sobre minha experiência, afirmo ainda, não me sentir preparado como educador em lhe dar com este tipo de momento especial de ensino e aprendizagem com alunos com algum atendimento especializado chegado em sala de aula, vejo que preciso bastante dessa qualificação justamente para me refinar na compreensão melhor deste meu desafio, mesmo sabendo que, sempre temos o instituto aparando com seus suportes e apoio técnico de como devemos lindar com essas situações de dificuldades. Recordo-me ter assistido recentemente uma ação coletiva de alunos surdos, cantando em libras, grupos misturados de pessoas do ensino comum que desenvolvia a equidade da experiência de cantar juntos de forma natural. Exemplos como esses que me inspira em está sempre me aperfeiçoando e buscando o melhor como um profissional da educação.    
Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 6:09 PM
 

Muito boas reflexões, Katsumi. Que bom que você considera válida essa busca pelo aperfeiçoamento, pois na verdade estamos todos aprendendo diariamente com os desafios impostos seja na profissão, seja na vida em sociedade. 

Picture of Daniel Santos Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Daniel Santos Barbosa - Tuesday, 7 July 2020, 8:17 PM
 

Suas palavras encaixam perfeitamente na atual conjuntura a que estamos expostos, é sabido que a luta por direitos da pessoa com deficiência está marcada na historiografia de nossa sociedade, este fator faz com que repensemos nosso papel como cidadão e enquanto profissionais da área da educação, pois é indispensável que estes brasileiros tenham seus direitos assegurados e garantidos.

A autonomia de ir e vir, sem que se tenha nenhum tipo de barreira é um direito originário e essencial para estes alunos, o caminho ainda é longo, para efetivação de tal direito, mas o aperfeiçoamento neste temática denota o quão comprometidos os profissionais da área educacional estão para mitigar estas questões.

Picture of Themis Corrêa Veras de Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Themis Corrêa Veras de Lima - Tuesday, 30 June 2020, 10:45 AM
 

Tive uma experiência com uma aluna no IFAP, Campus anterior em que eu estava lotada, a mesma apresenta deficiência de natureza física e o Campus sempre procurou assistir à aluna providenciando uma mesa com maior acomodação,  acompanhava junto ao NAPNE o processo para a possível utilização de uma bota que seria muito importante para  proporcionasse o bem-estar da aluna. Toda a Equipe Pedagógica, com docentes e todos profissionais atuantes no Campus prestavam o acolhimento à aluna de forma amorosa, enfatizando aqui o cuidado de seus colegas de classe para com ela, os quais se preocupavam quando ela faltava (não era hábito da aluna), pois já sabiam que ela poderia estar doente; a aluna era tida na classe como "a mãezona" a mesma relatava que gostava de ser considerada assim, pois seus colegas de classe gostavam de conversar com ela, ouvir seus conselhos e isso a fazia se sentir importante. O IFAP Campus Avançado Oiapoque-AP sempre prestou assistência a esta aluna e a mesma tem uma gratidão imensa por esta instituição.

Picture of Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira Amorim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira Amorim - Tuesday, 30 June 2020, 5:38 PM
 

Boa tarde Themis e demais colegas,


Achei de extrema importância o que relatou sobre a aluna que foi acolhida com tanto carinho e apoio tanto do NAPNE,, da Equipe Pedagógica, professores e todos profissionais que é nosso comprometimento institucional,  mesmo em meio a tantos obstáculos, quanto por seus colegas de turma, que não só “a aceitaram” mas se “misturaram e nutriam respeito  fazendo o certo, dando-lhe oportunidade e acessibilidade atitudinal, o que resultou na auto estima e bom desempenho da educanda, porque nada melhor que oportunizar “dignidade” e não  achar que devemos sentir pena, ou simplesmente ignora-la como infelizmente vemos tais procedimentos ainda. Esta é mais uma prova de que quando há boa vontade, mesmo que sejam direitos assegurados pelas legislações vigentes, que neste caso não foi “necessário”, porque a conscientização do que a Inclusão significa já alcançou e galgou muitos degraus

Picture of Darléia Machado Ziegler
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darléia Machado Ziegler - Tuesday, 30 June 2020, 6:14 PM
 

Que lindo e emocionante relato, Themis. Ações que contribuem para o processo inclusivo.

Picture of Ana Claudia Figueiredo Martins Penha
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ana Claudia Figueiredo Martins Penha - Tuesday, 30 June 2020, 10:21 PM
 

Olá colegas! Logo no meu primeiro ano de trabalho no Ifap, em 2016, pude participar do Fórum de Educação Inclusiva. O evento foi bastante interessante e promoveu discussões riquíssimas a respeito da educação profissional inclusiva. Fiz parte da equipe de apoio e pude ver o comprometimento dos profissionais em realizar um evento que fosse realmente inclusivo. Desde a chegada dos participantes houve a preocupação de orientá-los conforme suas necessidades.  Além deste evento, também vejo que o NAPNE vêm buscando desenvolver um trabalho voltado para educação inclusiva, como por exemplo, a  oferta de cursos FIC de Libras tanto para alunos, servidores e comunidade externa. 

Picture of Caroline Maria Costa Barros
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Caroline Maria Costa Barros - Tuesday, 30 June 2020, 9:42 PM
 

Isso é muito legal e renovador de esperanças, pois essas ações são sempre bem-vindas,  principalmente em casos como esse. Lembrei também de situação semelhante, também no campus de laranjal do Jari no Amapá,  em que Instituto conseguiu um tablet especializado para aluna que possuía deficiência motora e era isso que permitia ela fazer as atividades,  realizar provas e fazer pesquisa no bacharelado de administração.  "Pequenas ações " são capazes de mudar nossas vidas e a vida do próximo. 

Erislane
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Erislane Padilha Santana - Thursday, 2 July 2020, 6:33 PM
 
Boa noite Colegas, a professora Themis relatou o acolhimento e o cuidado que o Instituto como um todo tem ao tratar as pessoas com deficiência. Essa ação é a inclusão integrando o aluno no meio social. No Campus Laranjal do Jari temos a Leonice que é cadeirante, ela é acolhida logo quando chega, seja pelo assistente de aluno, porteiro, amigos de sala, sempre tem alguém aguardando-a para deixá-la em sala de aula. O espaço físico é adaptado as suas necessidades e os amigos sempre estão dispostos à ajudá-la, se estão na cantina, a Leonice está também, é uma pessoa muito querida. Ela é sempre atendida pela coordenadora do Napne Vera Lúcia Nobre que dar o suporte necessário no processo de aprendizagem, assim como os seus professores. Temos uma equipe voltada não só para um aluno, mas para todos, garantindo o acesso ao ensino de qualidade. Posso afirmar que a Leonice tem os seus direitos garantidos.
Picture of Odília Ferreira Cozzi
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Odília Ferreira Cozzi - Monday, 6 July 2020, 10:23 PM
 

Querida Erislane, bem lembrado. A nossa aluna cadeirante, que nos enche de alegria por ver tanta motivação em seu olhar.  Você lembra do nosso ex-aluno do Proeja, o Alexandre? Um aluno que me deixava sem saber o que fazer. Passava a noite passeando pelo Campus. Na época que o recebemos ainda não tinha chegado a prof. Vera de Educação Especial. Eu estava como Coordenadora e pedia o laudo do aluno para sua responsável e ela, mãe, nunca trouxe. Até que chegou a profissional capacitada, prof. Vera e que nos acudiu em todos os sentidos, nos fez relaxar diante do desconhecido. Ano de 2016 foi difícil pois apesar da gente buscar conhecimento, não tínhamos experiência. E de fato o profissional habilitado é de suma importância para que estejamos respaldados dos cuidados que devemos ter e de como nos posicionar diante de cada especificidade.

Erislane
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Erislane Padilha Santana - Tuesday, 7 July 2020, 5:15 PM
 

Lembro sim professora, O aluno Alexandre sempre estava no setor de assistência estudantil se disponibilizando para ajudar, pedia o computador para efetuar suas tarefas e ao disponibilizar, ele ficava tão feliz, se sentia útil e importante como se fosse um servidor. Uma pessoa muito agradável e capaz, com certeza conseguiu concluir com êxito a sua trajetória no IFAP.

Picture of Valneres Rodrigues de Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Valneres Rodrigues de Lima - Thursday, 9 July 2020, 6:55 PM
 
Professora Odília, tive o prazer de conhecer os alunos que você compartilhou e ser professor dos mesmos. Considero que  foi um desafio para todos nós, pois não tínhamos a professora de educação especial e nem éramos qualificados para atendermos as necessidades existentes. Diante disso, lembro do documentário da história e luta por uma inclusão , no qual é relatado as dificuldades vividas e barreiras encontradas  pelas pessoas que necessitam de condições especiais . o que podemos observar é que há uma deficiência no sistema, no atendimento, na receptividade de pessoas que necessitam de um olhar que não seja de caridade, mas que seja de garantia de direitos, conquistados por meio de leis e decretos. Nossa missão é  estar atentos e perceber a importância de uma educação inclusiva, pois todos merecerem o melhor atendimento. A Luta deve ser constante, pois vivemos em uma sociedade bem diversificada, cada um de nós com limitações e expectativas e assim são também nossos alunos. Eles merecem e precisam de nós para que se sintam inclusos.   
Andreuma
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Andreuma Guedes Ferreira - Thursday, 9 July 2020, 9:15 PM
 

A minha primeira experiência foi em 2010, no Campus Laranjal do Jari, na turma do curso Técnico em Secretaria Escolar com o sr José, deficiente visual, pois todos os docentes buscavam uma forma imediata de resolver, inclusive um certo retardo na aprendizagem, e no entanto não tínhamos o "suporte dos procedimentos" tal como temos hoje. Ainda assim, o setor pedagógico, em uma de suas inúmeras funções formulava algumas reuniões para decisão conjunta, inclusive sobre o rendimento do educando e assim fazíamos no intuito de garantir a sua permanência e o seu aprendizado. A turma era bastante unida, (eram servidores municipais e já se conheciam de ambientes afins da educação) o que contribuiu e motivou o aluno mencionado até o final.

já a turma mencionada pela professora Odília nos deixou aprendizados e a persistência de dois me comoveram. As dúvidas inerentes ao comportamento, ao diálogo, ou do como agir de forma geral nos deixou inseguros em sala de aula, principalmente diante das crises constantes dos alunos. Daí a ênfase no preparo de todos os profissionais que atuam na educação, além da disponibilização de todos os recursos necessários para um aprendizado efetivamente de qualidade, considerando cada curso técnico que temos nos IF's. 

 

Picture of Flavia Videira Borges
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Flavia Videira Borges - Wednesday, 8 July 2020, 12:36 AM
 
Boa noite, colega Themis.

Cheguei recente ao campus oiapoque, e fui convidada a assumir NAPNE, a experiência com essa aluna é sempre relatada pelos colegas com carinho, é muito significativo não só para a aluna, mas para todos os servidores do campus que conseguiram atender as necessidades da aluna e envolve-la efetivamente nas aulas. É muito motivador o compromisso que os servidores do campus têm com as ações inclusivas.
Picture of Caroline Maria Costa Barros
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Caroline Maria Costa Barros - Tuesday, 30 June 2020, 9:37 PM
 

O ifap está sempre incentivando a inclusão das pessoas com deficiência.  Uma das ações de grande engajamento no campus de laranjal do Jari,  na parte   sul do estado do Amapá,  foi o curso de libras, organizado pelo centro de línguas.  Foi importante ter a possibilidade de acesso à esse idioma e de ver isso sendo levado para o interior do nosso estado.  A professora da disciplina tbm é um exemplo de sensibilidade e pertence ao NAPNE do campus.♥️

Picture of Ana Claudia Figueiredo Martins Penha
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ana Claudia Figueiredo Martins Penha - Tuesday, 30 June 2020, 10:28 PM
 

Muito enriquecedor esse espaço de discussão! Tô gostando muito de ler os relatos. Com toda certeza todas as ações desenvolvidas fizeram total diferença na vida dos alunos e de todos que vêm buscando promover a educação inclusiva tanto no Ifap como nos diferentes espaços sociais. 

Picture of Rosa Beatriz Simões Sica
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Rosa Beatriz Simões Sica - Friday, 3 July 2020, 11:31 AM
 

Olá Caroline, bem interessante saber sobre as ações e engajamento que ocorrem no Campus Laranjal do Jari em relação a Libras, foi importante levar a possibilidade de acesso a Libras ao interior do estado. Abraço

Picture of Telma Adriana Souza Lobato
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Telma Adriana Souza Lobato - Tuesday, 7 July 2020, 7:27 PM
 

Com certeza! Tive o prazer de participar como aluna e coordenadora! Essa sempre foi a área da inclusão que mais me interessou. Meu filho é surdo unilateral e o ensinei algumas coisas que aprendi no curso.

Foram momentos enriquecedores como profissional e ser humano! 

A professora Vera é um ser humano belíssimo e super empático!

Picture of Luciana Rodrigues Resende Ferreira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Luciana Rodrigues Resende Ferreira - Wednesday, 8 July 2020, 11:22 PM
 
Ao longo da minha trajetória enquanto professora no campus Laranjal do Jari acho que o momento que mais se destacou nesse sentido foi realmente o curso de Libras ministrado pela prof. Vera ano passado. Me arrependo até hoje de não ter me inscrito! Fui professora do curso de Língua Inglesa, ministrado durante o mesmo período, e fiquei feliz de ver que das três turmas que estavam se formando (duas de inglês, uma de libras), a de Libras era a mais numerosa. Foi uma iniciativa importante e necessária!
Picture of Caroline Maria Costa Barros
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Caroline Maria Costa Barros - Thursday, 9 July 2020, 1:31 PM
 

Telma, vc foi uma ponte importantíssima para o estudos de libras em laranjal do Jari, coordenando o centro de línguas. 👏 Ações como essas mudam vidas de verdade.   Daí a importância de efetuarmos os mandamentos legais q abordam a proteção da pessoa comdeficiência,  seja em nível nacional ou internacional. Sou professora de direito e sei o quanto a realidade pode ser diferentes da lei, ainda que ecustan órgãos que lutem pela sua aplicabilidade. Atualmente,  a proteção da pessoa com deficiência está melhor regulamentada, porém ainda são grandes os empecilhos e falta de políticas públicas que ajudem a tirar do papel direitos básicos. 

Picture of Anilda Carmen da Silva Jardim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Anilda Carmen da Silva Jardim - Tuesday, 30 June 2020, 10:41 PM
 

Em relação as práticas desenvolvidas com educandos que possuem deficiência, nós profissionais da educação temos sempre que buscar novas opções de recursos que ajudem a melhorar nossa práxis. Por mais que tenhamos experiência no ensino, nunca nos sentiremos totalmente preparados para enfrentar as diversas situações que surgem em sala de aula, principalmente quando se fala em inclusão, pois muitas barreiras precisam ser quebradas, principalmente as barreiras atitudinais. No ensino médio, tive a oportunidade de trabalhar com um aluno com cegueira congênita, mas apesar dessa deficiência demonstrava uma grande capacidade de aprender, era um aluno independente, participativo e interessado nas aulas e fazia muitos questionamentos em sala, como se não possuísse nenhuma deficiência. Essa vivência com esse aluno me ajudou a compreender que sua dificuldade em enxergar não comprometia sua capacidade intelectual ou falta de interesse pelos estudos. Esse aluno ingressou na faculdade e foi aprovado em concurso público para a área jurídica. Isso nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da escola e perceber o quanto ela é importante no desenvolvimento das potencialidades dos educandos, sei que o trabalho do professor é desafiador, mas ao mesmo tempo instigante e rico em experiências significativas.


c
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Cristiane da Costa Lobato - Thursday, 2 July 2020, 8:45 AM
 

Olá, prezados!

Uma das experiências que tive no IFAP, campus Macapá, foi por meio de uma atividade de intervenção preventiva em 2019 em uma turma de 1º ano do ensino médio integrado/integral, na qual tem dois alunos autistas e um com deficiência física. A atividade envolvia dividir a turma em 5 grupos para montagem de peças geométricas de quebra-cabeça, sendo que em quatro grupos havia uma peça que não se encaixava, pois estavam em outros grupos. A dinâmica tinha como objetivo integrar a turma e em uma atividade em que os alunos com necessidades educativas específicas pudessem se sentir integrados, além disso levar a percepção do "erro". E ao ser dito que um integrante de cada grupo podia observar os outros grupos era com intuito de ir ao outros grupos em busca da tal peça. Após a dinâmica abriu-se a discussão para que os alunos falassem sobre suas impressões e logo eles associaram com a temática inclusão. Entre os mediadores estavam servidores da assistência estudantil, Napne e pedagógico. Foi dado abertura para que os alunos fizessem perguntas. Os alunos autistas falaram de si e os colegas puderam fazer perguntas diretamente para eles. Com isso, a gente sente-se gratificado com o nosso trabalho junto aos alunos, porque atingiu-se o objetivo da integração e na discussão no tema inclusão educacional em sala de aula. E ainda, por meio de um jogo que os adolescentes adoram ao serem desafiados, fez com que de maneira prática e lúdica entendessem o sentido da inclusão, bem melhor que apenas ficarem sentados ouvindo teoricamente a respeito da temática.

Compartilho com vocês o arquivo da dinâmica do trabalho realizado.

Picture of Rosa Beatriz Simões Sica
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Rosa Beatriz Simões Sica - Friday, 3 July 2020, 11:10 AM
 

Olá Cristiane, gostei da atividade de inclusão que você apresentou. A metodologia utilizada para estimular os estudantes a interagirem por meio da dinâmica de quebra-cabeça das formas geométricas, além de estimular o raciocínio também ajudou para o estímulo de cooperação e compartilhamento.  Parabéns

Picture of Anilda Carmen da Silva Jardim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Anilda Carmen da Silva Jardim - Sunday, 5 July 2020, 10:33 PM
 

Olá colega Cristiane, gostei muito da estratégia de intervenção realizada com os estudantes do ensino médio através do jogo de quebra cabeça, uma metodologia simples e ao mesmo tempo interativa, sendo também um ótimo recurso na aprendizagem e na socialização dos alunos com necessidades educativas especiais. Trabalhar com jogos pode ajudar a desenvolver habilidades, assimilar conceitos, regras, além de proporcionar um ambiente prazeroso tanto para o professor como para o aluno.

Abraço.


Picture of Darlene Socorro Del-Tetto Minervino
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darlene Socorro Del-Tetto Minervino - Thursday, 2 July 2020, 2:55 PM
 

Olá colegas,

Gostaria de trazer para análise da temática deste fórum a importância quanto as conquistas dentro dos aspectos legais do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15), pois se hoje temos exemplos claros de inclusão nos ambientes escolares, muito se dá primeiramente pela obrigatoriedade da legislação, sendo muito bem vinda quando entende-se que foi preciso travar uma luta por esse grupo de pessoas, muito bem registrado no vídeo/documentário que mostra a trajetória de luta e de conquistas árduas para um reconhecimento dentro da sociedade. Ressalto que o estudo do capítulo IV, da referida legislação que trata do Direito a educação, iniciado pelo art. 27 "A educação constitui direito da pessoa com deficiência assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado assegurados ao longo de toda vida, de forma alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características , interesses e necessidades de aprendizagem" Nos mostra que essas conquistas vem se perfazendo de forma ainda muito tímida, apesar do consenso de que a participação das pessoas com deficiência é um direito inquestionável. Atualmente, no IFAP é possível perceber vários exemplos de alunos, mais também gostaria de citar que temos uma professora cadeirante que fechou seu doutorado a já faz outro curso o de Psicologia e que tenho a certeza que assim como me inspira, também inspira nossos alunos em cada sala que passa servindo de exemplo não somente para nosso alunos especiais, mais também para nossos alunos "ditos normais" que podem exercer no convívio diário com ela que quando uma pessoa tem a oportunidade a educação...não são pernas perfeitas que vão garantir o sucesso, mais a oportunidade do direito a uma sociedade mais justa e igualitária.

Picture of Elys da Silva Mendes
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elys da Silva Mendes - Thursday, 2 July 2020, 3:04 PM
 

Concordo com o que foi comentado pelo colegas  e  relato que o  sistema legislativo brasileiro em relação os direitos pautados na Lei Brasileira de Inclusão são dignos de prêmios. Contudo posso notar que, na prática, a maioria das premissas apresentadas não são ofertadas de forma universal, alem disso, faltam investimentos em políticas educacionais focados na inclusão de pessoas com deficiência.

Posso falar ainda que poucas escolas possuem corpo docente especializado para trabalhar com estudantes que precisam de apoio para seu desenvolvimento educacional e, das poucas, essa ofertar é mais centrada na rede privada.

A formação de uma equipe multidisciplinar dentro da escola torna-se essencial para o acompanhamento desses estudantes, sendo possível, propiciar condições a participação no aprendizado em igual condição, assim, favorecendo a plena inclusão com os aparatos indispensáveis no crescimento da autonomia.

Não estou, aqui, afirmando que não tivemos conquistas em relação a inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional, pois como relatado no documentário “História do Movimento político das pessoas com deficiência no Brasil” essas foram significativas, importantes e impactantes já que mostrou em termos intelectuais que  uma diferença física não impedem as pessoas de exercer e/ou contribuir com a sociedade.

Assim concluo meu comentário, enfatizando a importância dos Institutos Federais de Educação, por entender em sua maioria detém de estruturas e núcleos para acompanhamento de pessoas com deficiências visando fornecer uma educação inclusiva nos níveis de ensino que atuam.

Pactuo do pensamento de Santo Agostinho quando afirma: "Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”


Picture of Darlene Socorro Del-Tetto Minervino
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darlene Socorro Del-Tetto Minervino - Thursday, 2 July 2020, 3:27 PM
 

Olá André, 

Tenho certeza que as pedaladas serão para um longo caminho de lutas para conquistas básicas. A educação inclusiva é um processo contínuo e dinâmico onde todos tem que dar sua contribuição, pois uma escola inclusiva é uma escola que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças. Esse reconhecimento merece sempre uma releitura e reflexão constante, numa sociedade onde se discuti muito e pouco se faz. Entendo sobremaneira que a pessoa com deficiência encontra hoje novo paradigma bem mais favorável e certamente já podemos lançar um olhar otimista sobre um futuro, pois as armas já estão postas pelo direito a um reconhecimento que agora pelos meios legais, possa se enterrar de vez a segregação suportada por tanto tempo por essa  parcela da sociedade, que sempre foi esquecida, mais que sempre existiu.

Picture of Vera Lucia Silva de Souza Nobre
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Vera Lucia Silva de Souza Nobre - Thursday, 2 July 2020, 6:59 PM
 

Ao realizar a leitura do texto Aspectos Legais da Inclusão, pude perceber o avanço gradual que ocorreu a luz dos avanços no que consiste a Inclusão, e a grande preocupação no atendimento educacional para alunos com deficiência. As abordagens trazidas pela autora, envolve um cenário bem completo de legalidade, entre as perspectivas da Educação Inclusiva, cita a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB nº 9394/96; as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2001); as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Decreto nº 7.611/2011 que versa sobre a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado; o Decreto nº 7.612/2011, que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência. Essa disciplina nos traz à tona um grande debate sobre a construção das políticas públicas educacionais e outros contextos ressaltados. Vale mencionar, que a autora vem descrevendo detalhadamente sobre as políticas educacionais para a educação especial, citando vários autores que contribuem com o movimento inclusivo, e que levantam a bandeira da diversidade com igualdade de oportunidades para todos. Vem contribuindo através de uma discussão bem calorosa, e que nos leva a refletir sobre o que seria a prática da verdadeira inclusão no contexto, social, cultural e educacional. Nos demonstra preocupação quando se fala em inclusão, e expõe no cenário do texto, a forma de exclusão que os alunos vêm sofrendo no contexto cultural e apresenta as necessidades de efetivação da inclusão no processo da escolarização, enfatizando essa afirmação na Declaração Mundial sobre Educação Para Todos, defendendo o acesso educacional a qualquer pessoa. Tais legislações apresentadas, encabeçaram o processo de reformas educativas, e que contribuem em “assegurar o direito à educação de qualidade a todas as pessoas com deficiência”. Tudo que foi mencionado, e que vivemos na escola, precisamos de capacitação, de conhecer os aspectos legais da inclusão para aplicar no dia a dia, ter ciência da grande importância que temos na vida dessas pessoas. Incluir e contribuir com o acesso, permanência e êxito desse aluno dentro do ambiente escolar, respeitando suas particularidades com novas estratégias metodológicas sensibilizadas e humanizadas. 

Ocorrem muitos avanços no Campus Laranjal do Jari, os alunos recebem assessoramento, são disponibilizados cursos pelo departamento de Extensão, todo ano é ofertado um curso de Libras de 60h. Temos banheiro para cadeirantes, piso tateis, rampas, adaptação de material, area de convivência para estudo, laboratórios acessíveis, acessibilidade atitudinal entre outros. Muita coisa ainda precisa ser adaptada, mas estamos caminhando nesse processo transitório.

Muito interessante o texto, gostei muito!


Picture of Odília Ferreira Cozzi
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Odília Ferreira Cozzi - Monday, 6 July 2020, 10:48 PM
 

Prof. Vera Nobre, no nome e na totalidade de seu ser. Sua presença na nossa comunidade acadêmica faz toda diferença. Aprendo, a cada dia, a superar minhas limitações enquanto educadora, enquanto pessoa. Professora Vera, lembra do aluno que tentou suicídio no banheiro? Lembra dos professores que por algum motivo passaram a sofrer de ansiedade, de stress, que acabava afetando a produção profissional? Falar de Educação inclusiva, é muito mais do que falar apenas de laudos médicos, de alunos com algum tipo de deficiência. Falar de Educação Inclusiva  é falar de saúde. Estamos localizados no estremo sul do Amapá e embora eu e a professora estejamos totalmente adaptadas a região, sabemos das grandes dificuldades que muitos professores e técnicos enfrentam ao chegarem aqui no Vale do Jari. São muitos desafios. A inclusão perpassa por tantos assuntos...Neste curso estou refletindo tantos desdobramentos. Estou muito feliz pela oportunidade de ter este tempo para estar estudando sobre este tema tão importante. Agradeço a pandemia então. Jamais teria condição de estar aqui em outros tempos. Ver neste momento de "tensão" mundial a providencial "leveza" intelectual que me causa esta capacitação.

Picture of Themis Corrêa Veras de Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Themis Corrêa Veras de Lima - Tuesday, 7 July 2020, 1:29 PM
 

Olá Professora Odília Ferreira, chamou-me muito a atenção na sua fala "Falar de Educação Inclusiva  é falar de saúde", como a saúde não é só a ausência de doenças e o ambiente escolar assim como qualquer outro espaço de convivência social devem proporcionar um bem-estar aos envolvidos. Mas de fato o profissional na educação cobra muito de si e diante de n situações, principalmente quando "bate de frente com o desconhecido" e se sente despreparado ou incapacitado tendendo a adoecer. Por isso tem sido muito bom este curso pois aprendemos com a teoria e com as experiências de cada um relatadas nos fóruns.

Andreuma
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Andreuma Guedes Ferreira - Thursday, 9 July 2020, 10:27 PM
 

Realmente, a servidora presta um excelente serviço em prol dos alunos especiais, não somente à eles, pois somos incansáveis na busca de soluções com a nossa querida Vera. A sua disponibilidade faz toda a diferença, sempre!

Picture of Lucimar Romeu Fernandes
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lucimar Romeu Fernandes - Thursday, 2 July 2020, 7:52 PM
 

Lendo o relato de todos, trago algumas  palavras. Certamente temos muito que avançar no que se refere a Inclusão, mas muito já se fez, e percebemos isto no relato que trazem.  Tivemos que ter um lei para que o direito a educação fosse universal.  A oportunidade de formação sobre o tema Inclusão é essencial para que saibamos trabalhar com os discentes de forma correta e proporcionando um ambiente de aprendizagem.

Podemos avançar mais, certamente, mas tudo tem que ter um começo. Com todo o movimento das entidade de pessoas com deficiência, a sociedade começou a enxergar estas pessoas e perceber que todos possuem o mesmo direito a educação. Sendo assim, sigamos a buscar uma educação e sociedade igualitária.

Picture of André Adriano Brun
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by André Adriano Brun - Friday, 3 July 2020, 11:31 AM
 

Desde 2011/2012, se não me falha a memória, os professores de Língua Portuguesa do campus Macapá realizam com os alunos de todas as turmas dos 1ºs anos do Ensino Médio Técnico o Seminário Diversidade, abrangendo aí, não apenas discussões relacionadas ao gênero predominantemente oral "seminário didático", mas também discussões relacionadas à "diversidade linguística - foco da disciplina - e à "diversidade humana".

A professora Chrissie, de Língua Portuguesa, talvez, possa corroborar com exemplos advindos da sua prática dentro desse projeto, visto já ter publicado, também, algo nesse sentido. 

Quando atuei com turmas de 1ºs anos e participei do projeto (minha última atuação foi em 2017), que nasceu em parceria com o NAPNE, cada grupo pesquisava e discutia, além da "diversidade linguística", um dos seguintes temas: diversidade religiosa; diversidade etária, diversidade étnico-racial, diversidade de gênero, diversidade social, diversidade cultural, diversidade e pessoas com deficiência.

Os seminários eram/são altamente produtivos, pois dão protagonismo ao discente, no contexto das metodologias ativas, e trazem reflexões pertinentes e concretas, trazidas, na maioria das vezes, pelos próprios discentes. Os professores atuam como mediadores, sobretudo na preparação da apresentação oral, a fim de assegurar que os exemplos que serão apresentados pelos alunos não firam a ética e a dignidade humana. 

Acredito que esse projeto tem um papel pedagógico importante, pois desperta os discentes, já nos seus primeiros meses de Ifap, para a aceitação das diferenças e para a percepção das potencialidades de cada um, independente das limitações. 

A professora Nazaré, que também está fazendo esse curso, em um dos anos (não lembro exatamente qual), participou de alguns encontros e apresentações desses seminários, como representante do NAPNE. Caso queira, pode falar dessa experiência também.

Picture of Rosa Beatriz Simões Sica
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Rosa Beatriz Simões Sica - Friday, 3 July 2020, 12:27 PM
 

Olá André, muito interessante sua colaboração com o compartilhamento do relatos dos seminários que foram/são oferecidos. Gostei que você destacou a importância do professores como mediadores e como os seminários se tornam produtivos graças ao protagonismo do discente em conjunto com a aplicação de metodologias ativas. 

Picture of Mônica do Socorro de Jesus Chucre
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Mônica do Socorro de Jesus Chucre - Friday, 3 July 2020, 5:30 PM
 

Olá colegas, 



Verdade, Brun, o projeto Diversidade é uma marca introduzida pelo NAPNE que possibilitou trabalhos muito bons. Os alunos compunham equipes e através dos temas traziam discussões salutares às aulas. Trabalhei nesse projeto com muito gosto.



Picture of Chrissie Castro do Carmo
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Chrissie Castro do Carmo - Saturday, 4 July 2020, 12:42 PM
 

André Brun,


Obrigada por lembrar do projeto " Aprendendo com a Diversidade", uma parceria dos professores de Português com o NAPNE. É um projeto do qual me orgulho muito em conduzir todos os anos e que realmente vejo nele este protagonismo dos alunos, o qual você citou.

É a identidade do aluno, seja ele com deficiência ou não, colocada em foco a fim de que ocorra uma conexão com as diversidades debatidas constantemente no cenário cultural, político, econômico e social, atualmente. 

Aqui, venho agradecer sempre, a efetiva e sensível participação do NAPNE E SEGAE como colaboradores para o desenvolvimento do projeto.

Picture of Elienai Moraes Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elienai Moraes Barbosa - Saturday, 4 July 2020, 5:45 PM
 

            Boa tarde a todos!

            Corroboro as falas dos meus colegas de Português, professores André Adriano Brun, Chrissie Castro e Mônica Chucre, no tocante à excelência do projeto “Aprendendo com a Diversidade”. Lembro-me de que, em 2014, quando me introduzi ao universo dos IFs, precisamente no Ifap (campus Macapá), após trabalhar dez anos no Estado como professor de Português, esse projeto foi uma das agradáveis surpresas que tive. Como entre minhas turmas logo tive uma de primeiro ano (Técnico em Alimentos), fui convidado, ou pelo NAPNE ou pela professora Chrissie, a aplicar esse projeto, e aceitei. Logo percebi o potencial dessa iniciativa no sentido de cultivar uma cultura pró-diversidade humana e de inclusão! E foi, com efeito, uma experiência maravilhosa!

            No percurso do projeto, os alunos buscaram informar-se sobre as diversas temáticas relacionadas ao tema mais amplo da diversidade; alguns deles buscando, inclusivamente, fundamentar suas futuras falas em dispositivos legais, para o momento da culminância do projeto. Além disso, puderam também familiarizar-se com o gênero “predominantemente oral”, como destacou o colega Brun, e também aprender a estrutura composicional, a linguagem e a função enunciativa dos folders, os quais devem ser elaborados por todos os grupos.  

            Sem dúvida, experiências como essas podem se somar a outras, muito bem concebidas, para caminharmos em direção àquele que é o fundamento da nossa República, das nossas leis e dos documentos internacionais que tematizam os direitos humanos, qual seja, o Princípio da Dignidade Humana.

                                                                                                            Até mais!


Picture of Mônica do Socorro de Jesus Chucre
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Mônica do Socorro de Jesus Chucre - Friday, 3 July 2020, 5:44 PM
 

Boa tarde,



Um momento especial para mim, foi com a primeira Turma de Técnico em Alimentos - Proeja, 2013. Tínhamos uma aluna cega e trabalhar com ela exigiu de todos dedicação e sensibilidade. Muitas vezes ela pensou em desistir, abrir mão do sonho de estudar mais e mais, no entanto persistiu com a ajuda de muitos colegas e com certeza, familiares. Esse caso nos trazia um olhar de cuidado, desde do material às aulas dadas. 

Nesse momento o papel do NAPNE foi fundamental, pois cobrava dos professores o material para passar em braile à aluna, e ainda a acompanhava para ouvi-la e orientá-la em atividades e assuntos.

São momentos que flagramos da educação em suas facetas, exigindo de nós um olhar cauteloso diante do outro, do aluno que precisa e tem o direito de aprender bem a cada dia.

Picture of Rosa Beatriz Simões Sica
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Rosa Beatriz Simões Sica - Friday, 3 July 2020, 9:58 PM
 

Olá Mônica, legal seu relato, são experiências como estas que valem a pena. Tive uma experiência parecida com a sua também com uma aluna cega e para mim foi uma grande troca de vivência.

Picture of Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa - Thursday, 9 July 2020, 12:10 AM
 

Boa noite, Mônica! 

Seu relato me emocionou, pois fiquei imaginando o quanto essa estudante deve ter lutado para conseguir realizar o sonho de estudar mais e mais. 

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ministrar aulas para pessoas portadoras de necessidades especiais, mas penso que deve ser uma experiência enriquecedora tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. 

Abraço, 

Picture of Darlene Socorro Del-Tetto Minervino
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darlene Socorro Del-Tetto Minervino - Saturday, 4 July 2020, 10:46 AM
 
Aos colegas de letras, 
Fomentar o debate é uma excelente forma de trazer a tona que a educação é o único meio eficaz para se desenvolver a criticidade dos nossos alunos na luta por um mundo com mais respeito e menos discriminação. Respeitar é preciso, não basta só teoria, tem que ter prática, é necessário construir uma cultura baseada no respeito, na empatia e na inclusão. Para isso, viver no cotidiano essas posturas é de certa forma estar motivado a entender o processo à aceitação das pessoas com deficiência e/ou na perspectiva da diversidade como uma grande oportunidade de crescimento de todos.
Picture of Chrissie Castro do Carmo
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Chrissie Castro do Carmo - Saturday, 4 July 2020, 12:30 PM
 

Olá tutora Darléia e caros colegas!


Toda troca de experiência é válida para que possamos compartilhar relatos de situações que possam vir a contribuir para a compreensão do processo de acolhimento, ensino e aprendizagem diante da Educação Especial. Um fato muito interessante ocorrido em sala de aula no IFAP ocorreu quando passei pela experiência de conhecer um aluno do espectro autista no primeiro ano. Naquela ocasião, estava trabalhando com meus alunos sobre um projeto o qual conduzo em parceria com o NAPNE, denominado " Aprendendo com a Diversidade". O referido aluno havia sido sorteado com a temática: Diversidade de Pessoas com Necessidades Específicas na Escola, juntamente com seu grupo.

No dia da apresentação, perguntei se estava tudo tranquilo com relação à exposição, pois sempre tenho o cuidado de conversar com os grupos a fim de engajar o aluno com deficiência na apresentação, dentro das possibilidades que lhe cabe. O grupo confirmou que estava tudo certo. No momento da fala do aluno, ele pediu para dizer algumas palavras, antes de iniciar. Ele dissera com orgulho que pra ele era uma obrigação e dever deixar claro para seus colegas como se caracteriza e como podemos lidar com o espectro autista, pois ele afirmara que tinha consciência da sua especificidade. Obviamente que desabei, pois não esperava uma fala tão contundente. Na verdade, ele já estava apresentando o referido projeto ao falar de si. 

A partir de então, tomei consciência que nosso alunado com deficiência, muitas vezes, possui limitações, porém precisamos ser sensíveis quanto aos seus anseios e disponibilidades em expressar um conhecimento desconhecido por nós.

Picture of Geisa Cavalcante Carbone Sato
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Geisa Cavalcante Carbone Sato - Saturday, 4 July 2020, 4:01 PM
 

Essa disciplina realmente e demasiadamente interessante.No Campus Santana, temos alunos surdos e  observamos que com o interprete de Libras, esses alunos tem se destacados em diversas disciplinas, podendo assim ter sua inclusão efetivada.Temos também, no nosso Curso Tecnológico em Comercio Exterior um aluno que tem deficiências mentas, e com um trabalho mutuo , em conjunto com o NAPNE ele tem conseguido avanços. Com isto , percebemos que a inclusão se faz necessária e se efetiva qd se ha parcerias a serem desenvolvidas.

Picture of Ronielson da Costa Gonalves Figueira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ronielson da Costa Gonalves Figueira - Sunday, 5 July 2020, 7:38 PM
 

Realmente, durante décadas as legislações e declarações universais foram discutidas e em passos lentos tornado realidade em muitas instituições de ensino. O que é mais importante é tornar a educação de qualidade acessível para qualquer aluno, não importando raça, etnia, religião, deficiência. Nós educadores devemos defender constantemente a inclusão, interação e participação que são partes essenciais da dignidade humana. Gerar oportunidade requer esforço, recurso, adaptações, flexibilização. Isso é o mínimo que podemos fazer para contemplar um ensino de qualidade. Como vivência, tive a oportunidade de participar, junto com a equipe NAPNEda excelente experiência relatada por nossa colega Márcia no início do fórum. O aluno surdo tinha diversos desafios, um deles foi a língua (não sabia o português e nem a Libras). Por ser o primeiro surdo a estudar no Instituto Federal do Amapá, os professores ainda estavam se habituando sobre como trabalhar com esse aluno. Três projetos contribuíram muito para o sucesso do aprendizado do referido discente: “Intérpretvoluntário”, “O ensino da matemática para alunos surdos” e “Adaptando conteúdo para realidade dos surdos”. Na sequência, o primeiro projeto tinha o objetivo de receber os alunos do curso de libras para criar um ambiente em que a libras fosse difundida. O segundo era criar métodos que o aluno conseguisse gravar o passo a passo das operações matemáticas utilizando cores diversas. Por último, o projeto “Adaptando conteúdos” que contou com a preciosa ajuda dos professores, teve o objetivo de ajustar os materiais com imagens, fotos e palavras destacadas, tornando-os acessíveis aos surdos (viso especial). Hoje, esse aluno que adiava aprender libras, se identificou tanto com o idioma, que decidiu ingressar no curso Letras Libras

.
Portanto, a legislação quando aplicada, mesmo que minimamente, pode causar um efeito grandioso na vida dos alunos com necessidades educacionais específicas.
Picture of Robson Marinho Alves
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Robson Marinho Alves - Sunday, 5 July 2020, 10:07 PM
 

Boa noite.

Desfrutei a oportunidade de lecionar a disciplina de Biologia Celular no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Na turma BIO 17.1 ministrei aulas para uma aluna com deficiência física, onde a adequação da estrutura do prédio e materiais foram primordiais para recebê-la no Campus. A aluna foi assistida pelo NAPNE e toda a equipe pedagógica e docente buscando sempre facilitar a sua mobilidade e as atividades desenvolvidas em sala de aula. Na turma BIO 18.1 ministrei aulas para uma aluna com deficiência visual, onde foi a minha primeira experiência. Onde precisei buscar apoio ao NAPNE (Campus Laranjal do Jari) para adaptar os materiais didáticos, recursos e formas de ministrar aulas para atender a aluna. As alunas envolvidas nesse processo de prática inclusiva apresentaram avanços no processo ensino-aprendizagem, com qualidade de ensino e inclusão, alcançando aprovação na disciplina citada.
Picture of Brenno Marlon Oliveira da Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Brenno Marlon Oliveira da Silva - Sunday, 5 July 2020, 11:21 PM
 

Boa noite! 

Estou há pouco tempo no Instituto, mas nesse breve período, tivemos algumas alunas com deficiência física. 

Percebi a preocupação institucional em fornecer os meios adequados para que elas não tivessem maiores obstáculos quanto ao ensino. Por exemplo, foram providenciadas cadeiras e mesas específicas (mais confortáveis e ergonômicas), uma bancada para o apoio das pernas, o envolvimento das alunas nos diversos projetos (ensino, pesquisa e extensão) e eventos do Campus. Conforme fora mencionado acima, de fato, o envolvimento e a preocupação dos demais alunos da turma são fundamentais para o envolvimento e a socialização. 

Além disso, temos o NAPNE para prestar o apoio adequado e, particularmente, eu procuro conversar (depois da aula ou no intervalo) para conhecer a realidade delas, e, também, saber se estão a enfrentar algum problema com o componente curricular.  


No mais, tendo em vista a realidade do Município (e o Campus) em que estou lotado, tenho percebido que as bolsas fomentadas pela Assistência Estudantil foram, também, fundamentais para a permanência das alunas. 
Explico... Aqui não temos ônibus coletivo (regular e circular), que passe nas principais vias da cidade, então, uma das alunas, em função das dificuldades de se locomover, usava a bolsa para pagar moto-táxi ou táxi para frequentar as aulas. 

Picture of Marcione de Souza Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Marcione de Souza Barbosa - Monday, 6 July 2020, 10:11 PM
 

Olá, caro colega Brenno, assim como você ,também estou a pouquíssimo tempo no IFAP e apesar dessa pouca vivência pude verificar que o NAPNE no campus é bastante atuante, se preocupa em dar o apoio, fazer o acompanhamento com os alunos com necessidades especiais. Outro ponto importante que você mencionou foi a questão da assistência estudantil. Essa assistência é fundamental para todos os alunos, tanto para os que têm alguma necessidade especial, quanto para os não se enquadram nesse quesito, mas que precisam desse auxílio para permanecerem na escola. Melhor seria se abrangesse um número maior de alunos, mas estamos no caminho certo.

Picture of Brenno Marlon Oliveira da Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Brenno Marlon Oliveira da Silva - Tuesday, 7 July 2020, 12:45 AM
 
Olá Marcione! 

Concordo! De fato, seria muito bom se conseguíssemos expandir as ações de Assistência Estudantil para um maior número de discentes. 
c
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Cristiane da Costa Lobato - Monday, 6 July 2020, 5:52 PM
 

Muito importante a troca de experiências entre os profissionais da educação até mesmo pra reflexão de nossa prática pedagógica. Pois, em se tratando de educação especial inclusiva, a formação deve ser contínua, seja o professor, seja o técnico, isto é, o profissional da educação precisa ter iniciativa de buscar aperfeiçoamento, informações e conhecimentos a respeito de determinadas áreas em que precisa para melhorar pedagogicamente, de maneira que ajude na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. A prática pedagógica deve ser pensada nas especificidades de cada estudante, respeitando a diversidade, valorizando potencialidades, compreendendo outras culturas para um bom viver em sociedade e na garantia dos direitos.


Picture of Odília Ferreira Cozzi
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Odília Ferreira Cozzi - Monday, 6 July 2020, 11:04 PM
 

Estou no IFAP como professora de Artes desde 2010, primeiro concurso. Minha formação é Artes, especialista em Música. Todos os anos, recebemos após seleção, os novos alunos. Temos em nossa região muitos descendentes indígenas, que não se declaram. Temos alunos que chegam com diversos transtornos que só bem depois são descobertos, pois os responsáveis tentam omiti-los. Alunos com muitos tipos de deficiência e ainda alunos que sofrem de violência de toda ordem, pela opção de gênero, pela religiosidade, entre outras, que sobrecarregam a única professora de Educação Especial e que trabalha em parceria com o Serviço de Atendimento aos Estudantes, o SAE. Esta capacitação me trás a reflexão de como é de suma importância que toda a academia se capacite neste tema da Inclusão. Estou muito feliz porque sei o quão significativa é esta oportunidade. Lembrar que falar de Inclusão educacional é falar também de promoção da saúde. Quando um aluno tido como "normal" começa a apresentar comportamentos estranhos e suicidas, por exemplo. Quando um professor, ou um técnico também é acometido de grande stress somatizando uma depressão, onde está as ações atitudinais da Inclusão?

Picture of Marcione de Souza Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Marcione de Souza Barbosa - Monday, 6 July 2020, 11:08 PM
 

Estou a pouquíssimo tempo no IFAP. Mas vejo como ponto positivo a atuação do NAPNE. Preocupa-se com o ensino aprendizagem, faz acompanhamento com os alunos com necessidades especiais. 

E ao ler os relatos dos colegas percebo que estamos indo no caminho certo. Proporcionar a inclusão através da disponibilidade de recursos para investir em professores qualificados, proporcionar formação de qualidade para os docentes e discentes na área da educação especial.  Trazer para a sala de aula discussões referentes a educação especial para que todos os alunos possam compreender  e também contribuir para que haja a inclusão de forma plena. Pois é evidente que a inclusão no que se refere a educação especial  só será possível com engajamento de toda a comunidade. E para isso é necessário ser esclarecido sobre os assuntos que abranjam toda essa questão. 

Lucio Dias
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lúcio Dias das Neves - Tuesday, 7 July 2020, 9:15 AM
 

Compartilho com voces a experiencia com o aluno LM que é portador de TEA e no seu primeiro ano na unidade de ensino uma das meninas o acusou de ter aliciado-a quando estava saindo do banheiro. Foi um situação nova e inusitada e que necessitou de uma intervenção na turma e principalmente a conscientização de que a educação é inclusiva e para todos.


A partir dessas provocações (pois iniciei uma seria de videos sobre racismo, feminismo e inclusão social da pessoa com deficiência), os próprios alunos resolveram se unir e inclusive aceitar e criar espaços para o aluno LM.

A ação foi linda, mas percebo que infelizmente ainda nao possuíamos maturidade enquanto professores, gestores para lidar com esta situação e este ano o alno evadiu-se. MAs creio que a semente ficou no campus e serviu de aprendizado para todos e todas nós!!!

Picture of Mônica do Socorro de Jesus Chucre
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Mônica do Socorro de Jesus Chucre - Tuesday, 7 July 2020, 6:45 PM
 

Olá, Lúcio,


Infelizmente, alguns desistem; a evasão é fato nessas situações em que os alunos precisam de um apoio da instituição. E, com certeza, não estamos tão bem preparados para essa abordagem ao aluno e aos próprios colegas de sala. Todavia, estamos num curso como este, trocando ideias, experiências, estudos, justamente para encontrarmos essa maturidade e aguçarmos nosso olhar.


Ótimo depoimento, amigo.



Abraços

Picture of Amanda Rachel Conceição Ubaiara
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Amanda Rachel Conceição Ubaiara - Tuesday, 7 July 2020, 10:34 AM
 

No campus em que atuo muitas práticas são desenvolvidas junto a alunos com deficiência ou não. Tomo conhecimento de práticas inclusivas desde a adaptação do currículo aos espaços físicos resultantes de diversas ações colaborativas de todos os envolvidos, profissionais da área, professores, alunos, pais e toda a comunidade. O que relato aqui são pequenas ações que realizo em com a ajuda dos profissionais do AEE em que faço uma adaptação no roteiro das aulas experimentais de química desenvolvidas no laboratório para alunos com qualquer tipo de deficiência realizem autonomamente as atividades com a ajuda do grupo, seguindo todas as normas de segurança. Entre outras atividades em sala, monitoro acadêmicos de licenciatura que estão desenvolvendo projetos inclusivos dando a eles espaço para que realizem suas prática. Assim, é muito produtivo, pois a troca de conhecimento e o espirito colaborativo é muito enriquecedor para todos. Fazendo com que cada vez mais eu aprimore as aulas em que já exploro os conteúdos com recursos visuais (imaginética), dinâmicas em grupos sempre respeitando as limitações de cada um e envolvendo todos a participar. Tento dá atenção ao que os alunos com deficiência mais gostam, buscando mecanismos para que suas habilidades possam ser exploradas e que se desenvolvam ao máximo, incentivando a todos a participar das programações realizadas pelo instituto.

Picture of Themis Corrêa Veras de Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Themis Corrêa Veras de Lima - Tuesday, 7 July 2020, 1:58 PM
 

 Realmente muitas práticas de inclusão estão sendo desenvolvidas junto a alunos com deficiência ou não, pois podemos muitas das vezes ter discentes que aparentemente não apresentam deficiência, mas sofrem calados enfrentando bulling, e outras situações que fazem com que eles se isolem, isso é uma situação muito delicada porque na maioria das vezes envolve o emocional, acomete seu psicológico. Ações como as Permanência e Êxito precisam estar atreladas a educação inclusiva, com o intuito de valorizar o aluno como um todo. Isso sabemos que o IFAP, através de várias relatos de experiências, preocupa-se com estas situações e vem desenvolvendo muitas ações em prol da educação inclusiva. 

Picture of Suany Rodrigues da Cunha
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Suany Rodrigues da Cunha - Tuesday, 7 July 2020, 10:55 AM
 

As práticas inclusivas visualizadas no Ifap, Câmpus Laranjal do Jari, constituem nas adaptações arquitetônicas e de recursos assistivos que vem possibilitando acessibilidade aos alunos com deficiência.

Destaco ainda os cursos de Libras, em diversos níveis, promovidos pelo centro de línguas e atendendo a comunidade interna e externa do município de Laranjal do Jari. Uma ação que já tem possibilitado a participação de egressos do curso em atividades da instituição, com a interpretação em Libras nos eventos, produção de vídeos (gravação do hino da instituição em Libras), dentre outros.

Em setembro de 2019 ocorreu o I Seminário de Inclusão do Campus Laranjal do Jari, repercutindo em um momento de formação continuada, contou com a participação de profissionais do Ifap, professores e técnicos em educação inclusiva das secretarias municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), Unidade de Saúde Mental, Centro Especializado do Transtorno do Espectro Autista/CTEA, Promotoria de Justiça, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laranjal do Jari.

O evento promoveu minicursos  de Libras, autismo ; as oficinas de Braille, Libras na informática e criação de jogos , tecnologias assistivas; palestras sobre  os aspectos legais da educação inclusiva, incidência de perda auditiva no Brasil entre jovens e adultos, inclusão e diversidade na formação profissional e tecnológica e a mesa-redonda a diversidade da educação inclusiva.

Assim, se vem caminhando para as trocas de conhecimento e práticas cada vez mais inclusiva em nossa instituição.
Picture of Lucilene de Sousa Melo
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lucilene de Sousa Melo - Thursday, 9 July 2020, 12:38 PM
 

E essas práticas que você relatou Suany,  são de fundamental importância  para a construção de espaços e diálogos inclusivos no Campus Laranjal do Jari.  

Picture of Robson Marinho Alves
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Robson Marinho Alves - Tuesday, 7 July 2020, 12:05 PM
 

Bom dia,

É muito importante destacar a importância do NAPNE na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pois o mesmo funciona articulando pessoas, instituições e desenvolvendo ações do programa no âmbito interno, com o auxílio de sociólogos, psicólogos, supervisores e orientadores educacionais, além de técnicos administrativos, docentes, estudantes e pais. Criando uma cultura na educação para a inclusão, convivência, aceitação da diversidade, e principalmente buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e de atitude.


Picture of Cristina Coutinho de Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Cristina Coutinho de Oliveira - Tuesday, 7 July 2020, 1:54 PM
 

Boa tarde a todos!

Penso exatamente assim, Robson. A importância do NAPNE na rede federal é indiscutível. Pudera todas as instituições de ensino contar com tamanho suporte pedagógico aos alunos com necessidades especiais. Seria um avanço muito positivo. 

Porém, sabemos que essa realidade ainda está muito distante da Educação Básica, infelizmente. 


Cordialmente, 

Cristina.

Picture of Leandro Gomes de Oliveira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Leandro Gomes de Oliveira - Tuesday, 7 July 2020, 6:32 PM
 
Boa noite professora e colegas

Não vou falar do campus que atuo, porque estou a pouco tempo e ainda não convivi muito para ver alguma prática de inclusão, mas irei comentar sobre uma prática realizada em uma escola de ensino fundamental e médio que trabalhei recentemente. Nessa escola, alunos com necessidades especiais são acompanhados com um tutor pessoal em todas as aulas, com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, as avaliações desses alunos são adaptadas priorizando suas limitações e dificuldades.
Picture of Ivanildo dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ivanildo dos Santos - Tuesday, 7 July 2020, 9:44 PM
 
Olá pessoal!
Fico extremamente surpreso, e com  uma excelente perspectiva da assistência inclusiva ora oferecida e servida a todos. Considerando os aportes legais que sustenta a inclusão no texto da Rosane Bom Husken e nas práticas experienciadas, conseguir perceber que a cada conquista de uma meta, objetivo contido em leis da Politica Nacional de Educação, bem como  nas Politicas Públicas tendo como referencia o IFSul, foi feita uma análise de como se chegou a cada momento ao contexto atual na área da Educação Especial e Inclusiva, não e tão somente centrada nos conteúdos, suas adaptações, flexibilizações e demais estratégias concebida na prática docente. 
Particularmente tenho a convicção de que você ser protagonista, significa ter a incumbência de realizar uma atividade, criar situações que você é o centro das atenções em um Projeto de Extensão, Minha experiência foi observar uma aluna DA, sem boas referencias, a oportunidade lhe foi dada e ela surpreendeu, alguém desatenciosa, desmotivada e sem nenhuma qualidade do ponto de vista discente, é convocada e autorizada, por seus pais a fazer parte do curso de libras na comunidade. A preocupação seria a tradução para os cursistas da comunidade externa, policiais, estudantes, pastores evangélicos, comerciantes, os conteúdos selecionados os recursos didáticos, tudo lhe foi mostrado e orientada como fazer. E diante daquela aluna, com uma autêntica atuação docente, ensinou os sinais a datilologia, as configurações da mão, os pontos de articulações as expressões faciais, os espaços, corrigindo com empatia e usando dinâmicas distintas realizamos o curso. 
Surge então a mais intrigante pergunta o que falta para que esta motivação, empenho, disciplina, assiduidade, ocorra com essa aluna em sala de aula? A resposta eu sabia, não tem aparente apoio e a família é ausente da escola! Fazemos visitas esporádicas para informar sobre os direitos e deveres, como essa afinidade transforma comportamentos.  Mas, e a discente. como ela se sentiu? observando a valorização, as saudações e agradecimentos, as imagens as lembranças. De certo é que conhecimentos foram produzidos,  sua participação mudou a sua auto estima mudou na sala de recurso, ela fica a vontade vendo aulas em libras aprendendo termos técnicos, termos científicos. sobre a L2 eu faço alguns sinais e ela vai no quadro e escreve mas falta colocar em prática algumas orientações. Planejamento Colaborativo e multifuncional para fortalecer os vínculos pontencializar as áreas que ela possui déficit. Aos poucos vamos  segundo o art 27 da Lei 13.146/15 a Resolução nº 4/2009 em seu art 2º, fazendo sínteses nas conversas com docentes, promovendo a edificação de uma educação especial e inclusiva, que atenda as demandas da Instituição, que é o ensino, pesquisa e extensão.
Picture of Aline da Cruz Ribeiro
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Aline da Cruz Ribeiro - Tuesday, 7 July 2020, 10:03 PM
 

Falar sobre Educação Inclusiva e as práticas realizadas dentro do IFAP é muito gratificante, pois cada Campus tem seu diferencial e experiência, além de sempre ocorrer eventos como seminários inclusivos da qual integramos a inclusão nos diversos cursos. Um relato recente que tive com meu colega de informática foi ofertar um curso de Libras para Informática no Seminário Inclusivo que ocorreu no campus Jari, e o que mais nos chamou atenção é a carência de inclusão nas áreas de tecnologia, pois esta possui uma nomenclatura técnica, e para alunos de informática é importante ter uma base de libras para informática, além de integrar alunos a se comunicarem com colegas surdos e colocar em prática na área técnica, pois são poucos os que estão na área da informática, e proporcionar a inclusão nesse espaço abre oportunidades para todos os indivíduos. 

Picture of Diego Bruno Castro de Jesus
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Diego Bruno Castro de Jesus - Tuesday, 7 July 2020, 11:41 PM
 

Após a leitura do texto Aspectos Legais da Inclusão, notamos que todo trabalho e empenho, que vem ocorrendo nas últimas décadas, para a efetivação de políticas públicas voltadas à promoção de uma educação de qualidade com equidade, são vitórias que vem sendo conquistadas, ainda que o processo seja gradativo, sendo necessário quebras de paradigmas.

A atitude de repensar as políticas institucionais, por parte das instituições Federais de Ensino, ainda que de forma pressionada, como mencionado no referido texto, é aceita, visto que, tem trazido contribuições importantíssimas no aspecto inclusivo em diversas instituições. A criação de equipes multidisciplinares com o intuito de realizar um acompanhamento mais próximo dos alunos, juntamente com envolvimento da família no processo, tem sido um fator de grande importância para a inclusão e o desenvolvimento de nossos discentes.

Portanto, podemos ver que, com o amparo de dispositivos legais, a Educação no Brasil vem sofrendo as adequações necessárias para o aprimoramento da inclusão diária do aluno na escola, bem como, na sociedade.


Picture of Ivanildo dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Ivanildo dos Santos - Wednesday, 8 July 2020, 12:28 PM
 

Olá Pessoal!

Falar dos aspectos legais da inclusão é um pouco difícil para mim, pois a prática é totalmente dicotômica com as orientações normativas, o ambiente onde o docente realiza suas atividades. Ela ultrapassa os muros da escola; promove um conflito com o eu, e se desnuda em suas multiformas. compreender é o desafio para uma boa execução das ordenanças. Minha fala tem com exemplo uma discente PCD, com DA, que dentro da sala de aula não se encontra, há dificuldades de estabelecer a reciprocidade com ela. Mas minha observação segundo o texto, e os videos é Quem é ela? sua familia, sua situação sócio-economica, sua caminhada escolar, suas angústia e ausências? Partindo dessas indagações na primeira oportunidade de realizar uma atividade de extensão, solicitei a Cpoordenação do NAPNE, familia e nosso interprete autorizações para ela participar e falei à ela que teria momento que o protagonismo seria dela, pois a Língua é dela e ninguém melhor para observar se há erros na comunicação. Ela foi, encontramos, Professores, Policiais, Comerciantes, Pastores e Alunos da comunidade.  O Projeto se chamou NAPNE ITINERANTE LIBRAS NA COMUNIDADE, a aluna JS , simplesmente foi a protagonista, todos os aspectos didáticos ensinados ela executou, tempo de explicação dos slides, e no curso podemos observar que sua postura era motivacional, carismática ao corrigir os erros de configurações de mão, pontos de articulação e expressão facial dos cursistas. Resultado 01 uma desistência e convite para que ela pudesse retornar. Em sala alguns docentes adaptaram segundo as orientações que passamos qual o resultado. sucesso na aprendizagem daquele conteúdo. Assim vejo que as normas me refiro a todas legislações devem ser observadas, mas conhecer o seu publico alvo e saber da história e focar não nas dificuldade e sim em como superá-las, com isso veremos que na ação pedagógica seu plano de aula, não vai servir se não for compartilhado, claro que o docente centra o aprendizado no aluno; mas como ele aprende? Portanto o Aspectos legais discorre sobre as normas e suas práticas, e para praticar é preciso uma equipe multifuncional e  engajada na resoluções dos problemas apresentados por discentes.

|Se for questões de acessibilidade ele falará onde está encontrando barreiras e a Instituição deve providenciar a eliminação dessa barreira

Esta é minha compreensão e colaboração.


Picture of Betina Batista
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Betina Batista - Wednesday, 8 July 2020, 6:53 PM
 
Observando o processo de luta e conquista de direitos das pessoas com deficiência desde o pós ditadura até os tempos presentes, fica evidente o esforço e a luta pela legitimação das necessidades concernentes à realidade desta população e a disputa pela garantia destes direitos em todos os âmbitos. O avanço do debate em termos legislativos promove a legitimação através da lei das práticas inclusivas no contexto educacional. Porém, observa-se, em termos de efetivação destas práticas inclusivas para todos, não somente para as pessoas com deficiência, barreiras que dizem respeito à devida conscientização e educação dos educadores para pensar as práticas em educação numa perspectiva humana, política e que possua o verdadeiro compromisso com os direitos humanos, para além de noções de senso comum sobre os estudantes e suas especificidades. Tais práticas inclusivas no âmbito do IFAP, mais especificamente no campus Laranjal do Jari, ainda se encontram e se apresentam de maneira setorizada e pouco alinhada com os demais segmentos que dizem respeito às práticas educacionais num sentido coletivo e de ampla discussão junto dos setores de planejamento e prática pedagógica e educacional. Daí o desafio para a real efetivação de uma cultura inclusiva no cotidiano da sala de aulas, dos atendimentos educacionais e da cultura escolar. Uma cultura que respeite e valorize não só as pessoas com deficiência, mas que o faça diante de todas as especificidades que se apresentam neste contexto. 
Foto Elis
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Elisângela Morais Braulio - Wednesday, 8 July 2020, 6:58 PM
 
 Primeiramente, gostaria de agradecer a professora Rosane Bom e as tutoras deste curso, por disponibilizar materiais de estudos tão enriquecedores para o nosso aprendizado referente a este tema proposto. Ler sobre as histórias e todos os caminhos percorridos ao longo dos tempos para alcançar a inclusão das pessoas com deficiências dentro sociedade, assistir os documentários relatados pelos próprios personagens que estiveram a frente deste movimento ou que de alguma forma fizeram parte daquela geração, é sem sombra de dúvidas muito enriquecedor.

Embora eu mesma sou uma aprendiz no que se refere a Inclusão, tomo a liberdade em dizer que o IFAP tem atuado de forma positiva em suas políticas afirmativas para a inclusão desses alunos em seus diversos níveis de aprendizado, suas ações de inclusão para esses alunos têm acontecidos de forma progressiva e com espaços para melhoras, é claro.

Falando sobre as ações Inclusivas do Ifap, temos os Núcleos de Atendimentos para pessoas com Necessidades Específicas em 5 unidades do IFAP, em 2019 tive a oportunidade de participar na reformulação do regulamento dos Napnes objetivando a inclusão, organização, funcionamento para melhor atendimento desses alunos, temos o Setor de Inclusão e Diversidade que acompanha os Napnes e vem se esforçando na elaboração de novos documentos que beneficie as ações de inclusão no âmbito do Ifap, no qual também tenho o privilégio de participar, como por exemplo: adaptação/adequação curricular e terminalidade específica para os discentes com essas necessidades, além de seminários, palestras, Encontros dos Napnes que ocorrem anualmente, dentre outros.

Uma atividade que gostei muito de participar como aprendiz dos Napnes, foi sobre orientação e socialização de inclusão nas turmas que recebem alunos com Necessidades Especiais, foi interessante ver a interação dos colegas com esses alunos, além de ouvir autistas expressarem seus sentimentos. Neste primeiro semestre de 2020, relatou-se um quantitativo de 60 alunos no Instituto que merecem nosso olhar diferenciado e ainda mais ações de inclusão que proporcione sua permanência e saída exitosa. 


Picture of Anilda Carmen da Silva Jardim
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Anilda Carmen da Silva Jardim - Wednesday, 8 July 2020, 9:12 PM
 

Penso que esses encontros de formação continuada, bem como as experiências relatadas pelos professores e técnicos neste fórum, nos permite refletir sobre nossas práticas e construir novas propostas de ensino com um olhar diferente para esse público da educação especial, visto que essa demanda exige dedicação de todos os profissionais que atuam na instituição e cabe a nós professores e técnicos assumir novas posturas e habilidades para intervir nas diferentes situações que acontecem, considerando que o processo de inclusão envolve mudanças no contexto escolar, na aceitação das diferenças e na valorização do outro, dessa forma, estaremos expressando uma visão positiva das pessoas com necessidades especiais.


Picture of Erica Karine Lourenço Mares
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Erica Karine Lourenço Mares - Wednesday, 8 July 2020, 11:14 PM
 
Sou recém nomeada no instituto, então ainda não possuo experiências no assunto. No entanto, na antiga Escola em que trabalhei tinha um aluno cadeirante e para trabalhar em laboratório foi bastante desafiador. Porém, com algumas adaptações ele desenvolveu toda a atividade e sempre pedia para ir ao laboratório.
Picture of Daniel Santos Barbosa
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Daniel Santos Barbosa - Wednesday, 8 July 2020, 11:17 PM
 

No ano de 2019, em conjunto com alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, desenvolvemos um trabalho intitulado 'Barreiras arquitetônicas e urbanísticas: acessibilidade e inclusão de alunos com, atendidos no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues".  no grupo de pesquisa tínhamos um aluno do Instituto Federal, campus Macapá, o aluno é deficiente físico.

A contribuição do mesmo para a presente pesquisa foi ímpar, já que, o relato e a vivência do mesmo perante tais barreiras, denota a importância de práticas pedagógicas que insiram de forma plena, estes alunos no contexto escolar. Ademais, tal narrativa pode expor que mesmo a Rede Federal de Ensino seguindo a NBR 9050, no espaço público ainda é perceptível encontrar alguns obstáculos que impendem o deslocamento de forma autônoma destes alunos. 

 Enquanto docente, que sou, há mais de 2 décadas, particularmente, foi enriquecedor, parar, analisar e refletir sobre as questões que o referido educando enfrenta no dia a dia, para ter sua autonomia e independência garantidas. 

Foi necessário uma pesquisa externa, para averiguar o caso especificado de um de nossos alunos, se pararmos e analisarmos, quantos deles não travam batalhas diariamente para que o direito individual e social seja exercido em sua plenitude. Sendo assim debater esta temática é um processo contínuo e desafiador, pois faz com que nos tornemos mais empáticos e determinados, a fazer do espaço escolar um lugar em que todos sejam e se sintam incluídos.

Em anexo segue o trabalho 62º IBRACON 

Picture of Darlan de Sousa Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Darlan de Sousa Silva - Wednesday, 8 July 2020, 11:55 PM
 

Muito bom o relato dos colegas. Cada pessoa tem uma vivência impa em sua vida. Quem ainda não se deparou com alguma situação sem saber o que fazer ? Já pensou em se colocar no lugar daquela pessoa que se sente excluído,  por falta de uma estrutura física, um profissional interprete, uma rampa de acesso, enfim...

São diversas situações que percebemos o quanto devemos nos moldar para viver em uma sociedade mais justa e inclusiva.  Atualmente em nosso campus se formou uma aluna que necessitava de atendimento especial. A própria turma e professores encontraram um jeito de adaptar uma mesa e cadeira que ela pudesse utilizar durante as aulas. Uma mulher  guerreira e que nos enchia de orgulho ao ouvir seus depoimentos. Com muita dificuldade conseguiu finalizar com exito seu curso. São histórias como estas que nos fazem procurar conhecer sempre mais sobre o assunto, pois mais cedo ou mais tarde teremos  lidar com alguma situação parecida.

Percebo ainda que existem alunos que são bem tímidos ao expor que sente dificuldade no aprendizado por algum problema particular, na minha opinião, o principal motivo seria o medo dos próprios colegas em fazer algum tipo de "bullying".  

Vivemos grandes conquistas nos últimos décadas, mas não pode parar nisso, precisamos sempre buscar um meio "inclusivo". 


Picture of Cláudio Paes Júnior
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Cláudio Paes Júnior - Thursday, 9 July 2020, 12:02 AM
 

Muito interessante  tópico! sabemos que a inclusão não é tarefa fácil , porém, é importante que haja o esforço de todos para que  saia do papel e de fato venha se consolidar.  Ressalta-se que os aspectos legais que trazem como rol a inclusão, só apontam para a necessidade de uma transformação no sistema educacional. Quando  a inclusão não acontece, só se pode imaginar uma coisa : O sistema é falho!  viver uma escola inclusiva requer mudança no modo de pensar, planejamento  e organização...No instituto Federal do Amapá O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) fazem todo planejamento para a execução de projetos e ações na área.Ao abordar o tema inclusão escolar é necessário e imprescindível repensar o processo de construção do indivíduo como também projeta-lo como ser atuante na sociedade.   

Picture of Adalso Costa da Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Adalso Costa da Silva - Thursday, 9 July 2020, 11:10 AM
 

Bom dia , a disciplina Aspectos Legais da Inclusão tem contribuido a conhecer melhor as politicas públicas voltadas para Educação Inclusiva , pois trabalho com alunos de aspecto autista e tenho aprendido muito com a disciplina sobre Educação inclusiva e politicas públicas educacionais, ao fazer a leitura do material fiz a seguinte reflexão " Incluir é aceitar as diferenças uns dos outros sem haver discriminação e preconceito". 

Picture of Lucilene de Sousa Melo
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lucilene de Sousa Melo - Thursday, 9 July 2020, 12:33 PM
 

No Campus Laranjal do Jari tivemos muitas práticas inclusivas desde aquelas voltadas para a formação do professor quanto do aluno, exemplos dessas práticas são os ENCONTROS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFAP, os CURSOS DE LIBRAS, os ENCONTRO DOS NAPNES e muitas outras ações voltadas para a promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com necessidades educacionais  em nossa instituição.

Picture of Aiannia Marçal Cavalcante
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Aiannia Marçal Cavalcante - Thursday, 9 July 2020, 1:02 PM
 

Sou médica no campus Santana em Macapá no Amapá, já participei de uma avaliação de aluno portador de necessidade especial a fim de contribuir informando a equipe pedagógica se a assistência terapêutica médica que o aluno tinha fora do instituto estava proporcionando a ele condições de se desenvolver da melhor forma. 

Também participei de avaliação médica de uma aluna que ficou temporariamente precisando de atenção especial por conta de um acidente que limitou sua mobilidade e contribui informando a equipe pedagógica as limitações físicas da aluna para que fosse adaptado a ela um plano pedagógico que permitisse a conclusão do ano letivo.

Essa sintonia entre o setor de saúde e o setor pedagógico tem funcionado bem no nosso campus.

Picture of Edileuza Nunes Figueira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Edileuza Nunes Figueira - Thursday, 9 July 2020, 3:47 PM
 

Fico feliz  frente a tantos relatos de experiências exitosas em prol da inclusão. Nós, professores, somos peças fundamentais no desenrolar do processo  inclusivo. Quero destacar aqui, o trabalho do NAPNE que se preocupa com o bem estar dos seus alunos. Há todo um trabalho de acompanhamento e  dedicação. A equipe do NAPNE sempre está a disposição para colaborar com os professores visando a efetivação do processo inclusivo e o desenvolvimento das competências e habilidades do seu alunado.

Picture of Welton de Lima Cordeiro
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Welton de Lima Cordeiro - Thursday, 9 July 2020, 5:12 PM
 

A luta de vários segmentos sociais pela inclusão e igualdade de oportunidade para todos vem sendo árdua ao longo dos anos no Brasil, contudo os gérmens plantados autora estão frutificando hoje, como podemos perceber em um episódio que aconteceu no IFAP em 2018 quando recebemos uma aluna cadeirante no curso superior de administração.

Ciente de seus direitos conquistados a discente fez vale-los. Exigiu que a instituição oferecesse condições para a permanência e aprendizagem exitosa quando requereu junto ao setor cometente equipamentos necessários para assistir as aulas: uma mesa adequada a sua cadeira de rodas, assim como um tablete com aplicativos específicos para acompanhar as aulas, pedidos esses que foram atendidos pela instituição, promovendo e equidade entre os alunos da turma.


Picture of Daniel de Nazaré de Souza Madureira
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Daniel de Nazaré de Souza Madureira - Thursday, 9 July 2020, 7:22 PM
 

A discussão vai muito além dos espaços educacionais, pois tratar de educação inclusiva perpassa também por outros ambientes como familiar, social, etc. O instituto federal do Amapá, diferentemente dos demais campus que já estão no mercado profissional a mais tempo e com acentuada produção neste quesito, demonstra uma preocupação bastante relevante nesta pasta, apesar de estar há pouco mais 10 anos no estado. No Campus Santana, onde atuo, o corpo técnico é bastante colaborativo, desenvolvendo métodos de integralização desse aluno nas atividades propostas pela instituição. Na parte da linguagem, onde venho atuando como professor de língua espanhola, o Núcleo de atendimento as pessoas com necessidades especiais vem colaborando significativamente no ensino de línguas. O processo de ensino aprendizagem exige de forma atuante uma produção de materiais didáticos especializados que incorporem esse aluno às atividades em sala, ou seja, a preocupação é justamente colocar propostas que visem o aprendizado desse aluno de forma exitosa e permanente, assim como colocá-lo como protagonista e inseri-los (acredito que futuramente) em atividades voltadas para as Relações Internacionais e propor ações neste certame. Tudo ainda carece de muitos atributos como participação e investimento pesado nestas disciplinas, assim como, interesse dos poderes públicos. 

Picture of Valneres Rodrigues de Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Valneres Rodrigues de Lima - Thursday, 9 July 2020, 7:29 PM
 
Professora Márcia, gostaria de compartilhar com todos a minha experiência no IFAP . Sou Posso dizer que tive vários alunos com diferentes necessidades, como: dislexia, autismo, cadeirantes, surdo mudo e outros que nem sabemos qual a necessidade, pois muitos dos alunos que necessitam de um atendimento especial ainda não têm laudos médicos, mas que enquanto professores, não podemos negar o atendimento, garantindo uma educação inclusiva, que embora não tenha alcançado ainda todas as necessidades, mas que já consegue atender muitos.   Diante disso,  é notório que a falta de laudo dificulta uma atuação mais específica para atender a necessidade existente, mas foi esses desafios que  me motivaram a buscar o conhecimento para melhor atende-los. Atualmente tenho um aluno que tem  paralisia infantil. Este é o meu desafio atual. Ele tem dificuldade na escrita, limitações na fala, mas tem muita vontade para aprender. Ver o empenho é o que motiva a minha prática e me faz acreditar que a educação é o que transforma o mundo.
Picture of Lidiane Ferreira dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lidiane Ferreira dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 8:06 PM
 

Paulo Freire, um dos pensadores mais importantes para a história da pedagogia mundial. Em seu livro Pedagogia do Oprimido, ele explica que “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Picture of Luana Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Luana Lima - Thursday, 9 July 2020, 9:44 PM
 

Professor, também ministro aula para esse aluno e a vontade de aprender que ele manisfesta em todas as aulas é contagiante. Eles nos motiva enquanto educadores.

Picture of Manoel Raimundo dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Manoel Raimundo dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 7:55 PM
 

 Estou desenvolvendo uma pesquisa que buscam compreender os motivos da evasão escolar do educando com necessidades especiais. Espero que a partir de tal pesquisa seja possível promover boas discussões sobre a educação inclusiva no nosso campi. A pesquisa encontra-se na sua fase inicial, caso algum coleta tenha interesse em desenvolver a pesquisa em rede estou aberto ao diálogo.  Abraços.  

Picture of Lidiane Ferreira dos Santos
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Lidiane Ferreira dos Santos - Thursday, 9 July 2020, 8:00 PM
 

O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta valorização se efetua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.

A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades, buscando cada dia rever nossas práticas e metodologias de ensino.

A diversidade deve ser respeitada e valorizada entre os alunos. Daí a importância do papel da escola em definir atividades e procedimentos de relações, que envolvam todos os alunos, funcionários, corpo docente e gestores, para que possibilite espaços inclusivos, de acessibilidade, para que todos possam fazer parte de um todo, isto é, que as atividades extraclasses nunca deixam de atender os alunos com necessidades especiais, pois cada aluno tem sua especificidade e devem ser respeitados com tal.

Conforme Mader (1997), é necessário construir uma política de igualdade com seriedade e responsabilidade, possibilitando ações significativas e de qualidade na prática de educação inclusiva. Ressalto aqui a grande importância da Educação Inclusiva em todas as áreas e ensino, por algumas instituições que trabalhei, percebi que muitos docentes não sabem ou não entendem o sentindo da INCLUSÃO, trabalhando ainda com a educação tradicional e dificultado o ensino aprendizagem dos alunos, alguns até tentavam melhorar ou fazer de forma diferenciada, mais por falta da busca de informação, qualificação e atualização acabavam por desistir quando se deparavam com alguma situação fora do que eles estavam acostumados, custo acreditar que com tantas ferramentas ainda existem pessoas desinformadas, vivemos num mundo onde a internet é a principal ferramenta de comunicação e disseminação de informações. Que tal usa-la de uma diversificada? Eu posso fazer melhor? Como eu posso contribuir?  Ou um simples pedido de ajuda quando você não souber o que fazer, Pense e reflita. Seguimos trabalhando por um mundo de Inclusão e por um Brasil melhor.


Andreuma
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Andreuma Guedes Ferreira - Thursday, 9 July 2020, 10:18 PM
 

As políticas públicas foram e estão sendo fundamentais para garantias de direitos dos portadores de necessidades especiais, pois há tantos tempos vislumbravam a aquisição desses direitos, e a sociedade como um todo precisa se reinventar para oferecer essas garantias, inclusive de acesso, assim,  nas instituições escolares não seria diferente. Os profissionais da educação, se não através da instituição, por seus próprios meios, precisam agora se capacitar, estudar, compreender, atender e entender essa reivindicação, esse direito, que o portador de necessidades têm e faz jus. É fazendo inclusão que atenderemos ao princípio constitucional da Igualdade de condições de acesso e permanência na escola, além da continuidade dos estudos. Relevante mencionar que não apenas o preparo de materiais, de pessoas e de ambientes, pois, até o processo motivacional tão importante no aprendizado talvez não assegure como esse educando será tratado neste novo ambiente, inclusive através dos seus colegas. Além disso, a formação continuada de professores deve ser discutida e praticada com seriedade, porque, incluir é entendido também como oportunidade aos profissionais da educação e à escola, suportes necessários para a ação pedagógica. O principal suporte, na minha opinião, é a orientação do como agir. No entanto, a responsabilidade recai na escola que precisa dar as condições para efetivar os seus currículos, suas metodologias, suas técnicas para assegurar a permanência e o êxito do aluno especial, e por isso, todos esses avanços precisam ser discutidos porque o que se percebe ainda são muitas instituições sem  recursos de toda ordem desempenhando um papel com condições precárias comprometendo a verdadeira educação de qualidade.

No que tange às práticas inclusivas que participei na Instituição, dentre as mais relevantes, a da preparação da semana pedagógica quando temos instruções e relatos de experiências de casos inerentes através de docentes e coordenadores de cursos; o relevante papel instrucional do NAPNE quando faz um demonstrativo por turmas dos alunos que precisam de maior atenção em razão de suas especificidades; Cursos de Libras que outrora foi oferecido na Instituição, inclusive um dos alunos do IFAP foi um dos ministrantes do curso; Participei como ouvinte do I Seminário de Inclusão no Laranjal do Jari, em 2019;, dentre outros encontros. É percebido também nos projetos de ensino e extensão a inclusão dos alunos especiais com efetividade


Picture of Luana Lima
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Luana Lima - Thursday, 9 July 2020, 10:29 PM
 


Boa noite

No campus Porto Grande temos um aluno do subsequente com deficiência intelectual e o mesmo apresenta dificuldades na comunicação, leitura, escrita, execução de cálculos e memória. Contudo, os docentes em geral conseguiram observar que o aluno apresenta um avanço no aprendizado quando são associados todos os conteúdos com atividades práticas, com recursos de figuras, desenhos e com a própria realidade vivenciada por ele. Esse aluno é muito especial por ser o primeiro discente com deficiência  que eu tive contato  e logo no inicio fiquei bastante preocupada de como desenvolveria as atividades com ele, o NAPNE foi essencial para esse direcionamento. A verdade é que, essas experiências mostram nossas próprias limitações enquanto professores, mas também a confirmação que todo aprendizado é possível desde que usada a técnica/metodologia adequada.  

Picture of Givanilce Socorro Dias da Silva
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Givanilce Socorro Dias da Silva - Friday, 10 July 2020, 11:29 AM
 

É importante debater a respeito das políticas inclusivas, ter conhecimento dos rumos e decisões a se tomar é uma possibilidade de que essas políticas sejam garantidas. Lembro que passamos por uma situação bem complicada com um aluno que chegou no PROEJA, não tínhamos professor de Educação Inclusiva, nem um profissional que orientasse os professores como avaliar, tudo era novo e desafiador, até cada um saber e aplicar um método de ensino aprendizagem para aquele aluno demorava, ficávamos frustrados, mas não desistimos e o aluno conseguiu concluir e ficamos mais tranquilos. Embora soubéssemos que o aprendizado não tinha se esgotado naquele caso.    

Picture of Fabio Luis Diniz de Magalhães
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Fabio Luis Diniz de Magalhães - Wednesday, 12 August 2020, 11:56 AM
 

Temos visto ao longo do nosso itinerário de formação  o quanto é importante que os docentes estejam em constante processo de formação e qualificação, o que denominamos, no campo educacional, de formação continuada, para que tenha melhores condições de enfrentar os desafios  da educação que se apresentam  no cotidiano escolar. No caso deste curso temos discutido, de forma mais específica, a qualificação dos professores para promover o acesso à educação, a inclusão e formação de qualidade aos educandos. Quando cheguei no IFAP, em 2012, pude perceber que a instituição tinha esta preocupação com o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais, tendo as suas ações de inclusão sendo desenvolvidas, principalmente, pelo NAPNE. Pude presenciar como estratégia desse processo de inclusão a oferta do I Curso de LIBRAS voltado para a formação de professores e técnicos administrativos. Ação esta importante, pois considerou, além dos professores, um grupo considerável de técnicos administrativos, que ao passarem por este processo de formação em Língua Brasileira de Sinais passam a ter mais condições de atender e interagir com alunos que são deficientes auditivos. Foi neste curso que tive o primeiro contato com esta Língua.

Picture of Fabio Luis Diniz de Magalhães
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Fabio Luis Diniz de Magalhães - Wednesday, 12 August 2020, 12:17 PM
 
Pude participar da construção com o NAPNE do I Encontro de Educação Inclusiva do IFAP. O evento contou com a participação de técnicos administrativos, professores dos alunos que ja estavam na instituição e de alunos que estavam entrando na instituição (calouros), envolveu entidades que discutiam ações e políticas publicas de inclusão, pessoas com necessidades especiais, representantes do Ministério  da Educação. Este evento é um marco histórico para a instituição e para o NAPNE, pois nele ocorreu a implantação do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Especificas e realizou uma série de palestras sobre o NAPNE, sobre a Inclusão, termos adequados para se referir às  pessoas com necessidades especiais e seus   direitos e suas lutas. A construção de eventos desta natureza é imprescindível, pois vai envolvendo e sensibilizando  toda a comunidade para a tomada de consciência e a necessidade de inclusão das pessoas com necessidades especificas.
Picture of Maria Otavia Battaglin Loureiro
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Maria Otavia Battaglin Loureiro - Wednesday, 26 August 2020, 5:10 PM
 

Muito legal ler esses relatos. O IFAP realmente tem feito muitas investidas voltadas à inclusão em nossa instituição de ensino, seja qual Campus for. Eu entrei em 2016 e logo de cara peguei duas turmas de PROEJA. Além das questões quanto a linguagem e conteúdo programático que a modalidade exigia, dado as especificidades dos alunos EJA, havia também alunos com outras necessidades específicas. Eu que começava minha carreira profissional ali, me vi na urgência de entender e buscar me capacitar mais e melhor para a diversidade em sala de aula. Naquele momento ainda não tínhamos o NAPNE no formato que ele é hoje, mas a existência de profissionais específicos dentro do Campus voltados a atender essas demandas e movimentarem dentro da instituição o debate sobre o tema da Inclusão foram fundamentais para que eu conseguisse executar as atividades com os estudantes os possibilitando ter êxito no desenvolvimento das mesmas. 
Lembro também de situações de baixo desempenho de alguns discentes em que foi solicitado uma avaliação mais completa deles, e ao compreendermos melhor a situação específica vimos como seu desempenho mudou, seja porque simplesmente não enxergava nada mas ao mesmo tempo não tinha comentado com ninguém antes, ou por questões síndromes, questões psicossociais, familiares, entre outras. O trabalho voltado a inclusão fez e segue fazendo diferença na realidade de cada estudante do IFAP.

Agora com a nova configuração dos NAPNEs, vejo um futuro ainda mais promissor nesse sentido. Participei, como alguns colegas aqui mencionaram, do evento de Encontros dos NAPNEs em Santana, e realmente é um debate que deve mesmo ser ampliado, foi muito rico e me abriu os olhos para questões que hoje tenho buscado me capacitar e entender mais, além de compartilhar as informações, orientações e ensinamentos. 

Picture of Aiannia Marçal Cavalcante
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Aiannia Marçal Cavalcante - Sunday, 25 October 2020, 6:47 PM
 

Atuo como médica e recebi uma aluna com quadro de baixa visão de longa data o que vinha dificultando a aprendizagem. Avaliei encaminhei ao oftalmologista e foi realizado procedimento médico intervencionista na aluna possibilitando melhoria significativa na visão. Então penso que essa integração com o setor de saúde é fundamental.

Picture of Alexandre Rufino Cunha
Re: Aspectos Legais da Inclusão 2020 IFAP
by Alexandre Rufino Cunha - Wednesday, 4 November 2020, 6:06 PM
 

No Ifap temos os Napne's que são núcleos de atendimento a pessoas com necessidades especiais, eles fazem um papel muito importante de acolhimento e atendimento a pessoas com necessidades sempre dentro das normais e padrões legais.